sábado, 18 de agosto de 2007

Mundial Sub-17: Brasil humilha a Nova Zelândia na estréia

Share |

Por Leonardo Martins


Em jogo disputado na madrugada deste sábado, na cidade sul-coreana de Jeju. A Seleção Brasileira Sub-17 goleou a Nova Zelândia por 7 a 0 e começou bem a busca pelo tetra na competição da Fifa.

O Brasil começou arrasador o jogo, aos 9 segundos (isso mesmo segundos), Fabinho marcou o gol mais rápido da história da competição. Aos 6 minutos, o zagueiro Lázaro marcou o segundo. A Seleção dominava completamente o jogo perdendo muitas chances de ampliar, mas errava muitos passes, o que irritou muito o técnico Lucho Nizzo. Aos 31 minutos, o goleiro brasileiro Marcelo defendeu um pênalti. No final da etapa, o Brasil achou o 3º gol com Giuliano.

O tempo mudou mas o ímpeto brasileiro continuou o mesmo. Aos 3 minutos, o lateral Fábio chutou no ângulo e marcou o quarto. Aos 9 minutos, a seleção marcou o quinto com Alex Teixeira que driblou o zagueiro e chutou rasteiro. Logo em seguida, Fábio sofreu pênalti e a estrela da Seleção, Lulinha, cobrou com categoria marcando o sexto gol. Fechando o placar, o atacante Júnior desviou o cruzamento de Bruno Collaço marcando o sétimo. Final de jogo: Brasil 7x0 Nova Zelândia.

Uma estréia tranqüila para uma seleção que parece ter recuperado a confiança após o fracasso nos Jogos Pan-Americanos, em que foi eliminada na primeira fase ao perder para o Equador em um Maracanã lotado. O Brasil é o maior vencedor do Mundial sub-17, com três títulos. Nas últimas seis finais, esteve presente em cinco.

A seleção volta a jogar na terça contra a Coréia do Norte para garantir a classificação a próxima fase da competição.

Campeonatos Europeus - Bundesliga, Superliga e Eredivisie

Share |

Por Gabriel Seixas

Os campeonatos internacionais agitaram a rodada da Sexta-Feira. Hoje, além do início da 2ª rodada da Bundesliga, tivemos a estréia da Eredivisie (Holanda) e da Superliga (Portugal). Confira o balanço dos três campeonatos internacionais:

Campeonato Alemão


Hoje, abrindo a segunda rodada da Bundesliga, o Karlsruhe recebeu o Hannover 96. Com mais de 30.000 pessoas no estádio, o torcedor viu a equipe da casa ser derrotada por 2x1, de virada.

O Karlsruher SC começou a partida no 4-2-3-1, esquema tradicional na Alemanha. A esperança de gols era depositada no meia Tomas Hajnal, destaque da equipe contra o Nürnberg na rodada passada, quando marcou 2 gols. A equipe também depositava suas fichas no atacante Kapilani, e na experiência de Görlitz.

O Hannover começou no mesmo esquema, porém, com peças mais 'aproveitáveis' na equipe. A começar pelo centroavante: Enquanto o Karlsruhe tinha o modesto Kapilani, o Hannover contava com Mike Hanke, que já teve diversas passagens pela seleção alemã. O zagueiro Fahrenhorst e o meia Bruggink são os outros pontos de equilíbrio da equipe. Só que, enquanto Edmund Becker pôde contar com todos os titulares que venceram o Nürnberg por 2x0 fora de casa, Dieter Hecking não pôde contar com três titulares: O jovem Spören Tarnat, Zuraw Yankov e Pinto foram substituídos por Halfar, Lala e Lauth. Rosenthal e o brasileiro Vinicius também não estavam a disposição de Hecking, porém, estes dois são reservas.

A partida começou sonolenta, com o Karlsruhe tendo a maior posse de bola e o domínio da partida. A combinação de Hanke e Bruggink, aos 19 minutos, não resultou em gol, mas era prova de que a equipe da casa estava mais ligada e determinada rumo a vitória.E, de fato, era mesmo. Aos 37, Tomas Hajnal faz jogada pela meia-direita e serve Maik Franz, que não perdoa, abrindo 1 a 0 para o Karlsruhe.Ainda no primeiro tempo, Kapilani acerta um bom arremate, que tira tinta da trave de Enke. Era o fim da primeira etapa, onde o Karlsruhe tinha o domínio e, praticamente, o jogo nas mãos.

Mas isto era apenas ilusão. A equipe de Dieter Hecking voltou com outra postura para a segunda etapa. Aos 11, Bruggink faz uma linda jogada pela direita e cruza para Mike Hanke cabecear e empatar o jogo.

