quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Liga dos Campeões – 6ª rodada da fase de grupos

Share |
Por Leonardo Martins

Os últimos três classificados para a segunda fase da competição foram conhecidos. Vamos aos resultados e os classificados a próxima fase, 1º e 2º lugares respectivamente.

Grupo A

Chelsea-ING 2x1 Cluj-ROM
Kalou e Drogba; Koné

Roma-ITA 2x0 Bordeaux-FRA
Brighi e Totti

Classificados: Roma-ITA e Chelsea-ING

Grupo B

Werder Bremen-ALE 2x1 Internazionale-ITA
Pizarro e Rosenberg; Ibrahimovic

Panathinaikos-GRE 1x0 Anorthosis-CHP
Karagounis

Classificados: Panathinaikos-GRE e Internazionale-ITA

Grupo C

Barcelona-ESP 2x3 Shaktar-UCR
Sylvinho e Busquets; Gladkly(2) e Fernandinho

Basel-SUI 0x1 Sporting-POR
Yannick Djaló

Classificados: Barcelona-ESP e Sporting-POR

Grupo D

PSV-HOL 1x3 Liverpool-ING
Lazovic; Babbel, Riera e N’Gog

Olympique Marseille-FRA 0x0 Atlético de Madrid-ESP

Classificados: Liverpool-ING e Atlético de Madrid-ESP

Grupo E

Manchester United-ING 2x2 Aalborg-DIN
Tevez e Rooney; Jakobsen e Curth

Celtic-ESC 2x0 Villareal-ESP
Maloney e McGeady

Classificados: Manchester United-ING e Villareal-ESP

Grupo F

Lyon 2x3 Bayern de Munique-ALE
Govou e Benzema; Klose(2) e Ribery

Steaua-ROM 0x1 Fiorentina-ITA
Gilardino

Classificados: Bayern de Munique-ALE e Lyon-FRA

Grupo G

Porto-POR 2x0 Arsenal-ING
Bruno Alves e Lisandro Lopez

Dínamo de Kiev-UCR 1x0 Fenerbahçe-TUR
Eremenko

Classificados: Porto-POR e Arsenal-ING

Grupo H

Real Madrid-ESP 3x0 Zenit-RUS
Raúl(2) e Robben

Juventus-ITA 0x0 Bate Borisov-BLR

Classificados: Juventus-ITA e Real Madrid-ESP

O sorteio da próxima fase da Liga dos Campeões acontece no dia 19 de dezembro na Suíça.

Fecham-se as cortinas do Brasileirão

Share |

Por Leonardo Martins


Foram 8 meses de muita emoção e disputas nos gramados brasileiros com a disputa do melhor Brasileirão da era de pontos corridos. Este campeonato não poderia terminar de outra forma sem ser com muita emoção. Com os 10 jogos da última rodada sendo disputados simultaneamente, o Campeonato foi definido na tarde deste domingo. Vamos a um resumo desta última rodada.

Goiás 0x1 São Paulo

O título brasileiro foi decidido em Brasília com o São Paulo enfrentando o Goiás. O Tricolor do Morumbi entrou no jogo decidido a conquistar o hexa depois da frustração ocorrida na penúltima rodada no empate em casa contra o Fluminense. Também fez um feito inédito ao conquistar o tricampeonato, o primeiro da história de forma seguida.

O jogo começou em meio a uma polemica. Na tarde de Sábado, o presidente da Federação Paulista, Marco Pólo Del Nero, denunciou uma tentativa de suborno do São Paulo para o árbitro da partida, Wagner Tardelli. No mesmo sábado, efetuou-se a troca do juiz da partida para Jailson Macedo. O caso foi mandado para o STJD

Alheio a isto, as duas equipes entraram em campo. O São Paulo querendo confirmar o hexa e o Goiás para atrapalhar os planos tricolores e ajudar os gaúchos. No 1º tempo, o jogo foi equilibrado, com chances das duas equipes. Mas o gol do título saiu aos 22 minutos, Rogério Ceni bateu falta na entrada da área para a defesa de Harlei, que deu rebote para Hugo cruzar e Borges, em posição de impedimento, completar para o fundo das redes, explodindo a torcida no Bezerrão. O resultado tranqüilizou os paulistas, já que até o empate dava o título ao time do Morumbi.

