segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Tênis domina o “Oscar” do esporte

Share |

Por Leonardo Martins

Foram anunciados, em derimônia realizada nesta segunda-feira, em São Petersburgo, na Rússia, os ganhadores do Premio Laureus, considerado o Oscar do Esporte mundial. O Laureus premia aqueles esportistas que se destacaram no ano. No premio principal, tanto no feminino quanto no masculino, tenistas ganharam. Justin Henin e Roger Federer, respectivamente.

O Suíço Roger Federer ganhou 3 dos 4 Grand Slam em 2007 e dominou o circuito do tênis. Federer é o 1º do mundo no tênis desde 2004. Ele superou como melhor atleta masculino, grandes nomes do esporte. Como o melhor jogador de futebol de 2007, Kaká, o campeão da Fórmula 1, Kimi Raikkonen e o nadador super-campeão, Michael Phelps.

A belga Justin Henin, assim como Federer, é a número 1 do mundo, ganhadora de 2 grand slam. Ela ganhou o premio de melhor atleta feminino de grandes concorrentes, a Musa russa Yelena Isnibaieva do salto em altura e a melhor jogadora de futebol do planeta, Marta.

A revelação do ano foi para o piloto britânico, Lewis Hamilton. Hamilton, que em sua temporada de estréia na Fórmula 1 foi vice-campão, superou o tenista Novak Djokovic, o corredor Tyson Gay e o também piloto Casey Stoner.

Conheça a lista completa de vencedores do Laureus


Melhor atleta masculino do ano: Roger Federer (Tênis)

Melhor atleta feminina do ano: Justine Henin (Tênis)

Melhor equipe do ano: África do Sul (Rugby)

Revelação do ano: Lewis Hamilton (Fórmula 1)

Retorno do ano: Paula Radcliffe (Maratona)

Melhor atleta com deficiência do ano: Esther Vergeer (Tênis em cadeira de rodas)

Personalidade do ano: Shaun White (Snowboard)

Flamengo leva a melhor e vai disputar a final contra o Botafogo

Share |

Por Gabriela Ávila


Flamengo e Vasco se enfrentaram pela semifinal do 1º turno do Campeonato Carioca (Taça Guanabara). As equipes começaram a partida um pouco modificados. Com desfalques dos dois lados e a grande estréia de Edmundo, as duas equipes pareciam empolgadas para o grande clássico. A partida teve seu início marcado pelas duas equipes se estudando, sem pressa nos toques de bola e sem arrancadas ou contra-ataques surpreendentes. Passado este período, o time do Flamengo parecia melhor. E estava melhor. A equipe começou a levar perigo ao goleiro cruzmaltino quando aos 22 minutos, Diego Tardelli cruza para Souza cabecear a trave do goleiro Tiago. Então, o Vasco reascendeu e reagiu. Passes precisos, enfiadas de bola bem colocadas, a maioria sob o comando de Edmundo, assustavam a zaga rubro-negra. E não parava por ai. Em cobranças de falta também. Em uma, Calisto bateu para uma bela defesa de Bruno. O Flamengo reagia e tentava equilibrar a partida, mas aos 30 minutos do primeiro tempo, Edmundo lança uma bola para Amaral, que pega em velocidade e toca para Alan Kardec driblar dois zagueiros adversários e mandar um belíssimo chute em direção ao gol. Sem chances de defesa para o goleiro Bruno, Alan Kardec marca e abre o placar: Vasco 1x0 Flamengo.

A partir daí, mais dois lances assustaram o goleiro Bruno: aos 36, Alex Teixeira recebeu na entrada da área, cortou Ronaldo Angelim e chutou. Bruno defendeu. Também aos 38, quando Moraes chuta de primeira e Bruno novamente defende.

Porém, o Flamengo não ficava para trás. Apesar de atacar em menor número, o troco veio pouco antes do final da primeira etapa. Aos 41, em cobrança de escanteio, Juan cruzou e Fábio Luciano escapou da marcação e cabeceou livre: Vasco 1x1 Flamengo.

