terça-feira, 28 de abril de 2009

Chelsea segura empate precioso em Barcelona

Share |

Por Leonardo Martins

Na tarde desta terça-feira, em Barcelona, a equipe da casa recebeu o Chelsea da Inglaterra, abrindo a fase semifinal da Liga dos Campeões da Europa. Os azuis de Londres conseguiram segurar o poderoso ataque catalão e empataram por 0 a 0, decidindo a vaga a finalissima em casa.


O primeiro tempo foi de pressão total do Barcelona, mas o Chelsea foi quem teve a melhor chance de gol, com Drogba. Em 45 minutos, o time da casa deu dez chutes contra o goleiro Cech, contra apenas dois dos ingleses.

O Barça foi para cima e logo no primeiro minuto Eto’o já levou perigo, mas o árbitro marcou impedimento. Aos três, Lampard arriscou e assustou Valdés, no único lance de ataque do Chelsea até os 38 minutos.

Messi e Iniesta comandavam as ações no ataque, procurando Henry e Eto’o na área. Pela direita, o argentino era alvo constante das faltas dos Blues, gerando até um cartão amarelo para Alex. Henry, pela esquerda, assustava Cech, mas não conseguiu superar o goleiro tcheco.

Apesar da pressão espanhola, o Chelsea foi quem mais chegou perto de abrir o placar. Aos 38, Rafa Márquez tentou recuar para Valdés, mas pegou fraco e deixou a bola nos pés de Drogba. O africano invadiu a área e chutou, para a defesa do espanhol. No rebote, o atacante tentou driblar o goleiro, mas Valdés levou a melhor, dentro da pequena área.

Drogba perdeu a chance de atingir o recorde de marcar em seis partidas seguidas da Liga dos Campeões. O jogador balançou a rede nos últimos cinco jogos do Chelsea no torneio, igualando a marca de Makaay, Van Nistelrooy e Gerrard.

No segundo tempo, a torcida do Barça levou alguns sustos. Com três minutos, Henry bateu a cabeça em dividida com Alex e ficou atordoado, mas seguiu em campo. Um minuto depois, Rafa Márquez caiu sozinho, com dores no joelho, e teve de ser substituído por Puyol. Logo em seguida, foi a vez de Daniel Alves levar uma entrada de Drogba e cair no gramado, mas não precisou deixar o jogo.

Apesar dos problemas, o Barça continuou na pressão. Aos 22, Daniel Alves cobrou falta com perigo, rente ao travessão. Mas a melhor jogada foi aos 24: Eto’o arrancou pela direita marcado por Alex, deu o corte e deixou o zagueiro no chão dentro da área, chutou, mas Cech salvou o Chelsea mais uma vez.


Aos 45, chance de ouro: após cruzamento de Daniel Alves, Bojan, que entrara no lugar de Henry, cabeceou para fora, muito perto do gol. Dois minutos depois, foi a vez de Hleb perder, pela direita, cara a cara com Cech, que pegou. Para alívio de Guus Hiddink.

O Barcelona se classifica mesmo com o empate com gols na partida de volta, na próxima quarta-feira, em Londres. Aos blues restam a vitória por qualquer placar. Amanhã acontece a outra semifinal entre os ingleses Manchester United e Arsenal, também com cobertura do Esporte é Vida.