quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Liga Europa – Jogos de volta dos 16-avos

Share |

Por Gabriel Seixas

A fase 16-avos da Liga Europa foi encerrada neste meio de semana, definindo todos os confrontos das oitavas-de-final, pois o sorteio dos cruzamentos já havia sido realizado. À medida que anunciarmos os resultados, você vai conhecendo os jogos das oitavas-de-final, que serão disputados nos dias 10 e 17 de Março.

A rodada começou na terça-feira em jogo isolado, com a goleada do Benfica sobre o Hertha Berlim por 4 a 0, resultado que classificou os Encarnados. O grande artilheiro do time na temporada, o paraguaio Cardozo, foi o destaque marcando dois gols. Agora o Benfica terá pela frente o Marseille, que repetiu o placar do 1º jogo contra o Kobenhavn, vencendo novamente por 3 a 1, desta vez na França. Bakary Koné fez dois gols, e foi o destaque do time misto que foi a campo.

Outro português que se classificou foi o Sporting, que bateu o Everton por 3 a 0, depois de perder por 2 a 1 em Liverpool. Miguel Veloso, Pedro Mendes e Matias Fernández marcaram os gols dos Leões, que não vivem boa fase (ou não viviam), ao contrário dos Toffees. O adversário do Sporting nas oitavas será outro time em crise, o Atlético de Madrid. No último minuto, os colchoneros venceram o Galatasaray por 2 a 1, com gol de Forlán. Antes disso, Simão havia marcado para o Atlético, e Keita empatado para os turcos, resultado que levaria o jogo pra prorrogação.

A grande surpresa do dia ficou por conta do Panathinaikos, que repetiu o confronto do 1º jogo com uma surpreendente vitória sobre a Roma, fora de casa, por 3 a 2. Cissé e Ninis comandaram a vitória grega: o primeiro marcou dois gols e chegou a incrível marca de 22 gols nos últimos 25 jogos. O segundo fez um gol e participou diretamente dos outros dois. O adversário do Panatha será o Standard Liège, que segurou o Salzburg num empate sem gols. Como os belgas haviam vencido o primeiro jogo por 3 a 2, se garantiram nas oitavas. Esse, sem dúvida, será o confronto mais “alternativo” da fase.

O país que numericamente está melhor representado é a Alemanha, com 3 times. Um deles é o Hamburgo, que perdeu por 3 a 2 para o PSV, mas venceu o jogo de ida em casa por 1 a 0 e se classificou pelos gols marcados fora de casa. O HSV enfrentará o Anderlecht nas oitavas. Os belgas simplesmente despacharam o Athletic Bilbao com uma goleada por 4 a 0, depois de um empate em 1 a 1 no jogo de ida.

Outro alemão que estará nas oitavas é o Wolfsburg, que goleou o Villarreal por 4 a 1. Grafite marcou um gol para os Lobos, assim como Dzeko, Gentner e Angel (contra). O adversário será o Rubin, que venceu o Hapoel Tel-Aviv no jogo de ida por 3 a 0, e nesta quinta, só sustentou um empate em 0 a 0.

A sequência alemã termina com o Werder Bremen, que também venceu por 4 a 1. A vítima foi o Twente, da Holanda, que sofreu nos pés de Pizarro. O artilheiro do Werder marcou três gols, e chegou a marca de oito tentos marcados só na Liga Europa em seis jogos que disputou. O Werder fará um dos confrontos mais interessantes das oitavas, contra o Valencia, que sofreu pra vencer o Brugge. Como havia perdido a partida de ida por 1 a 0, os valencianistas só conseguiram igualar o placar geral no tempo normal, com gol de Mata. Na prorrogação, Pablo Hernández fez dois gols e fechou a vitória do Valencia em 3 a 0.

No confronto de times que já venceram a Champions League, Juventus e Ajax não passaram de um insosso 0 a 0 em Turim. Como a Juve venceu o jogo da ida por 2 a 1, passou às oitavas e agora enfrenta o Fulham, que eliminou nada mais, nada menos que o atual campeão Shakhtar Donetsk. Os ingleses venceram o jogo da ida por 2 a 1, e na Ucrânia, hoje, empataram em 1 a 1. Hangeland marcou pro Fulham, e o brasileiro Jádson empatou para o Shakhtar.

