domingo, 30 de maio de 2010

Ceará vence e assume a vice-liderança

Share |
Por Leonardo Martins

Com bom público no Castelão, o Ceará recebeu o Cruzeiro pela 5ª rodada do Brasileirão. Em um jogo fraco tecnicamente, o Vovô venceu a Raposa por 1 a 0 e assumiu a segunda colocação no Campeonato Brasileiro.

O jogo começou sonolento, com as duas equipes se respeitando muito. O Cruzeiro com a mesma desorganização apresentada no jogo contra o Botafogo, não conseguia tocar a bola e muito menos finalizar e o Ceará, também atacava pouco.

Somente aos 38 que tivemos uma boa chance de gol, Ernandes chutou e Fábio, mais uma vez, salvou o time azul. Mas na chance seguinte, o alvinegro fez o gol. Aos 39, Misael fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Lopes, ex-Cruzeiro e Palmeiras, concluir para o gol. E foi só isso.

Como sempre, Adilson Batista fez alterações no intervalo, mas, ao contrário de outros jogos, não surtiram o efeito, o treinador tirou Roger e Fabinho para colocar Pedro Ken e Elicarlos. Aos 10 minutos, Leonardo Silva cabeceou com perigo, mas os mesmos defeitos dos últimos jogos apareciam.

Aos 20, a melhor chance do jogo para a Raposa, Thiago Ribeiro entrou em velocidade e chutou, a bola bateu na trave e foi para longe. Mas foi só isso que o Cruzeiro conseguiu criar, já do lado cearense, também, escassez de chances.

Última alteração de Adilson, sacou Marquinhos Paraná para colocar Wellington Paulista, mas o atacante ficou pouco em campo, já que minutos depois ele reclamou veementemente de uma falta e foi expulso. Depois, foi o Ceará ficar tocando a bola para sacramentar a vitória e a vice-liderança.

Na próxima rodada, o Ceará pega o Avaí em Fortaleza e o Cruzeiro recebe o Santos no Mineirão.

Curtinha

- O Goiás saiu da lanterna ao vencer o rival Atlético no clássico goiano por 3 a 1, de virada, e ainda empurrou o dragão para a lanterna. Elias, de pênalti, abriu o placar para o rubro-negro, mas Romerito, por duas vezes, virou o jogo para os verdes de Goiás.

Flu quebra invencibilidade do Atlético no Mineirão e se firma no G-4

Share |

Por Gabriel Seixas

- A ‘Era Muricy’ começa a render frutos ao Fluminense. O tricolor tinha a difícil missão de parar o Atlético-MG no Mineirão, que até então estava invicto em casa. Com um gol sofrido logo nos dois primeiros minutos, a missão parecia ainda mais difícil, contudo o Flu reagiu bem ao revés: daí em diante, simplesmente mandou o jogo, e venceu com autoridade por 3 a 1.

- O jogo também marcava o duelo dos técnicos Wanderley Luxemburgo e Muricy Ramalho, considerados os dois melhores em atividade do Brasil. Luxa escalou o Atlético no 4-4-2, e os mineiros envolviam com facilidade os cariocas no início do jogo. Em ritmo acelerado, o Atlético demorou dois minutos para abrir o placar. Coelho tabelou com Ricardinho pela direita, cruzou rasteiro, e Muriqui, sem goleiro, completou pras redes.

- Na base das tabelas, principalmente entre a dupla de ataque (Muriqui e Tardelli), o Galo chegava fácil na área do Flu, e parecia que não teria dificuldades em ratificar a vitória sobre o adversário. Foi aí que o Fluminense acordou pro jogo, mas pode-se dizer que o Atlético desistiu de jogar também. Fred, completando cruzamento de Carlinhos (que teve ótima atuação), quase marcou de cabeça.

- E era justamente na bola aérea que o Flu levava mais perigo, porém o time esbarrava na bem postada defesa atleticana. Fred, mais uma vez de cabeça, teve boa oportunidade, mas novamente desperdiçou. À medida que o tempo de jogo passava, as chegadas do Atlético ao ataque eram cada vez mais raras. A única notável foi um chute de fora da área de Júnior, que Rafael defendeu em dois tempos.

