quinta-feira, 7 de maio de 2009

Jogos de volta das semifinais da Copa da UEFA

Share |
Por Leonardo Martins

Na tarde desta quinta-feira, aconteceram os jogos de volta das semifinais da Copa da UEFA. Foram 2 jogos que definiram os finalistas da competição européia. Vamos ao resumo destes jogos.

Shaktar Donnetsk-UCR 2x1 Dinamo de Kiev-UCR

No confronto ucraniano, o Shaktar venceu o Dínamo por 2 a 1 e garantiu uma vaga inédita para o futebol ucraniano na final da Copa da UEFA. O Shaktar abriu o placar com o brasileiro Jádson, o gol dava a vaga a equipe laranja. O Dinamo empatou a decisão aos 10 minutos da segunda etapa com Bagoura, agora a decisão iria para a prorrogação. Porém, o talento brasileiro ajudou o Shaktar. Aos 44, o ex-são-paulino, Ilsinho, fez o gol que valeu a vaga na final da Copa da UEFA
Hamburgo-ALE 2x3 Werder Bremen-ALE

O Hamburgo havia ganho na casa do Werder e precisava de um empate, mas o Werder conseguiu reverter o confronto e venceu na casa do Hamburgo por 3 a 2. Olic abriu o placar para os mandantes no inicio de jogo. O Werder empatou e virou para 3 a 1 com gols de Diego, Pizarro e Baumann, o Hamburgo precisava chegar ao empate para garantir a vaga, mas só conseguiu fazer um gol com Olic, de novo, mas o gol foi insuficiente e a vaga ficou com o time verde.


Shaktar e Werder Bremen fazem a final da Copa da UEFA no dia 20 deste mês em Istambul na Turquia e é claro terá cobertura completa do Esporte é Vida.

Grêmio vence e praticamente garante a vaga

Share |

Por Leonardo Martins


O Grêmio estreou nas oitavas-de-final na noite de ontem, em Lima, enfrentando o Universidad San Martin. O tricolor gaúcho se fez valer da melhor campanha na primeira fase da Libertadores e venceu os peruanos por 3 a 1, abrindo ótima vantagem para a classificação à próxima fase.

Poucas pessoas foram ao estádio assistir o jogo. O Grêmio continuou com o que tava dando certo, com 3 zagueiros e Maxi Lopez no ataque. O San Martin foi para frente, o que tornou o jogo muito bom de se assistir. Logo aos 9, Souza acertou bom chute e abriu o placar para os brasileiros.

Se sobrava vontade a equipe branca, faltava qualidade técnica, mesmo assim, os peruanos ainda assustavam o gol de Victor. O destaque peruano era o atacante baixinho Arzuaga, que envolvia a defesa gremista com dribles curtos e muita habilidade nos pés. Foram dos pés dele que saiu o gol do Universidad, aos 33, Arzuaga fez bom drible em Fábio Santos e chutou no canto de Victor. 1 a 1.

No segundo tempo, o Grêmio foi para cima para conseguir matar o confronto em Lima e conseguiu com o argentino Maxi Lopez. No 1º minuto, o loirinho subiu mais que a zaga e mandou de cabeça para marcar o segundo do tricolor.

Se Maxi Lopez garantia a vitória lá na frente, o goleiro Victor garantia lá trás com boas defesas como no chute de Garcia, aos 8. Maxi Lopez voltou a marcar aos 16 minutos e, novamente de cabeça, aproveitando cruzamento de Jonas. 3 a 1 Gremio.

Aos 30, Tcheco entrou na área e chutou, a bola passou perto do gol de Butron. E a vaga está praticamente garantida, já que o Grêmio pode perder até por 2 a 0 na partida de volta no Olímpico.

Barça elimina o Chelsea no finzinho

Share |

Por Leonardo Martins


O Barcelona conseguiu uma classificação heróica para a final da Liga dos Campeões. Até os 47 do segundo tempo, a vaga ficava com os donos da casa, mas aí Iniesta fez o gol que classificou a equipe catalã para final e eliminava o Chelsea. Mas vamos ver como foi este jogo.

Mesmo jogando fora, os espanhóis não mudaram a sua forma de jogar e partiram para cima. Os Blues esperavam um erro da equipe espanhola para marcar algum gol E o gol veio aos 9 minutos da 1ª etapa. Essien pegou um lindo chute de longe e mandou no ângulo de Valdes. 1 a 0 e a vaga estava na mão dos ingleses, mas o empate favorecia o Barça.

Com o gol londrino, o Chelsea se fechou muito bem e anulou as principais jogadas do Barcelona. Mesmo dominando a posse de bola, o Barcelona não conseguia furar a retranca inglesa e ainda ficara nervoso em campo, principalmente, Dani Alves que tomou cartão amarelo.

O Chelsea, em jogadas de bola parada, assustou mais o goleiro Valdés do que Cech foi incomodado pelo poderio ofensivo do Barça no primeiro tempo. O time rondou muito a área inglesa, mas não conseguiu chances cristalinas.

No segundo tempo, o Barcelona, que precisava do gol de empate para ir à final, voltou se lançando ainda mais ao ataque e deu espaços para os contragolpes. No melhor deles, Drogba recebeu livre, limpou a marcação e chutou exatamente em cima de Valdés.

O Barcelona seguiu atacando na base da garra, mas sem incomodar de fato a Cech. Aos 24, um lance foi capital para o andamento do jogo. Anelka foi lançado pelo lado direito e, aparentemente sem ser tocado por Abidal, foi ao chão. Além de marcar falta, a arbitragem expulsou o francês, que nem cartão amarelo tinha.

Apesar de ter um homem a mais, o Chelsea não mudou sua postura de esperar o Barcelona. Com o passar do tempo, o time catalão passou a buscar cada vez mais o ataque e a deixar buracos no setor defensivo. O técnico Guardiola lançou o atacante Bojan na vaga de seu único verdadeiro volante, Busquests.

Quando Drogba se machucou, Guus Hiddink lançou Belletti na partida e avançou Anelka para o comando de ataque (o francês jogara deslocado pelo lado direito), numa mostra de que estava satisfeito com a postura de sua equipe.

Valente, o Barça em momento algum desistiu de tentar. Aos 48, veio o presente. Essien afastou mal uma bola no lado esquerdo da área, a bola foi rolada por Messi para Iniesta no outro lado e o camisa 8 soltou a bomba, no ângulo, sem chances para Cech. Outro golaço! O Chelsea ainda teve tempo de ir ao ataque e reclamar muito de um pênalti. Ballack chutou e a bola pegou no braço de Eto'o dentro da área. A arbitragem nada marcou. Ballack perseguiu o juiz norueguês Tom Henning Ovrebo para reclamar e quase bateu no árbitro, que havia ignorado, ainda com o placar em 1 a 0, um toque de mão de Piqué dentro da área. Mas de nada adiantou, e o Barça fez a festa em Stamford Bridge.

O Barcelona enfrenta o Manchester United na final em Roma. O jogo acontece no dia 27 de maio e terá cobertura completa do Esporte É vida