A cada momento que passava no jogo e o Goiás não conseguia reagir no jogo, a certeza do título aumentava. A chuva veio para a lavar a alma tricolor e para aumentar a festa da torcida e sem grandes sustos no 2º tempo, o tricampeonato seguido veio e a festa ficou gigantesca. O Goiás terminou o campeonato em 8º e faturou uma vaga na Sul-Americana.

Grêmio 2x0 Atlético-MG

O outro postulante ao título, o Grêmio fez sua parte diante um Olímpico lotado ao derrotar o Atlético-MG por 2 a 0, mas não adiantou porque o São Paulo ganhou do Goiás. O Grêmio ficou com o vice-campeonato e também faturou uma vaga na Libertadores 2009.

A torcida ficou com o olho no jogo de Porto Alegre e os ouvidos no jogo de Brasília. Somente os torcedores, porque os jogadores não queriam saber o resultado do Tricolor, por isto os gaúchos foram para cima dos mineiros, mas o clima de decisão deixou o time gremista nervoso em campo e o Galo chegou a dominar o jogo no 1º tempo. O gol do São Paulo caiu como uma ducha de água fria na torcida, mas o Grêmio nunca desistiu.

Como o título não vinha, uma vitória para não decepcionar a grande torcida no Olímpico era quase uma obrigação, e os gols saíram. Aos 15 minutos da segunda etapa, Felipe Mattioni foi derrubado por César Prates e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, Tcheco bateu bem e renasceu a esperança do título, mas o Goiás não virava o jogo em Brasília.. Os gremistas fizeram o 2º gol com Soares de cabeça e a equipe saiu aplaudida do gramado pela raça representada no campo. O Galo ficou na 12ª posição e se classificou para a Copa Sul-Americana.

Cruzeiro 4x1 Portuguesa

O Cruzeiro conseguiu seu objetivo que era uma vaga na Libertadores, e melhor, ficou na 3ª colocação ao derrotar a rebaixada por 4 a 1 no Mineirão com grande público.

O 1º tempo foi um sofrimento para a torcida azul, o Cruzeiro começou o jogo muito sonolento em campo e foi presa fácil para os bons ataques lusitanos. Athirson, ex-jogador do Cruzeiro, fez o gol da Portuguesa aos 39 minutos. A sorte mineira era que a única equipe que poderia tirar a vaga na competição continental, o Flamengo, também estava perdendo. O 1º tempo terminou e o time celeste saiu sob vaias da torcida.

Para se classificar sem precisar de outros resultados, o Cruzeiro precisava virar o jogo e entrou mais ligado na segunda etapa. Aos 13, Thiago Ribeiro empatou de cabeça. No minuto seguinte, Wanderley marcou o 2º em um chute de fora da área. Com a vaga na Libertadores assegurada, a torcida fez a festa e a goleada se constituiu através de dois pênaltis bem cobrados por Fernandinho. Final no Mineirão: 4 a 1 Cruzeiro e classificação direto a fase de grupos da Libertadores. A Lusa terminou o campeonato na penúltima posição e rebaixada novamente a Série B.

Palmeiras 0x1 Botafogo

A zebra da rodada aconteceu no Palestra Itália, onde o Botafogo venceu o Palmeiras por 1 a 0, mas o resultado não deixou o verdão fora da Libertadores pois o Flamengo perdeu e deixou a 4ª posição com o clube paulista.

O Palmeiras entrou pressionando o Bota, mas o clube alvinegro conseguiu equilibrar a partida e o jogo teve chances de ambas equipes. A torcida comemorou os gols contra os rivais Cruzeiro e Flamengo, mas a equipe pareceu muito tranqüila com os resultados e deixou o torcedor com raiva.

Raiva que aumentou no segundo tempo com o gol do alvinegro carioca. Aos 4 minutos, após boa jogada do ataque botafoguense, Wellington Paulista completou de cabeça. O Palmeiras perdia o 3º lugar, já que o Cruzeiro virava para cima da Portuguesa. Agora a torcida era contra o Flamengo que já tomava uma goleada em Curitiba. Nem as mexidas de Luxemburgo fizeram com que o alviverde virasse o jogo e o Palmeiras está na fase preliminar da Libertadores graças a derrota do Flamengo. O Botafogo termina o Brasileirão na 7ª posição e com vaga na Sul-Americana.