- Ambas as equipes voltaram com alterações, e sem dúvida, elas foram determinantes para a mudança do panorama do jogo. Luxemburgo substituiu Júnior por Diego Macedo, e o Galo perdeu muito no combate defensivo. Muricy respondeu com a entrada de Alan no lugar de Rodriguinho, substituição determinante para a melhoria do Flu na criação de jogadas.

- Depois de muito pressionar, o Fluminense empatou o jogo aos 16 minutos. Marquinho bateu escanteio da esquerda, e o zagueiro Gum subiu mais que os adversários para testar pras redes. Com justiça, o Flu tratou de virar o jogo dois minutos depois. Alan recebeu de Fred, e dentro da área, sem ângulo, finalizou. Marcelo tinha totais condições de defender, porém espalmou a bola pro próprio gol. Frangaço e virada dos cariocas.

- Se o goleiro do Atlético não era confiável, o do Flu, Rafael, não deixava pra menos. O problema é que o Galo simplesmente não criava nenhuma jogada efetiva de gol. Eram do Fluminense as melhores oportunidades de marcar, como aos 22 minutos, na qual Fred recebeu cruzamento da esquerda e bateu de primeira, com a perna esquerda, obrigando Marcelo a fazer grande defesa.

- A pressão continuou, e Dario Conca, aos 35 minutos, arriscou chute de longe. A bola entraria no ângulo, se não fosse a mão salvadora de Marcelo, que espalmou pra cima. Na última grande oportunidade do Atlético empatar, Leandro cruzou da esquerda, e Diego Tardelli, de cara pro gol, completou pra fora. Ele foi atrapalhado pelo desvio de Leandro Euzébio antes que a bola chegasse aos seus pés, desestabilizando sua posição pro chute.

- O fato é que o jogo era mesmo do Fluminense. Já nos acréscimos, Fred tabelou com Alan, e cara a cara com Marcelo, chutou forte pro gol, fechando o caixão dos mineiros. 3 a 1 saiu até barato para o que foi o jogo: dois minutos do Atlético, e 88 do Fluminense.

Curtinhas:

- No Beira-Rio, o Internacional goleou o Atlético-PR por 4 a 1. O colorado parece não ter sentido (pelo menos de imediato) o efeito da demissão do técnico Jorge Fossati, e marcou com Walter, Sorondo, Andrezinho e Alecsandro. O zagueiro Manoel descontou para o Furacão.

- Guarani e São Paulo não passaram de um 0 a 0 em Campinas. O Bugre surpreendentemente se mantém fora da zona de rebaixamento, e o tricolor, que jogou desfalcado hoje, é um dos seis times que somam oito pontos, em 8º lugar.

Corinthians vence o clássico e segue na frente

Share |

Por Leonardo Martins


O Pacaembu recebeu grande público para o confronto dos dois primeiros colocados, antes da rodada, no Campeonato Brasileiro, o clássico alvinegro entre Corinthians e Santos. Em um jogo bom, o Timão conseguiu parar os Meninos da Vila e venceu por 4 a 2, consolidando a liderança do Brasileirão.

O Corinthians entrou para o jogo com Bruno César e Danilo na armação e Jucilei na lateral direito. E as modificações logo surtiram o efeito esperado. Logo no primeiro minuto, Bruno César chutou e Felipe deu rebote que foi bem aproveitado por Jorge Henrique. 1 a 0 Corinthians.

O Santos logo reagiu, Marquinhos arriscou de longe e obrigou ao 1 corintiano fazer ótima defesa. Aos 14, bela jogada de Roberto Carlos e cruzou para o baixinho Jorge Henrique cabecear no travessão. O jogo permanecia em banho maria até os 27, quando Marquinhos fez o gol, mas foi bem anulado pelo juiz ao marcar impedimento do meia santista.

Logo depois, Arouca tocou de cabeça para André concluir e felipe defender, no rebote, Neymar tentou encobrir, mas Chicão salvou de cabeça. Mas o melhor do jogo viria na segunda etapa.

