quarta-feira, 23 de junho de 2010

Alemanha e Gana se classificam

Share |

Por Leoonardo Martins


Sem grandes sustos, a Alemanha entrou em campo precisando da vitória para seguir adiante na Copa do Mundo, o adversário era Gana, orgulho do continente africano no Mundial. Os tricampeões mundiais se impuseram e conseguiram a vitória no Soccer City por 1 a 0, os ganeses, mesmo com a derrota, se classificaram para a segunda fase, pois a Austrália ganhou da favorita Sérvia por 2 a 1, em Nelspruit.

No Soccer City, a Alemanha entrou com o brasileiro naturalizado, Cacau, no lugar de Klose, suspenso. Já em Nelspruit, Sérvios e australianos entraram em campo querendo a vitória, que poderia dar a classificação ao vencedor.

Alemães e Ganeses começaram o jogo com vontade de atacar, aos 11, Podolski cruzou, Jonathan tentou cortar para trás e coube a Kingson salvar o gol contra. Aos 13, foi a vez de Gana atacar com Gyan, mas Mertesacker salvou ao cortar o chute.

Já no outro jogo da chave, domínio total sérvio e Krasic arriscou por duas vezes e foi parado por Schwarzer nas duas. O goleiro australiano salvou o time também no chute de Ivanovic, a queima-roupa. A Austrália pouco tentava o gol, sabendo que era difícil a vaga na próxima fase.

Voltando ao jogo da Alemanha, que tiinha maior posse de bola, porém, criava poucas chances e tinham que conviver com os contra-ataques ganeses, estes sem muito perigo ao gol de Neuer. Somente aos 25, que os africanos fizeram sustos nos alemães, na cabeçada de Gyan que o capitão Lahm salvou com o peito. No minuto seguinte Muller entrou livre na área, mas chutou fraco no gol.

No Mbomela Stadium, os gols perdidos pelos sérvios desanimaram a equipe e os Socceroos começaram a atacar mais, mas sem chances concretas e o primeiro tempo terminou até violento, com muitas jogadas violentas.

Enquanto isso no Soccer City, os últimos minutos da etapa foram de muita cautela de ambas as equipes, já que um gol mudava o rumo do jogo. Só aos 40 minutos que Schweinsteiger cobrou falta e Kingson defendeu com sustos. O primeiro tempo terminava e Gana e Alemanha faturavam a vaga

No segundo tempo, Gana se mostrou mais incisiva nos ataques e exigiram duas defesas de Neuer nos oito primeiros minutos da etapa, sendo que uma bela defesa na chance que Gyan apareceu livre. Já os alemães cozinhavam o jogo perigosamente, somente Ozil queria alguma coisa.

Em Nelspruit, o segundo tempo começou como começou o jogo, Sérvia atacando. Aos 8, o grandalhão Zigic usou seus 2m02 de altura para matar no peito e chutar para fora. Eram 14 minutos nos dois jogos, quando saiu o primeiro gol da rodada em Joanesburgo. Ozil, único alemão que jogava objetivamente, acertou lindo chute no ângulo de Kingson, festa alemã no maior da Copa.

O gol animou o jogo da Austrália, já que agora a Sérvia precisava de um gol para se classificar. Mas quem marcou foi a equipe da terra dos Cangurus. Aos 23, Wilkshire cruzou para Cahill cabecear sem chances para o goleiro sérvio. Agora, a Austrália precisava de três gols, dela ou da Alemanha no jogo contra Gana, para seguir em diante na África.

Quatro minutos depois, esperança amarela em Nelspruit, aos 29, Holman chutou de longe no canto do goleiro sérvio para marcar o segundo dos oceânicos. Faltavam dois gols.

Enquanto isso, no Soccer City, Gana evitava qualquer tipo de zebra e mandava o time para o ataque, mas parou na boa atuação do goleiro Neuer e no capitão Lahm, que cortava os ataques africanos. Mas o jogo interessante acontecia em Nelspruit.

As duas equipes se lançaram ao ataque e quem acabou marcando foram os sérvios. Aos 39, Tosic chutou de longe, Schwarzer deu rebote e Pantelic recolocou a equipe da ex-Iugoslávia no jogo. Agora um gol classificava os sérvios e eliminava a África da Copa 2010.