Atlético-PR 5x3 Flamengo

No jogo mais emocionante da rodada, o jogo que envolvia as duas pontas da tabela, o Atlético-PR usou a força da torcida que lotou a Arena da Baixada e venceu o Flamengo por 5 a 3, mantendo-se na Série A e jogando o rival carioca fora da Libertadores.

Precisando de uma vitória para não ser rebaixado, o Furacão partiu para cima dos cariocas e marcou logo aos 12 minutos com um gol contra de Toró. O Flamengo também precisava da vitória para se classificar a Libertadores, desde que os concorrentes tropeçassem, e eles estavam tropeçando. A situação dos paranaenses estava mais tranqüila já que os concorrentes não estavam ganhando. Rafael Moura fez o 2º aos 27, após bobeada da defesa flamenguista.

Os gols continuavam rolando em Curitiba. Aos 35, Vandinho foi derrubado na área e Marcelinho Paraíba diminuiu o marcador. Antes de qualquer reação flamenguista, o Furacão marcou o 3º com Júlio César, aos 39. Mas Marcelinho Paraíba voltou a diminuir em um chute que desviou na zaga. Final do 1º tempo com 3 a 2 para os paranaenses.

Com a vitória, o Furacão estava se garantindo na elite por isso o ritmo diminuiu na 2ª etapa. E o Flamengo estava perdido em campo, não conseguia reagir no jogo e a vaga na Libertadores estava ficando longe. O Atlético conseguiu a permanência na elite com mais 2 gols, Zé Antonio e Alan Bahia fizeram estes gols. Marcelinho Paraíba voltou a marcar e diminuiu um pouco mais um vexame rubro-negro em Curitiba. Mas a vaga não veio a Libertadores, mas o clube está na Sul-Americana com a 5ª colocação. Quanto aos paranaenses, eles ficaram livres do rebaixamento e ainda faturaram a vaga na Sul-Americana com o 13º lugar.

Vasco 0x2 Vitória

Nos últimos anos uma equipe grande do nosso futebol tem sempre caído para a segunda divisão. A vitima deste ano foi o Vasco da Gama, que foi rebaixado em casa ao perder para o Vitória por 2 a 0. Foi o pior dia da história cruzmaltina.

O Vasco foi para cima desde o inicio crendo no milagre e a torcida empurrando. As chances apareciam, mas a má qualidade apresentada durante todo o campeonato falou mais alto e os cariocas não chegavam ao gol. Os resultados também não ajudavam. Para piorar, o Vitória chegou ao gol. Marquinhos tocou para Leandro Domingues tocar na saída de Rafael, aos 24. Agora só um milagre salvava o Vasco.

No segundo tempo, a torcida continuava apoiando o time em campo, mas já na base do desespero, as chances criadas não eram aproveitadas. O fantasma do rebaixamento a cada minuto se aproximava e a torcida começava a chorar nas arquibancadas. Aproveitando o desespero vascaíno, os baianos colocaram a fechadura no caixão cruzmaltino aos 29, Ricardinho chutou na entrada da área e Adriano entrou de carrinho para completar para o gol. Esse gol do Vitória decretou o rebaixamento do Vasco a segunda divisão e um fato triste ocorreu além das quatro linhas. Um torcedor do Vasco ameaçou suicidar-se se jogando da marquise do estádio, mas os bombeiros o salvaram a tempo. O Vasco terminou numa melancólica 18ª posição e o Vitória garantiu a inédita classificação a Sul-Americana na 10ª colocação.

Figueirense 3x1 Internacional

O outro rebaixado que se decidiu na última rodada saiu em Florianópolis e foi o Figueirense. Apesar da vitória sobre o time misto do Inter por 3 a 1, o Figueira volta a Série B por causa do empate sem gols entre Santos e Náutico. O Inter saiu na frente com o estreante da tarde Talles Cunha, aos 25. O Figueira conseguiu a virada no segundo tempo com Marquinho, aos 8, Rafael Coelho, aos 23, e Cleiton Xavier, aos 25. Mas os gols não evitaram a queda da equipe de Floripa, que terminou o Campeonato em 17º lugar. O Inter terminou o Campeonato em 6º.

