segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Os estaduais pelo Brasil – 28/02/11

Share |
Por Leonardo Martins

O primeiro campeão de turno do Brasil saiu no Rio de Janeiro e o Flamengo conquistou a Taça Guanabara com o apoio de um Engenhão lotado. O jogo era contra a surpresa da competição, o Boavista, e não foi fácil, mas no fim, o Rubro-Negro ganhou por 1 a 0 e já está na Final do Estadual. O time do interior dificultou as coisas e o peso da decisão atrapalhou, mas o talento de Ronaldinho Gaúcho decidiu o jogo em bela cobrança de falta aos 26 minutos da segunda etapa e foi o autor do gol do título. O time rubro-negro conseguiu o título de forma invicta.

O Catarinense também conheceu seu campeão do turno neste domingo e foi em um clássico entre Figueirense e Criciúma em Florianópolis. O favorito e que jogava pelo empate era o dono da casa, mas o Tigre surpreendeu o Figueira e conquistou o título do turno. Mika, assim como Ronaldinho no Fla, fez o gol do título do Turno em cobrança de falta certeira aos 22 da segunda etapa. Festa do tricolor do interior em plena capital.

Semifinais de turno no Rio Grande do Sul e a final será entre os favoritos Grêmio e Caxias. O Grêmio não teve dificuldades para derrotar o Cruzeiro por 4 a 2 com destaque para o artilheiro Borges, autor de três gols no jogo. Já o Caxias precisou dos pênaltis para derrotar o São José. No tempo normal, empate em um gol e uma disputa de pênalti curiosa. O herói poderia ter sido o goleiro do zequinha, Tiago Volpi, que catou duas cobranças, mas o goleiro grená, Sangalli, fez melhor e pegou, inacreditáveis, quatro pênaltis e  garantiu o Caxias na final.

Sem surpresas nas semifinais do turno no Ceará e a decisão terá os grandes da capital cearense. O Fortaleza teve mais dificuldades ao passar pelo Guarani de Juazeiro por 2 a 0. Mostrando ser o melhor time do Estado, o Ceará goleou o Horizonte por 4 a 0 e também está na final do turno, que será disputada na 4ª feira.

Tivemos um belo jogo no clássico mineiro da rodada do estadual. Atlético e América se enfrentaram na Arena do Jacaré e valendo a liderança da competição. Foi um jogo movimentado em que a estrela de Fábio Júnior fez a diferença para o Coelho, que venceu o clássico por 2 a 1 de virada. O Galo saiu na frente com Neto Berola no inicio de jogo, mas o Carequinha comandou a virada americana com dois gols, um em cada tempo e chegou aos 7 no campeonato, artilheiro de forma inconteste. O time alvinegro ainda desperdiçou uma cobrança de pênalti (inexistente) com Diego Tardelli. O América assumiu a liderança do estadual. O Cruzeiro suou, mas venceu o América de Teófilo Otoni por 2 a 1. Mesmo com os titulares, a Raposa teve dificuldades para derrotar o time do interior e o gol da vitória veio aos 47 do segundo tempo.

Em São Paulo, clássico aguado entre São Paulo e Palmeiras. Aguado porque a chuva que caiu sobre a capital paulista, atrapalhou o inicio do jogo em uma hora. Mas quando a bola rolou, o que se viu foi um jogo equilibrado. Fernandinho abriu o placar para o Tricolor na primeira etapa, mas no segundo tempo, Adriano “Michael Jackson” empatou o jogo para o Porco. O empate no clássico favoreceu o surpreendente Mirassol, que assumiu a liderança com a vitória sobre o Paulista por 2 a 0. O time do interior divide a liderança com o Corinthians, o time alvinegro mantem a boa fase com a goleada sobre o lanterna Prudente por 4 a 0. Já o Santos decepcionou a torcida ao apenas empatar com o São Bernardo por 1 a 1, o resultado mau culminou na demissão de Adilson Batista do comando técnico do Peixe.