Pra encerrar, o Liverpool não teve dificuldades para derrotar o Unirea, da Romênia por 3 a 1, ao contrário do jogo de ida, onde venceu em casa pelo placar mínimo. Mascherano marcou seu 2º gol em 122 jogos com a camisa dos Reds. Completaram o placar o atacante Babel e o craque Gerrard. O Liverpool enfrenta o Lille, que nos minutos finais, eliminou o Fenerbahçe. Os turcos venciam por 1 a 0 com gol de Emre, resultado que os classificaria pelo gol marcado fora no jogo da ida, na derrota por 2 a 1. Mas aí, no último minuto, apareceu o zagueiro Rami, da seleção francesa, para empatar o jogo e classificar o Lille.

Timão vence no Sufoco

Share |

Por Leonardo Martins


Enfim chegou o dia tão aguardado pelos corintianos, depois de um longo jejum, o time voltou a jogar aquela que para muitos, é o desejo de todo corintiano, a Taça Libertadores. Nada como uma estreia a lá Corinthians, com muito suor e raça, para iniciar a caminhada. A vitória por 2 a 1 diante do Racing do Uruguai conteve todos esses ingredientes.

Vitória que começou com um susto, logo no 1° minuto de jogo, gol dos uruguaios. Brasesco cobrou falta para a área e a bola sobrou para Cauteruccio bater na saída de Felipe, Fiel calada.

Com o gol uruguaio, o Corinthians foi para a virada, mas encontrou uma defesa forte e quase intransponível pela frente. Roberto Carlos tentou empatar em cobrança de falta, aos seis. Aos 10, Ronaldo começou a jogada, Tcheco tocou de letra para a entrada de Elias, que tocou na saída de Contreras, empatando o jogo, alivio da Fiel torcida.

O que parecia ser fácil virou difícil. Pois o Racing não deixava o bom toque de bola corintiano fluir. Ronaldo era bem marcado, os laterais não arriscavam subidas, restava a Tcheco e Elias organizar e concluir as jogadas.

Mas só foi a zaga uruguaia dar mole com o Fenômeno que o alvinegro chegou a quase concretizar a virada ainda no primeiro tempo. Aos 45, o atacante desceu livre e chutou, o goleiro uruguaio voou e salvou a equipe.

No segundo tempo, Mano surpreendeu ao colocar Souza no lugar do sumido Defederico. Era a 1ª vez em quase dois anos que o atacante jogara ao lado de Ronaldo numa mesma partida. O careca da camisa 19 entrou para cobrir o lado direito do ataque e realizou boas jogadas. Mas a noite era de Elias, que aos quatro, entrou livre e quase marcou, sendo parado por Contreras.

As coisas para os brasileiros foram facilitadas quando Flores foi expulso ao cometer falta violenta em Elias. Ronaldo teve uma chance de cabeça após cruzamento de Tcheco.

A virada era questão de tempo e ela veio em uma jogada semelhante a do primeiro gol. Aos 25, Ronaldo começou a jogada, Souza deu ótimo passe para o camisa 7 completar para o gol. 2 a 1 e explosão no Pacaembu.

Com a virada, a equipe de Parque São Jorge se acalmou em campo e passou a tocar a bola com tranqüilidade, Ronaldo quase fez o terceiro, mas Contreras salvou com os pés. A vitória veio com alivio no Pacaembu.

O Corinthians já lidera o grupo 1 com 3 pontos e na próxima rodada, enfrenta o Independiente Medellín na Colômbia.

Outros jogos de ontem

Grupo 2
Monterrey-MEX 2x1 Nacional-PAR

Grupo 3
Juan Aurich-PER 2x0 Bolívar-BOL

Cruzeiro goleia no Mineirão

Share |

Por Leonardo Martins


O Cruzeiro foi mais uma equipe brasileira a entrar em campo pela Libertadores na noite de ontem. O time azul tinha um compromisso importante contra o Colo-Colo no Mineirão e soube passar bem sobre ele e com uma goleada por 4 a 1, que fez com que a equipe pulasse para a segunda colocação no grupo 7.

Com a derrota na 1ª rodada, o jogo de ontem era decisivo na caminhada do time rumo a classificação. O mais recente integrante do time, Roger, iniciou a partida como titular pela 1ª vez.

O jogo começou e o Cruzeiro foi para o ataque e encontrou uma equipe chilena bem postada em campo. Mesmo assim, as chances apareceram, aos cinco minutos, Leonardo Silva tentou em um voleio que passou por cima. Dois minutos depois, o gol apareceu. Henrique achou Thiago Ribeiro na área e o aniversariante da noite chutou no canto de Prieto, festa da torcida azul.