Mas este gol sérvio não veio e Alemães e ganeses ficaram felizes em Joanesburgo com a classificação a próxima fase do mundial. A Alemanha faz o clássico europeu com a Inglaterra e Gana enfrenta os Estados Unidos.

Classificação final

1° Alemanha – 6pts
2° Gana – 4pts (0SG)
3° Austrália – 4pts (-3SG)
4° Sérvia – 3pts

- Agenda para amanhã

Teremos mais dois grupos definidos nesta quinta-feira. As 11h, o Grupo F apresenta o drama dos atuais campeões mundiais, Itália, tendo que vencer a Eslováquia para seguir adiante. Paraguai e Nova Zelândia também realizam jogo interessante e que também vale vaga. As 15h30, pelo Grupo E, Camarões e Holanda apenas cumprem tabela, o primeiro eliminado e o segundo classificado. Mas emoção não vai faltar no jogo entre Dinamarca e Japão que disputam a segunda vaga.

Dramaticidade e emoção na definição do Grupo C

Share |

Por Gabriel Seixas


- Ainda não foi a grande exibição que se espera do English Team, mas sem dúvida a Inglaterra dá sinais de que está em evolução. Com os grandes jogadores em boa forma, os ingleses venceram a Eslovênia por 1 a 0 e garantiram vaga para as oitavas-de-final. No outro jogo, de forma dramática, o Estados Unidos venceu a Argélia por 1 a 0 nos acréscimos. Agora ambos esperam pela definição do Grupo D para conhecerem seus adversários na próxima fase.

- Fabio Capello promoveu duas mudanças na Inglaterra que contribuíram positivamente para o desempenho da equipe. No meio-campo, Lennon foi substituído por Milner, e o winger do Aston Villa foi ótima opção pela direita durante toda a partida, sempre com muita mobilidade e cruzamentos precisos. No ataque, o criticadíssimo Heskey deu lugar ao artilheiro Defoe, do Tottenham, que fez aquilo que dele se espera: gol. O trio Gerrard, Lampard e Rooney também teve atuação destacada, criando jogadas insinuantes e concluindo a gol.

- A Eslovênia ficou abaixo das expectativas, principalmente na parte ofensiva. Com uma base bem definida, o 4-2-2-2 dos últimos jogos foi repetido, mas dessa vez os armadores se omitiram um pouco do jogo. Kirm, pela esquerda, quase não foi notado em campo. O habilidoso Birsa poderia ser mais acionado pela direita, e só ganhou destaque em jogadas de bola parada, principalmente no segundo tempo. Entretanto, os erros não pareciam ter feito falta, até Donovan marcar para os Estados Unidos aos 47 minutos e consequentemente eliminar os eslovenos, que desolados, saíram chorando para o vestiário.

- O ritmo freado das duas equipes fez com que as atenções ficassem voltadas para Estados Unidos e Argélia. Os argelinos começaram tomando a iniciativa, com um chute de Matmour no primeiro minuto, de primeira, e outro de Djebbour, que levou muito perigo, acertando o travessão de Howard. Os americanos só responderam aos 20 minutos, quando o árbitro erradamente anulou um gol de Dempsey, após passe de Gomez.

- Polêmica em um jogo, pressão no outro. A Inglaterra começou a se soltar para o ataque. Em cobrança de falta, Lampard “aqueceu” Handanovic. Entretanto, as melhores opções eram pelos flancos, principalmente com Milner pela direita, que tinha o apoio de Johnson. E foi de Milner a assistência para que Defoe completasse de primeira, pro fundo das redes de Handanovic, que ainda tocou na bola, mas não evitou o gol.

- Em vantagem, os ingleses se soltaram no jogo. Gerrard, deslocado para a esquerda, além de estar jogando muito, também abria espaço para Lampard fluir pelo centro. Sempre aparecendo com perigo no ataque, o English Team criou duas grandes chances de marcar. Na primeira, Milner cruzou, Handanovic se antecipou a Defoe e deu um soco na bola, mas a bola sobrou limpa para Lampard. De primeira, o meia do Chelsea soltou um foguete, mas a bola foi pra fora.

