quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Goleada no Equador tira título do Flu

Share |

Por Leonardo Martins

Após um ano e meio, Fluminense e LDU voltaram a se enfrentar em uma final de competição sul-americana. Na final da Copa Sul-Americana, a partida de ida aconteceu em Quito. A goleada por 5 a 1 dos equatorianos fez com que o título fosse praticamente tirado das mãos dos brasileiros.

A noite parecia ótima para o Fluminense. Aos 24 segundos de jogo, o time já abriu o placar. Após tabela entre Alan e Fred, o atacante chutou para a defesa parcial de Dominguez e no rebote Marquinho fez o 1° gol da partida. O gol dava aparente tranqüilidade aos tricolores.

Com a vantagem, o Tricolor partiu para uma tática perigosa, chamou a Liga para atacar e foi castigado por isso. A partir daí, o Flu quase não atacou e viu um show dos equatorianos, especialmente de Mendez. Aos 20, o meia aproveitou cobrança rápida de falta e chutou, a bola fez uma curva incrível e enganou Rafael para empatar o jogo. Era o início do pesadelo carioca.

O Fluminense tinha uma marcação extremamente falha e a LDU sufocava a equipe tricolor com boas chances. A virada equatoriana veio aos 45 minutos, o nome do jogo, Mendez, acertou um lindo chute de longe e fez 2 a 1 para a Liga.

Na volta do intervalo, o panorama do jogo não se alterou com os equatorianos encontrando diversas facilidades para chegar ao gol tricolor. Cuca tentou colocar gás com Kieza e Maurício, mas foi castigado. Aos 13, Araújo cruzou na cabeça de Mendez que fez o seu terceiro gol na partida.

O Flu tentou algumas chances com Conca e Fred, mas ambas foram defendidas por Dominguez. Se os cariocas não aproveitaram, a Liga aproveitou para colocar, praticamente, as duas mãos na taça. Aos 31, Salas foi pelo lado direito e chutou para fazer o 4° gol. Aos 42, foi a vez de De La Cruz arriscar um belo chute e acertar o gol de Rafael. Final do massacre da LDU em Quito. 5 a 1.

Os cariocas precisam vencer por 5 gols de diferença no Rio para conseguir o título da Sul-Americana. Vitória por quatro gols leva a decisão à prorrogação. É quase impossível essa virada.

Champions League – Complemento da 5ª rodada

Share |

Por Gabriel Seixas

No complemento da 5ª rodada da Champions League, poucas surpresas em relação aos já classificados, afinal, nenhuma equipe conseguiu classificação antecipada. Com meio caminho andado aparece o Real Madrid, que venceu o Zürich por 1 a 0, e só perde a vaga se for derrotado por 3 gols de diferença pelo Marseille na última rodada, e se o Milan vencer o Zürich. Os maiores destaques ficaram por conta dos times franceses, que surpreenderam os italianos. Mais precisamente o campeão francês Bordeaux, que superou com autoridade a Juventus, e o Marseille, que foi até o San Siro e empatou com o Milan, jogando até melhor que os donos da casa. Outra zebra ficou por conta do Besiktas, que derrotou o mistão do Manchester United, porém não tem mais chances de classificação. Confira um resumo dos quatro grupos que complementaram a penúltima rodada da competição, que volta a ter bola rolando nos dias 8 e 9 de Dezembro.

Grupo A

A rodada não poderia ter sido melhor para o Bayern de Munique. Mesmo jogando mal, os comandados do contestado Louis van Gaal conseguiram derrotar o Maccabi Haifa por 1 a 0, em casa. O gol único foi marcado pelo croata Olic, no rebote do chute do Mario Gómez, e com direito a mandar a própria torcida fazer silêncio, devida a má fase do atacante. Os israelenses, além de eliminados, correm o risco de terminar a competição sem ter marcado um ponto, e pior, sem ter feito um golzinho. O Bayern subiu para sete pontos, mas ainda está em 3º.

A vice-líder continua sendo a Juventus, apesar da derrota para o líder Bordeaux por 2 a 0. Os franceses, mesmo jogando apenas para cumprir tabela, pois já haviam garantido classificação, não deram mole e marcaram seus dois gols no segundo tempo. O primeiro foi do brasileiro Fernando Menegazzo, aproveitando cobrança de falta. O segundo foi do atacante Chamakh, em outra bola parada, porém de escanteio. Os Girondins consolidaram a liderança do grupo com 13 pontos, e não podem ser mais alcançados. A Vecchia Signora, com oito pontos, briga com o Bayern pela última vaga num confronto direto, em Turim, na última rodada.