Santos 0x0 Náutico

O Náutico precisava de um empate para permanecer na elite e ele veio de forma dramática, pois segurou um empate com o Santos por 0 a 0. O Peixe queria a vaga na Sul-Americana e o artilheiro Kleber Pereira querendo se tornar artilheiro isolado, mas quem comemorou foi o Timbu a permanência na Série A em 16º e o Santos terminou na 15ª posição, os dois clubes não se classificaram para a Copa Sul-Americana.

Outros jogos da rodada

Fluminense(14º) 1x1 Ipatinga(20º)
Washington; Adeilson

Sport(11º) 4x3 Coritiba
Wilson(3) e Durval; Keirrison, Thiago Bernardi e Rodrigo Mancha

Bola de Ouro da revista Placar

Na última segunda feira, a revista Placar entregou a Bola de Prata para os melhores do campeonato. Vamos aos agraciados

Goleiro – Rogério Ceni (São Paulo)
Lateral Direito – Vítor (Goiás)
Zagueiros – André Dias e Miranda (São Paulo)
Lateral Esquerdo – Juan (Flamengo)
Volantes – Hernanes (São Paulo) e Ramires (Cruzeiro)
Meias – Wágner (Cruzeiro) e Tcheco (Grêmio)
Atacantes – Nilmar (Internacional) e Borges (São Paulo)
Bola de Ouro – Rogério Ceni (São Paulo)
Chuteira de Ouro – Keirrison (Coritiba) – 40 gols na temporada

Premio Craque do Brasileirão

Na mesma segunda, também aconteceu a entrega do premio Craque do Brasileirão, oficial da CBF. Na solenidade, o São Paulo recebeu a taça do tricampeonato. Os campeões da Série B, Corinthians, e da Série C, Atlético-GO, também receberam a taça do campeonato.

Vamos aos premiados da noite

Goleiro - Victor (Grêmio) venceu Rogério Ceni (São Paulo) e Marcos (Palmeiras).

Lateral direito - Leonardo Moura (Flamengo) venceu Vitor (Goiás) e Élder Granja (Palmeiras).

Zagueiro direito - Thiago Silva (Fluminense) venceu André Dias (São Paulo) e Fábio Luciano (Flamengo).

Zagueiro esquerdo - Miranda (São Paulo) venceu Ronaldo Angelim (Flamengo) e Réver (Grêmio).

Lateral esquerdo - Juan (Flamengo) venceu Leandro (Palmeiras) e Kléber (Santos).

Volante direito - Hernanes (São Paulo) venceu Rafael Carioca (Grêmio) e Pierre (Palmeiras).

Volante esquerdo - Ramires (Cruzeiro) venceu Guiñazu (Internacional) e Diguinho (Botafogo).

Meia-direita - Diego Souza (Palmeiras) venceu Tcheco (Grêmio) e Ibson (Flamengo).

Meia-esquerda - Alex (Internacional) venceu Wagner (Cruzeiro) e Lúcio Flávio (Botafogo).

Primeiro atacante - Kléber Pereira (Santos) venceu Keirrison (Coritiba) e Guilherme (Cruzeiro).

Segundo atacante - Alex Mineiro (Palmeiras) venceu Nilmar (Internacional) e Kléber (Palmeiras).

Técnico - Muricy Ramalho (São Paulo) venceu Vanderlei Luxemburgo (Palmeiras) e Celso Roth (Grêmio).

Árbitro - Leonardo Gaciba (RS) venceu Leandro Vuaden (RS) e Carlos Simon (RS).

Revelação - Keirrison (Coritiba) venceu Marquinhos (Vitória) e Jean (São Paulo).

Craque do campeonato - Hernanes (São Paulo) venceu Kléber Pereira (Santos) e Alex (Internacional)

Craque da torcida - Thiago Silva (Fluminense) venceu Juan (Flamengo) e Hernanes (São Paulo).

Artilheiro – Kleber Pereira (Santos), Keirrison (Coritiba) e Washington (Fluminense) com 21 gols.