- Na segunda, jogada de pé em pé, a primeira da Inglaterra no jogo. Gerrard lançou Defoe, que da entrada da área bateu forte, mas Handanovic espalmou. No rebote, Gerrard ajeitou de cabeça para Rooney, que mostrou porque é um jogador diferenciado. Mesmo cercado por quatro jogadores, achou espaço para servir Gerrard, que bateu com classe para o gol, mas Handanovic foi buscar no cantinho.

- No outro jogo, o Estados Unidos buscava espaços para arriscar, mas era neutralizado pela Argélia. Dempsey arriscou aos 33 minutos, mas o goleiro Mbolhi defendeu. Resultado: com o empate entre argelinos e americanos e a vitória inglesa, naquele momento estavam classificados Inglaterra e Eslovênia, nessa ordem.

- Quem achou que a Inglaterra diminuiria o ritmo na etapa final, se enganou. No minuto inicial, Defoe levou muito perigo a Handanovic, batendo pra fora. Aos 11 minutos, foi a vez de Terry aproveitar cobrança de escanteio de Barry e cabecear a queima-roupa, mas Handanovic fez outra defesa de cinema. No minuto seguinte, após falha geral da defesa eslovena, Rooney girou o corpo e bateu forte, mas a pelota insistia em não entrar. Dessa vez triscou na trave.

- Foram os últimos momentos de emoção do jogo. Rooney, ainda sem marcar gols na Copa (situação parecida com a de Messi), foi substituído por Joe Cole. Capello apelou para o 4-1-4-1, recuando de maneira precipitada o time, que por sorte, não foi pressionado pela Eslovênia. Àquela altura, as atenções estavam voltadas para Estados Unidos e Argélia. Com Feilhaber na vaga de Gomez, os americanos voltaram com tudo. Dempsey perdeu uma sequência de gols feitos: primeiro finalizou na trave, e a segunda, com o gol vazio, bateu pra fora.

- Foi a vez do atacante Buddle entrar no time americano, e com três minutos em campo, exigiu que Mbolhi fizesse grande defesa. Também precisando vencer, a Argélia sofreu mudanças. O técnico Rabah Saadane lançou Ghezzal e Guedioura nas vagas de Djebbour e Ziani, mas nada suficiente para colocar os argelinos de novo no jogo. A sorte conspirava contra os americanos, mas pode chamá-la de Mbolhi. O goleiro argelino fez outra grande intervenção em cobrança de falta de Bradley, filho do técnico.

- O desespero tomava conta dos americanos nas arquibancadas, e dentro do campo. Bob Bradley foi para o tudo ou nada, colocando o meia Beasley na vaga do lateral Bornstein. Aos 37 minutos, Dempsey foi agredido covardemente por Yahia, que não sofreu nenhuma punição do árbitro.

- Na outra partida, em Port Elizabeth, fim de papo. Inglaterra, classificada, venceu a Eslovênia por 1 a 0. No momento em que Wolfgang Stark soou o apito final, no outro jogo, festa dos americanos. Donovan iniciou um contra-ataque fulminante, servindo Altidore, que cruzou da direita. O iluminado Mbolhi antecipou Dempsey, mas a bola sobrou limpa para Donovan, que concluiu para o gol vazio.

- São nesses momentos que não há como lamentar o fato de ser um fanático por futebol. A sensação de ver uma seleção classificar-se para outra fase em Copa do Mundo aos 47 do 2º tempo, nem que seja o Estados Unidos, nação odiada por muitos e amada por outros, é indescritível. Argélia e Eslovênia, que eliminaram Egito e Rússia (respectivamente) nas eliminatórias, voltam pra casa. Os americanos sagraram-se líderes do grupo, seguidos da Inglaterra.

- Possivelmente, os ingleses já farão um clássico sensacional contra a Alemanha nas oitavas, enquanto os americanos teoricamente esperam por Gana ou Sérvia. Mas como o futebol é imprevisível, tudo pode acontecer. O gol de Donovan nos acréscimos só ilustra porque o futebol é o esporte mais idolatrado do planeta. Num país em que o Soccer está longe de ser tradicional, esse panorama pode tomar novos rumos após o jogo de hoje. Nós, fanáticos por futebol, só temos a agradecer.