terça-feira, 15 de setembro de 2009

Atacante brazuca é destaque na abertura da Champions League

Share |

Por Gabriel Seixas

Nesta terça-feira, oito jogos deram início a mais uma edição da Liga dos Campeões. Várias equipes grandes deram seu pontapé inicial, como Milan, Real Madrid e Manchester United, todas com vitória. Equipes como Juventus e Atlético Madrid, mesmo jogando em casa, começaram mal e não conseguiram vencer. Mas o maior destaque se deu na Alemanha. E não foi um time, e sim um jogador: O atacante brasileiro Grafite foi autor dos três gols da vitória do Wolfsburg sobre o CSKA Moscow, e de cara, se isolou na artilharia da competição. Confira um resumo sobre os jogos que deram a largada para a temporada 09/10 da maior competição de clubes da Europa, que terá a final disputada em Madri, na Espanha.

Grupo A

Em Turim, a desfalcada Juventus recebeu o atual campeão francês, o Bordeaux, e não passou de um empate em 1 a 1. A Vecchia Signora tinha pelo menos oito desfalques importantes, dentre eles o meia Diego, que se contundiu no último jogo da equipe pelo Calcio. Os franceses estavam completos, e deram trabalho a equipe de Ciro Ferrara, dominando boa parte do jogo. Os gols só saíram no segundo tempo: aos 18 minutos, Iaquinta colocou a Juve na frente. Porém, aos 30 minutos, o tcheco Plasil, em posição irregular, empatou para os Girondins, que podem se considerar vitoriosos.

Já o time jovem do Maccabi Haifa, que marcava sua volta a Champions depois de 7 anos, não foi páreo para o Bayern de Munique em “casa” – já que não atua no seu estádio por determinação da UEFA -, perdendo por 3 a 0. Mas o jogo não foi fácil, tanto que o Bayern só marcou o primeiro aos 18 do segundo tempo, com o zagueiro Van Buyten. Nos cinco minutos finais, o jovem Müller, que completou recentemente 20 anos, marcou duas vezes e decretou a vitória dos bávaros.

Classificação:

1º Bayern – 3 pontos
2º Bordeaux – 1 ponto
3º Juventus – 1 ponto
4º M. Haifa – 0 pontos

Grupo B

O atual vice-campeão da competição, o Manchester United sofreu, mas venceu o Besiktas, em Istanbul – que foi palco da fatídica decisão contra o Barcelona, no ano passado – por 1 a 0. Os turcos fizeram um sistema defensivo sólido e deram trabalho ao goleiro Ben Foster, que substituía van der Sar. Mas, aos 31 do segundo tempo, Paul Scholes pegou rebote do goleiro em chute de Nani e marcou, de cabeça, o gol da vitória dos Red Devils, que nas últimas três temporadas da Champions, tiveram seu pior desempenho quando chegaram na semi-final.

Na outra partida, um atacante brasileiro roubou a cena. Grafite marcou nada mais, nada menos que todos os gols da vitória do Wolfsburg sobre o CSKA por 3 a 1. Os alemães faziam sua estreia pela competição na história, enquanto os russos viviam clima de crise, com o brasileiro Zico recentemente demitido do cargo de treinador, e a campanha de mal a pior no Campeonato Russo, longe de brigar pelo título. Dzagoev descontou para o CSKA quando o jogo ainda estava 2 a 0 para os alemães, mas não teve jeito. É mais um para o técnico Dunga ficar de olho, pois Grafite já vem merecendo uma oportunidade na seleção desde a histórica campanha do seu time na Bundesliga do ano passado, onde foi campeão.

Classificação:

1º Wolfsburg – 3 pontos
2º Manchester United – 3 pontos
3º Besiktas – 0 pontos
4º CSKA – 0 pontos

Grupo C

O Milan, que vive situação delicada no Campeonato Italiano sob o comando do técnico Leonardo, conseguiu vencer para afastar o clima tenso que ronda os rossoneri. Para isso, o time contou com uma boa atuação do centroavante Inzaghi, que marcou os dois da vitória sobre o Marseille por 2 a 1. Inzaghi foi uma aposta de Leonardo para começar o jogo, deixando Ronaldinho Gaúcho no banco de reservas. E foi de Pippo o primeiro gol, aos 37 da primeira etapa, em posição irregular. Aos 5 do segundo tempo, o argentino Heinze, que teve atuações pífias pela sua seleção nos últimos jogos, empatou para o Marseille após cobrança de falta de Cheyrou. Os franceses passaram a ter amplo domínio da partida, mas Inzaghi deu o golpe final aos 29, quando recebeu passe de Seedorf, passou pelo marcador e bateu pro gol.