Com o gol, a Raposa diminuiu o ritmo, mas Thiago Ribeiro queria fazer outro. Aos 19, ele driblou o zagueiro chileno e chutou para a excelente defesa de Prieto. Minutos antes, o Colo-Colo apareceu com perigo nas costas do lateral Jonathan, mas os atacantes finalizaram mal as chances. Aos 25, ´Paredes, sempre pela esquerda, tentou encobrir Fábio, mas o goleiro teve tranqüilidade para defender.

De tanto insistir pelo lado esquerdo, os chilenos chegaram ao empate. Aos 37, Miralles ganhou na vontade de Jonathan e cruzou para Paredes que, desta vez, não perdoou e fez o gol de empate.

Com o susto do empate, o time brasileiro voltou ao ataque e teve um pênalti claro não marcado em cima de Roger. Kleber exigiu outra defesa fantástica de Prieto, aos 38, e Thiago Ribeiro teve outra ótima chance de ampliar. Ele recebeu de Diego Renan e invadiu a área, mas chutou por cima. Final de primeiro tempo apreensivo no Mineirão.

A Raposa voltou para a segunda etapa disposta a mudar o panorama do jogo e conseguiu impor o futebol que é a sua marca registrada. Aos nove minutos, Roger saiu para a entrada de Wellington Paulista. Mas quem quase virou foi o Colo-Colo, Paredes exigiu boa defesa de Fábio, porém, este lance foi o último suspiro dos chilenos no jogo.

Porque, aos 12, a goleada azul começaria a se desenhar. O zagueiro Olatte foi expulso após levar o segundo amarelo. Logo em seguida, pênalti para os brasileiros. Leonardo Silva foi agarrado por Paulo Magalhães. Na cobrança,. Kleber bateu mal, o goleiro Prieto chegou a tocar na bola, mas ela entrou e os azuis estavam, novamente, na frente do placar. 2 a 1.

Aos 22, foi a vez de Cereceda ser expulso após falta em Jonathan. Na cobrança da falta, o lateral cruzou a bola para área e, após bate-rebate na área, Pedro Ken chutou para o gol, fazendo o terceiro do Cruzeiro.

Com 2 a mais, tanto no número de gols quanto no de jogadores, coube ao Cruzeiro atacar e aos chilenos se fecharem para não tomar mais gols. O Colo-Colo fez o papel direito, pois as chances quase acabaram. Os azuis giravam a bola em frente a área, mas não conseguiam infiltrar. A exceção foi quando Millar derrubou Kleber na área e o juiz marcou, novamente, o pênalti. Na cobrança, desta vez, o Gladiador bateu bem e fechou o placar. Ainda teve a chance que Wellington Paulista errou, mas a goleada veio em boa hora.

O Cruzeiro passa a dividir a segunda colocação do grupo 7 com a própria equipe chilena, que leva desvantagem no saldo de gols. Os azuis voltam a jogar pela Libertadores no dia 11 quando enfrenta o Deportivo Itália na Venezuela e o Colo-colo recebe o líder da chave, Vélez, em Santago no dia 16.

Flamengo estreia com vitória na Libertadores

Share |

Por Gabriel Seixas

O início da partida dava a ideia de que a estreia flamenguista na Libertadores poderia não ser das melhores. Porém, no desenrolar do jogo, o Flamengo foi se sobressaindo, e no fim das contas, conseguiu uma vitória até mesmo tranquila sofre a frágil Universidad Católica, do Chile, por 2 a 0. O dono do jogo foi Leo Moura, que teve uma atuação digna do que sempre se espera do lateral rubro-negro (ou seja, com ótima participação defensiva e principalmente ofensiva): um gol e uma assistência para Adriano, que fechou o placar. Foi o primeiro jogo na temporada que o Mengo não sofreu gols.

Até um dia antes do início da partida, a maior novidade na escalação do Flamengo era a entrada de Fabrício na zaga, no lugar de Ronaldo Angelim. Porém, na véspera do confronto contra os chilenos, Andrade ganhou um problemão: Bruno sentiu dores e não teve condições de atuar. Marcelo Lomba foi acionado, para fazer sua quarta partida como profissional do Fla. O adversário, a Universidad Católica, já não vivia um bom momento antes mesmo do início do jogo: a modesta campanha do time no Campeonato Chileno, que está em 11º, abala não só a confiança da torcida, como o próprio elenco. Alguns jogadores se mostram insatisfeitos com as atitudes do técnico Marco Figueroa, tumultuando o ambiente da equipe.

