quarta-feira, 17 de junho de 2009

África do Sul vence e alivia a torcida

Share |

Por Leonardo Martins

Um novo tropeço, na tarde desta quarta-feira, em Rustemburgo, diante da Nova Zelândia poderia determinar a saída do técnico Joel Santana da África do Sul. Mas a vitória veio por 2 a 0 e deu alivio aos donos da casa.

Pressionada pela torcida e pela imprensa sul-africana, Joel resolveu promover a volta do seu principal jogador, Pienaar, e o resultado deu certo, pois o time ganhou em criatividade e as chances saíram. Aos 9, Fanteni marcou, mas foi anulado. Aos 16, Pienaar fez boa jogada, mas chutou em cima do goleiro. A equipe oceânica, limitada tecnicamente, custava a trocar passes. Aos 20 minutos, Masilela cruzou da esquerda e Parker completou para o gol. Festa da torcida em Rustemburgo e 1 a 0 África.

O gol não desanimou os sul-africanos que buscaram o segundo gol, mas a pontaria dos atacantes estava longe do ideal, para desespero de Joel. Aos 33, Fanteni perdeu boa chance. Os erros continuaram na segunda etapa, até que, em uma repetição da jogada do 1° gol, os africanos chegaram ao segundo, Masilela cruzou para Parker completar para o gol.

Os donos da casa queriam aumentar o saldo, mas não cansaram de perder gols. Mashego, que entrou no lugar do artilheiro do jogo, perdeu duas chances claríssimas para fazer o gol. Mas a vaga de treinador de Joel estava garantida até sábado.

Na última rodada deste grupo, a África do Sul precisa de um empate para se classificar, mas enfrenta os espanhóis. Já o Iraque precisa da vitória sobre a Nova Zelândia e uma derrota da equipe de Joel Santana para se classificar as semifinais. Os dois jogos acontecem no sábado.

Amanhã tem a segunda rodada do Grupo B, as 11h, o Brasil enfrenta os Estados Unidos em Pretória e as 15h30, Egito e Itália se enfrentam em Joanesburgo. Os dois jogos terão cobertura do Esporte é Vida.

Espanha se classifica na Copa das Confederações

Share |

Por Leonardo Martins


Na abertura da segunda rodada da Copa das Confederações, em Bloemfontein, a Campeã Européia, Espanha, enfrentou o Iraque, campeão asiático. Sem dar o show esperado, a Fúria conseguiu uma vitória simples e conseguiu a classificação à semifinal.

A Espanha poupou alguns titulares por conta do cansaço, mas o nível do time não caiu. Porém, a facilidade encontrada no jogo de estréia não se repetiu diante dos iraquianos. O técnico Sérvio Bora Milutinovic armou uma boa marcação que não deixava os espanhóis atacarem. O primeiro lance de perigo só veio aos 24 quando Villa aproveitou cruzamento de Sérgio Ramos, mas chutou longe.

O destaque da etapa, além da defesa do Iraque, foi o goleiro Kassid que apresentou boa segurança. Como na cabeçada de Fernando Torres. Mas o primeiro tempo foi bem fraco. Carzola arriscou de longe e assustou o goleiro iraquiano.

A Fúria Espanhola voltou afim de marcar o gol e contou com duas bobeadas da defesa iraquiana para isto. Na primeira, Villa cabeceou para fora, mas na segunda, o camisa 7 não perdoou. Aos 9, Capdevilla cruzou e o jogador pretendido pelo Real Madrid abriu o placar de cabeça. 1 a 0 Espanha.

Após o gol, os espanhóis construíram boas chances para ampliar o marcador. Xabi Alonso parou no goleiro Kassid em chute de longe e depois, chutou longe. As jogadas espanholas saíram como na de Mata que parou, também, no goleiro iraquiano. Nos últimos minutos, os iraquianos tentaram o gol de empate, mas esbarraram na superioridade espanhola. O jogo terminou 1 a 0 mesmo para a Espanha e a vaga garantida as semifinais da Copa das Confederações.

A Copa das Confederações continua com o jogo entre África do Sul e Nova Zelândia, daqui a pouco, e terá cobertura do Esporte é Vida.