Em Zurique, os galácticos do Real Madrid atropelaram o Zürich por 5 a 2, e já despontam como um dos principais favoritos ao título. Kaká e Cristiano Ronaldo eram os principais focos da partida, e foi do português o primeiro gol do jogo, em cobrança de falta no ângulo do goleiro Leoni. Minutos depois, o atacante Raúl, maior artilheiro da seleção espanhola e um dos maiores da Champions, marcou o segundo. Ainda no primeiro tempo, o Real conseguiu fazer o terceiro. O argentino Higuaín, que entrou na vaga de Benzema, tabelou com Raúl, deu um drible da vaca no marcador e bateu cruzado, aumentando a vantagem para 3 a 0. A segunda etapa foi diferente, e o Zürich apertou a partida. Em dois minutos, os suíços marcaram com Margairaz de pênalti, aos 17, e com Aergarten, aos 19 minutos. Foi o suficiente para os merengues acordarem, e marcarem novamente com Cristiano Ronaldo, de novo cobrando falta. Dessa vez, a bola saiu fraca, mas o goleirão Leoni aceitou. No finzinho, Guti, que havia entrado no lugar de Higuaín, selou a goleada após bom passe de Kaká.

Classificação:

1º Real Madrid – 3 pontos
2º Milan – 3 pontos
3º Marseille – 0 pontos
4º Zürich – 0 pontos

Grupo D


Pelo Grupo D, a maior zebra da rodada. O Atlético de Madrid, que ainda não venceu na temporada em jogos oficiais, aumentou a sua série sem vitórias contra o modesto APOEL Nicosia, do Chipre, empatando por 0 a 0. O principal destaque do jogo foi o goleiro cipriota Chiotis, que fez defesas importantes que garantiram o empate.

No outro jogo, Chelsea e Porto jogaram no estádio Stamford Bridge. O goleiro Hélton, do time português, fez diversas defesas em busca de garantir para seu time pelo menos um ponto, mas Anelka não deixou. No início da etapa final, o atacante francês recebeu bola em profundidade de Kalou, e chutou em cima de Hélton. Mas, no rebote, ele não perdoou e fez o gol da vitória dos londrinos, que devido ao empate da outra partida, estão na liderança isolada do grupo.

Classificação:

1º Chelsea – 3 pontos
2º APOEL – 1 pontos
3º Atlético Madrid - 1 pontos
4º Porto - 0 pontos

Finais do US Open

Share |

Por Leonardo Martins


No último Grand Slam da Temporada, a chuva atrapalhou e as finais do US Open aconteceram no dia seguinte ao que era habituado. Foram 2 grandes jogos. No feminino, a volta de uma grande campeã e no masculino, uma surpresa, marcaram este jogos.

Kim Cjlisters-BEL 2x0 Caroline Wozniacki-DIN

No domingo a noite, o Estádio Artur Ashe viu a volta de uma grande campeã. A belga Kim Cjlisters, que havia abandonado o tênis a 2 anos para ter uma filha. Voltou ao circuito no último mês e atuou no US Open como convidada, já que não tinha ranking para entrar. Kim venceu a dinamarquesa Caroline Wozniacki por 2 sets a 0.

No 1º set, o equilíbrio e os erros foram a tônica do jogo. Quanto Cjlisters e como Wozniacki ficavam revezando no domínio do jogo até a belga fechar em 7/5. Com a vitória no primeiro set, Kim passou a dominar as ações e jogou como campeã. Fez 6-4 e faturou seu segundo título em Nova Iorque, repetindo o feito de 2005.

Juan Martín Del Potro-ARG 3x2 Roger Federer-SUI

O reinado do suíço Roger Federer no US Open terminou de maneira sensacional para o argentino Juan Martín Del Potro. Federer perdeu a oportunidade de conquistar o 6º título seguido em Flushing Meadows. Mas o suíço perdeu para um grande tenista em um grande jogo. Del Potro e Federer duelaram por 4h e 5 sets, mas no fim a grande surpresa e a Argentina volta a ganhar um Grand Slam através de Del Potro.

Se fosse pelo 1º set, os espectadores diriam que o 6º título do número 1 nos Estados Unidos era questão de tempo, pois Federer dominou inteiramente o jogo até fechar em 6-3. Mas a derrota no 1º set acordou o argentino, que equilibrou o jogo e passou a jogar de igual para igual com o suíço. Del Potro igualou a decisão com 7/6 no tie-break. A história do 1º set se repetiu no 3º set, Federer dominou as ações e voltou a apresentar um belo tênis, fechando o jogo em 6/4.

No 4º set, foi o set decisivo para o andamento da partida. Del Potro começava a irritar o suíço com as jogadas duvidosas. Resultado disto, Federer começou a errar e o argentino voltou a vencer no tie-break, 7/6. A derrota no 4º set derrubou emocionalmente o suíço, que fez um 5º set irreconhecível, do outro lado, um Del Potro em sua melhor forma e dominando o jogo integralmente com um belo tênis. Fechou o jogo em 6/2 e 3 sets a 2.

Del Potro conquistou um título de Grand Slam pela primeira vez e desbancou o número 1 do mundo. Um jogo para entrar para a história do tênis.