O que tinha tudo para ser uma partida tranquila, por pouco não se transformou em pesadelo. Isso porque, logo aos dois minutos do primeiro tempo, Willians deixou o Flamengo com um a menos em campo. O volante acertou uma cotovelada desnecessária em Martínez e acabou indo para o chuveiro (muito) mais cedo.

Mas nem a expulsão foi capaz de brecar o ritmo do Flamengo, que abriu o placar aos 10 minutos. Na presença de Zico nas tribunas do Maracanã, Léo Moura cobrou uma falta digna daquelas memoráveis do Galinho: por cima da barreira, no ângulo. Os torcedores que compareceram ao Maraca (abaixo da expectativa, por sinal) foram ao delírio.

A Universidad Católica passou a chegar com mais frequência ao ataque, e teve algumas chances. A primeira foi aos 21 minutos, quando a zaga do Flamengo cortou um cruzamento e a bola ficou com Silva, que da entrada da área, bateu rasante perto do gol de Marcelo Lomba.

Mas a melhor delas foi aos 35, quando Fuentes aproveitou cobrança de escanteio da esquerda e cabeceou com muito perigo, pra fora. Mas cinco minutos depois, os chilenos sofreram um golpe determinante para a quebra do ritmo: Damián Diaz cobrou falta com violência no travessão de Lomba. No rebote, Mirosevic tentou um chute de primeira, mas a bola saiu por cima. E quando Mirosevic resolveu “pousar” no gramado, acabou pisando em Toró. O paraguaio Carlos Amarilla não hesitou e expulsou o jogador, deixando os dois times com dez em campo. Há quem acredite que tanto essa expulsão, quanto a de Willians, foram desnecessárias.

As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem alterações, mas o Flamengo era mais incisivo. Aos quatro minutos, Léo Moura avançou pela direita e rolou pro meio para Vinicius Pacheco, que de primeira, bateu pra fora. Cinco minutos depois foi a vez de Fabrício arriscar em cobrança de falta. O zagueiro bateu muito forte, mas o goleiro Garcez não teve maiores trabalhos pra defender.

Gol mesmo, só aos 14 minutos. E que gol. A jogada começou com uma roubada de bola de Léo Moura ainda no campo de defesa. Ele avançou até o meio de campo, e quando passou da linha do círculo central, deu um lançamento em profundidade com categoria para Adriano. O Imperador, na saída do goleiro, só deu um “totozinho” para marcar o segundo do Fla.

Seis minutos depois, o Flamengo poderia ter ampliado o placar. Kleberson lançou Vagner Love, que dentro da área, fintou três marcadores, mas bateu muito mal, por cima do gol. Desmotivada, a Universidad Católica só resolveu chegar aos 31 minutos, quando Vranjican cruzou para Valenzuela, que pegou de primeira, sem deixar a bola cair no chão. Marcelo Lomba fez grande defesa, mandando pra escanteio.

Mas o Flamengo seguia melhor, e aos 37 minutos, conseguiu um pênalti. Vagner Love foi puxado na área quando se preparava para bater pro gol, e auxiliado pelo bandeirinha, Carlos Amarilla marcou a infração. Adriano, o cobrador oficial de penais do Fla, deixou Love executar a cobrança. Mas o artilheiro do amor, à lá Baggio, isolou a bola.

Aos 44 minutos, a última oportunidade do terceiro gol rubro-negro. Já com Petkovic em campo, a oportunidade foi com Kleberson, que puxou pro meio e bateu pro gol, da entrada da área, mas não acertou o alvo. Vitória justa, que poderia tranquilamente ser por uma maior diferença de gols. O fato é que o rubro-negro venceu na estreia e agora lidera o Grupo 8, ao lado da Universidad de Chile, mas com vantagem no saldo de gols.

Dia 10 de Março, o Flamengo joga pela segunda rodada da Libertadores contra o Caracas, na Venezuela. Antes disso, já neste fim de semana, o Fla estreia na Taça Rio, contra o Macaé. Se quiser manter vivo o sonho do tetracampeonato carioca, precisa vencer este 2º turno do Cariocão.