Classificação:

1º Bordeaux - 13
2º Juventus - 8
3º Bayern de Munique - 7
4º Maccabi Haifa – 0

Grupo B

No jogo que abriu a rodada da Champions na quarta-feira, o CSKA venceu o Wolfsburg por 2 a 1, em casa, e encostou nos alemães na briga pela segunda vaga do grupo. Dzeko, aproveitando bom passe do nigeriano Martins, conseguiu colocar o Wolfs na frente, mesmo com o seu time sendo sufocado durante boa parte do jogo. Na etapa final, os russos consolidaram sua superioridade na partida e viraram o jogo. Necid, de cabeça, e Krasic, num lindo chute de fora da área, deram a vitória aos donos da casa, que empataram com o Wolfsburg na vice-liderança com 7 pontos. E mesmo com a vitória de hoje, os alemães é quem levam vantagem no confronto direto, pois venceram o próprio CSKA, na Alemanha, por 3 a 1. Isso faz com que o Wolfsburg dependa apenas de si para se classificar.

No Old Trafford, o Manchester United entrou com um time praticamente reserva para enfrentar o Besiktas. O “desprezo” pela partida se justifica, afinal, os Red Devils já estão classificados. Mas pagaram o preço durante o jogo, e perderam por 1 a 0. O gol dos turcos foi de Rodrigo Tello, num chute forte de fora da área. Mesmo com a vitória, o Besiktas está eliminado, e só brigará por uma vaga para a Liga Europa. Para isso, precisa vencer o CSKA por dois gols de diferença.

Classificação:

1º Manchester United - 10
2º Wolfsburg - 7
3º CSKA - 7
4º Besiktas – 4

Grupo C

No Santiago Bernabéu, tivemos o confronto de Real Madrid e Zürich. Os madrilenhos recebiam, teoricamente, a equipe mais fraca do grupo, que já havia sido derrotada pelo próprio Real por 5 a 2, na Suíça. Porém, o time esbarrou nas suas próprias deficiências e venceu apenas por 1 a 0. O resultado ainda não permitiu que o Real comemore antecipadamente a classificação, mas só um milagre tira o time das oitavas-de-final. Seria necessário o Marseille vencer por 3 gols de diferença o próprio Real, e que o Milan vencesse o Zürich. O gol da vitória foi do argentino Higuaín, recebendo passe de Kaká. Depois disso, foi um bombardeio espanhol, mas nada que fizesse o time da casa ampliar o marcador. Mesmo com a volta de Cristiano Ronaldo, que jogou metade do segundo tempo depois de quase dois meses parado, o placar ficou nisso.

No outro jogo do grupo, o Milan recebia o Marseille com uma missão aparentemente simples: vencer para se classificar antecipadamente, ao lado do Real Madrid, que fazia (no final, acabou mesmo fazendo) a parte dele. Mas os rossoneri não seguiram o exemplo dos espanhóis, e só empataram em 1 a 1. Borriello, depois de um drible desconcertante em Heinze, tocou na saída de Mandanda para colocar o Milan na frente. Mas cinco minutos depois, Niang limpou Oddo na ponta esquerda e cruzou. Dida afastou mal, e Lucho González, no rebote empatou, tudo no primeiro tempo. E depois do gol, surpreendentemente, o Marseille mandou no jogo, principalmente no segundo tempo, onde teve as melhores chances. O empate foi bom para o Milan, que só precisa vencer o eliminado Zürich para se classificar. O Marseille precisa vencer, e torcer por tropeço do Milan se quiser passar.

Classificação:

1º Real Madrid - 10
2º Milan - 8
3º Marseille - 7
4º Zürich – 3

Grupo D

No confronto dos classificados do grupo, o Chelsea visitou o Porto e se deu bem: venceu por 1 a 0 e não pode ser mais alcançado na liderança da chave. O gol dos Blues foi marcado pelo francês Anelka, aproveitando cruzamento do compatriota Malouda. O time subiu para 13 pontos, enquanto o Porto permaneceu com 9. Ambos já estão na próxima fase.

O outro jogo, entre APOEL e Atlético Madrid, teve sua importância, afinal, as duas equipes ainda brigam pelo 3º lugar, que classifica para a Liga Europa. Porém, dentro de campo, um jogo fraquíssimo, que terminou empatado em 1 a 1. Os donos da casa cipriotas começaram assanhados, e surpreenderam o Atlético ao abrir o placar com Mirosavljevic, aos cinco minutos de bola rolando. O Atlético só descontou na etapa final, com o português Simão, aproveitando rebote do goleiro. Atlético Madrid, com 3 pontos, e APOEL, com 2, deixaram a decisão para quem vai a Liga Europa para a última rodada.

Classificação:


1º Chelsea - 13
2º Porto - 9
3º Atlético de Madrid - 3
4º APOEL - 2