No início da segunda etapa, Joel tira Diego Tardelli para a entrada de Marcinho. A mudança não surtiu efeito imediato e, logo no início do segundo tempo, Moraes fez boa jogada, passou por Ibson, mas foi derrubado na área. O árbitro marcou pênalti. A torcida cruzmaltina foi à loucura e ouvia-se o enorme grito “Ah, é Edmundo”. Edmundo foi para a marca do pênalti. Porém, o inesperado aconteceu. Edmundo bateu fraco e rasteiro no canto e o goleiro Bruno pegou com facilidade. Um erro fatal que tirou forças do time cruzmaltino e que mudou a história deste confronto. O Flamengo passou a jogar melhor. A torcida rubro-negra incendiava o estádio e hostilizava Edmundo cantando ironicamente “Ah, é Edmundo”. O time rubro-negro ganhou forças e pressionou. O Vasco, recuado, deixou-se pressionar. O time parecia abatido com a perda do pênalti. E a pressão foi surtindo efeito até que aos 34 minutos, Ronaldo Angelim cabeceou dentro da área. A cabeçada saiu fraca, a bola bateu na trave e com um ‘belo’ erro do goleiro Tiago, que empurrou a bola para dentro do gol, o Flamengo levou a melhor: Vasco1x2 Flamengo.

O Flamengo ainda teve mais uma chance quando Marcinho tocou perfeitamente para Cristian, e o goleiro Tiago defendeu. Poucos minutos depois, o árbitro apitou definitivamente e a torcida rubro-negra, apoiada pelos jogadores incendiou mais uma vez o estádio.

Agora o Flamengo disputa a final da Taça Guanabara contra o Botafogo (que venceu o Fluminense no sábado por 2x0.) no próximo domingo, dia 24/02, às 16hs no estádio do Maracanã.

Botafogo vence e está na final da Taça Guanabara

Share |

Por Leonardo Martins


Na tarde deste sábado, em um Maracanã cheio, Botafogo e Fluminense fizeram uma das semifinais da Taça Guanabara (1º turno do Campeonato Carioca). As duas equipes fizeram um ótimo clássico, como manda a tradição de clássicos, e o alvinegro venceu por 2 a 0, classificando a Final do turno.

O Fluminense começou com um esquema de jogo fora do habitual que o time vinha jogando, com apenas dois atacantes, Leandro Amaral e Washington e começou melhor, mas Thiago Neves era bem marcado por Diguinho e não abastecia os atacantes. Apesar do bom inicio tricolor, o Bota era mais perigoso. Aos 9 minutos, Wellington Paulista acertou o travessão de Fernando Henrique. Três minutos mais tarde, novamente Wellington Paulista obriga o goleiro tricolor a fazer uma ótima defesa. O Fluminense respondeu em um chute de Arouca que o goleiro Castillo defendeu bem. Com chances dos dois lados, a partida era equilibrada e boa de se assistir. Na terceira tentativa de Wellington Paulista no jogo, o camisa 9 finalmente abriu o placar. Aos 29 minutos, em cobrança de escanteio, Zé Carlos desvia, Fernando Henrique falha e Wellington Paulista aparece sozinho para empurrar a bola para o fundo das redes.

O gol animou os tricolores que saíram em busca do empate. Thiago Neves exigiu nova boa intervenção de Castillo em uma falta cobrada. Em outro lance, Washington fez o gol mas o juiz marcou impedimento do Camisa 9 tricolor O Botafogo teve uma grande baixa neste 1º tempo, Zé Carlos saiu sentindo dores musculares e entrou em seu lugar Fábio e criou chance para ampliar o placar antes do intervalo com Lúcio Flávio, mas o goleiro tricolor fez uma defesa difícil. O Fluminense também teve chance, mas Thiago Neves não aproveitou a chance e o Bota entrou no vestiário com a vitória parcial.

O técnico do Flu, Renato Gaúcho voltou do intervalo disposto a mudar a história do jogo colocando Conca no lugar de Arouca, mas a substituição não deu muito certo, pois desestruturou o meio tricolor. E o Botafogo teve outra baixa, Jorge Henrique saiu lesionado. O Técnico Cuca resolveu colocar uma maior marcação, colocando o zagueiro Édson. Renato Gaúcho coloca o 3º atacante, Dodô no lugar de Maurício e foi com tudo para buscar o empate. Mas o Botafogo foi tranqüilizando e não teve sustos até os 30 minutos.

Aos 30 minutos, uma expulsão poderia ter mudado a história do clássico, o lateral botafoguense Triguinho foi expulso após cometer falta violenta em Gabriel. Com a vantagem no campo, o Fluminense se animou mais ainda, mas desarrumado em campo, não criava as chances, só criou aos 39 minutos com Thiago Neves que Fábio tirou em cima da linha. O Botafogo tinha os contra-ataques a sua disposição e aproveitou 2. Um para a expulsão de Thiago Silva e o outro para arrumar o pênalti que decretou a vitória e a vaga na final. Aos 47 minutos, Luiz Alberto fez pênalti em Túlio que Lúcio Flávio converteu e marcou o 2º do Botafogo. Classificando o time alvinegro para a Final.