Com o seu ímpeto ofensivo, característico na temporada, o Santos começou em cima em busca do empate e conseguiu logo aos 7. Marquinhos deu ótimo passe para André chutar com perfeição no canto de Felipe. Mas no minuto seguinte, o alvinegro da capital passou a frente no placar. Danilo cruzou e Bruno César dominou no peito e mandou a bomba. 2 a 1.

Com o Peixe buscando o empate, o Timão foi para utilizar os contra-ataques e teve campo para isso. Substituição no Santos, Neymar, sumido no jogo, deu lugar a Madson e se irritou com o técnico Dorival Júnior. Aos 21, Ralf fez bela jogada e invadiu a área para finalizar com perfeição. 3 a 1.

O Corinthians fez substituição para tentar fechar o time, Paulinho entrou no lugar de Bruno César aplaudidíssimo, mas Paulinho foi para o ataque e cabeceou para fora. Mas o volante aproveitou outra chance para fazer o quarto gol. Aos 39, rápido contra-ataque e Roberto Carlos cruzou com perfeição para o volante cabecear com perfeição. 4 a 1. Deu ainda para o Peixe fazer o segundo gol, aos 42, Ganso, outro sumido no jogo, cruzou para Marcel cabecear e vencer Felipe.

Final de jogo e festa corintiana pela liderança isolada do Brasileirão. Na próxima rodada, o Corinthians recebe o Internacional, também no Pacaembu e o Santos tem confronto direto contra o Cruzeiro no Mineirão.

Série B – 5ª Rodada

Share |

Por Leonardo Martins


A Série B chegou a quinta rodada neste fim de semana, como sempre, muita emoção e gols rolaram nos 10 jogos da rodada pelos campos do Brasil. E, é claro, o Esporte é Vida traz um resumo desta rodada.

O líder, agora de forma isolada, é o Bahia, que, com o Estádio de Pituaçu lotado, venceu o Clássico Nordestino contra o Sport por 2 a 0 e afundou o rubro-negro na crise. Em segundo, vem o Paraná que derrotou o Vila Nova, em casa, por 1 a 0. O terceiro colocado é o América-MG, o Coelho goleou o Ipatinga no confronto mineiro por 4 a 0 e conseguiu a terceira vitória seguida na competição. Completando o G-4 está o Guaratinguetá, a equipe paulista venceu o Santo André por 3 a 1 e vem surpreendendo nesta Série B.

Em 5º vem o Náutico, que decepcionou a torcida ao apenas empatar com o América-RN por 2 a 2, após ter aberto dois gols de vantagem. Seguindo o Náutico de perto está a Portuguesa, a Lusa venceu o Bragantino em casa por 2 a 0. O Azulão, voltando a jogar no Anacleto Campanella, venceu a Ponte Preta por 3 a 1 e encostou no G-4. O Brasiliense vem em 8° ao apenas empatar com o Figueirense em um gol.

O Icasa venceu o lanterninha Duque de Caxias por 3 a 1 em Juazeiro e subiu na classificação. O único visitante a vencer na rodada foi o Coritiba, que venceu o ASA em Alagoas por 2 a 1 de virada.

Classificação

1° Bahia – 13pts
2° Paraná – 12pts
3° América-MG – 11pts (7SG)
4° Guaratinguetá – 11pts (5SG)
5° Náutico – 11pts (4SG)
6° Portuguesa – 10pts
7° São Caetano – 8pts (2SG 9GM)
8° Brasiliense – 8pts (2SG 7GM)
9° Coritiba – 8pts (0SG)
10° ASA – 7pts (2SG)
11° Icasa – 7pts (1SG)
12° Figueirense – 7pts (0SG)
13° Ponte Preta – 6pts (-1SG 5GM)
14° Bragantino – 6pts (-1SG 4GM)
15° Santo André – 4pts
16° Vila Nova – 3pts (1V)
17° América-RN – 3pts (0V)
18° Sport – 1pt
19° Ipatinga – 0pt (-10SG)
20° Duque de Caxias – 0pt (-11SG)