E era a dupla dinâmica que carregava o Hannover na partida. Pra melhorar ainda mais o setor ofensivo da equipe, Hecking colocou Stajner no lugar do apagado Huszti. A alteração não surtiu tanto efeito, mas a equipe deixou de ter uma peça nula em campo. Aos 30 da segunda etapa, Hanke passa para Balitsch marcar o gol da vitória e o da virada, que dá os primeiros 3 pontos do Hannover na Bundesliga. O Karlsruhe também tem 3 pontos, mas com saldo 1, enquanto o Hannover tem saldo 0.

Campeonato Português


Na abertura da Superliga nesta temporada 07/08, o Sporting não tomou conhecimento do Acadêmica e goleou por 4x1. Liédson, Derlei, Tonel e João Moutinho marcaram para o Sporting, enquanto Gyano diminuiu.

Pelo lado do Sporting, o trio Stojkovic, Simon e Derlei estreou com a camisa leonina em jogos oficiais. A equipe da casa contava com vários brasileiros: Polga, Ronny, Derlei e Liédson como titulares, além de Gladstone no banco.

A partida começou morna, e só veio esquentar a partir dos 20 minutos. Aos 26, saiu a primeira jogada trabalhada, feita pelo Sporting. O brasileiro Liédson fez jogada pela pontae cruzou. Simon fez o corta luz, deixando a bola limpa para Derlei abrir o placar em sua primeira partida pelo Sporting em competições oficiais.

A equipe leonina era bastante segura na defesa, mostrando que a linha de 4 se entendeu bem no setor defensivo. O problema era mesmo a criação de jogadas, já que o argentino Romagnoli estava apagado e sonolento. Aos 44 minutos, Ronny faz jogada pela ponta canhota e cruza para Liédson testar e fazer 2 a 0 Sporting. A pressão era tão grande, que pra se ter uma idéia, em todo o primeiro tempo, Stojkovic só precisou fazer uma reposição de bola. A equipe de Paulo Bento correspondia as expectativas na primeira etapa.

Insatisfeito com o desempenho de sua equipe, Manuel Machado fez uma alteração dupla: Tirou Berger e Ivanildo para as entradas de N'Doye e do perigoso Gyano.

No início da segunda etapa, Liédson teve uma ótima chance pra fazer o terceiro, mas parou na grande defesa de Pedro Roma, após cruzamento de Moutinho e a cabeçada mortal do camisa 31, exigindo uma elasticidade tamanha a Roma.

Derlei e Liédson, mostrando um bom entendimento no setor de frente, fizeram mais uma jogada, que desta vez, resultou no gol de Tonel, fazendo 3 a 0.

Aos 37 da segunda etapa, Gyano ainda buscou forças para diminuir a partida, na única chance clara de gol do Acadêmica na partida. E, por fim, após pênalti sofrido pelo endiabrado Liédson, João Moutinho converte e faz 4 a 1 para os leões.

Paulo Bento, no final da partida, ainda promoveu a estréia de Adrien nos profissionais do Sporting. Ele esteve apenas 2 minutos em campo, mas já sentiu o frio da barriga na estréia.

Campeonato Holandês


Na abertura da Eredivisie 07/08, Heerenveen e Willem II ficaram num empate insosso em 0x0 no jogo de abertura do Campeonato Holandês. A equipe de Afonso Alves - e agora de Paulo Henrique, ex-Atlético/MG - tropeça em casa na estréia e perde pontos que poderão fazer falta na reta final. Amanhã, mais 4 jogos da Eredivisie serão realizados, e a equipe do Esporte é Vida estará lá, acompanhando o desenrolar da rodada.

Série B - Balanço da rodada de hoje (Sexta-Feira)

Share |
Por Gabriel Seixas


A última rodada do 1º turno da Série B teve hoje, mais 3 jogos realizados. No Bruno José Daniel, o Santo André conseguiu sua reabilitação no campeonato e goleou o Ceará por 5x2. No jogo onde prevaleceu muito mais a raça do que a técnica, os desesperados Ituano e Avaí ficaram no 1x1. Em jogo insosso, Brasiliense e São Caetano não saíram do zero, na Boca do Jacaré. Confira o balanço da rodada:


Santo André 5 x 2 Ceará

Em jogo realizado no Bruno José Daniel, o Santo André, que tem a pior campanha em casa dentre os 20 participantes do torneio, goleou o Ceará por 5x2 e conseguiu a terceira vitória dentro de seus domínios na competição.
O Ramalhão, que não vencia há 8 rodadas (a última vitória aconteceu há 1 mês, quando venceu o Ituano por 3x0), agora soma 20 pontos e está na 18ª colocação. Já o Ceará, momentaneamente, está em 11º, com seus 25 pontos.
A vitória do time do ABC paulista veio muito mais rápido do que o esperado. Em 25 minutos, a equipe marcou 4 gols. Logo aos 3, Luciano Bebê chutou da intermediária e encobriu o goleiro Adílson, marcando um bonito gol e abrindo o placar. Aos 10, Fábio Luis recebeu livre na área e não perdoou, marcando o segundo do Ramalhão.
3 minutos depois, Cesinha aproveita bola levantada na área e abre 3x0 pro Santo André em apenas 13 minutos. Uma disposição que o torcedor não via há muito tempo na equipe do Santo André.
Aos 22 minutos, o Ceará reagiu. Rômulo recebeu passe de Mazinho Lima e tocou no ângulo do goleiro Neneca, diminuindo o placar. Não deu nem tempo de sentir um 'alívio'. Três minutos depois, Dedimar aproveita cruzamento de Rogério e cabeceia, marcando o quarto gol da equipe do Ramalhão.
Com um 4x1 no marcador, o Santo André voltou para o intervalo mais tranquilo do que nunca. Já o técnico Heriberto Cunha não gostou nada nada da exibição da equipe. Tanto que no intervalo, tirou Marcos Pimentel e Marcinho para as entradas de Michel e Ademar.E parecia que as alterações haviam surtido efeito: Rômulo, aos 22 minutos, diminuiu o placar, botando 4x2. Apenas parecia. No fim da partida, Sandro Gaúcho ainda marcou o quinto e fechou o caixão do vovô.

Ituano 1 x 1 Avaí

Num jogo sofrível, bem ao estilo das duas equipes, Ituano e Avaí ficaram no 1x1 e complicaram suas situações na Série B. A equipe de Itu agora têm 17 pontos, e divide a lanterna do campeonato com o Remo, tendo um jogo a mais. A queda para a terceirona, a cada rodada, fica inevitável. Já o Avaí permanece em 15º, apenas 1 ponto a frente da zona do descenso.
O Ituano vinha com algumas novidades na escalação, como a entrada do volante Márcio Pinho, ex-Remo, do zagueiro Kanu e do atacante Júlio César. O Avaí tinha como principal novidade, o esquema adotado por Alfredo Sampaio: O 4-4-2.
No início da partida, Júlio César já chegou mostrando serviço pelo Galo: O atacante soltou uma bomba para ótima defesa de Eduardo Martini.
Mas, o primeiro gol só saiu aos 24 minutos da primeira etapa: Vandinho chutou, a bola resvalou no zagueiro e sobrou limpa pra para Jéfferson Feijão abrir o placar. Buscando uma reação imediata, o Ituano pressionou - e muito - a equipe catarinense. A melhor das chances foi com Júlio César, que após falha de Martini, cabeceou no travessão.
Na metade da segunda etapa, Scarpino tirou Patrick para a entrada do meia armador Geninho, colocando Alex Maranhão na esquerda. A alteração surtiu efeito, e a equipe chegou ao empate, através do persistente Júlio César, após jogada de Paty.
O final do jogo foi bastante movimentado, e emocionante. Geninho, aos 32, soltou uma pancada certeira, para bela defesa do craque do jogo, Eduardo Martini. Pelo conjunto da obra, o Ituano levou um grande azar de não ter saído com os 3 pontos.

Brasiliense 0 x 0 São Caetano

O Brasiliense perdeu a oportunidade de encostar ainda mais no grupo dos 4 melhores da competição. A equipe não conseguiu sair do 0x0 com o São Caetano, jogando em seus domínios. O empate foi ruim para ambas as equipes: O Brasiliense perde a chance de entrar no G-4 e mantém a quinta posição, agora com 30 pontos. Já o São Caetano é 14º, com 24 pontos (3 a mais que o Santa Cruz, a primeira das equipes na zona do rebaixamento).
O São Caetano teve uma novidade: Ivan Baitelo assumiu a equipe interinamente, já que Paulo Comelli abandonou a barca. Além disso, a equipe contou com a estréia do atacante Luizão. Já o Brasiliense, sem Dimba, atuou no 4-2-3-1, com Iranildo, Allan Delon e Adrianinho encarregados de armar as jogadas da equipe, com Warley na frente. O Azulão atuou no 4-2-2-2, com uma dupla experiente no ataque: Luizão e Tuto começaram a partida.
A primeira chance de perigo foi de Carlos Alberto, que soltou uma bomba e obrigou Luiz a fazer bela defesa. O trabalho de Luiz na partida não terminou por aí. Aos 31, Júnior Baiano aproveita cruzamento de Adrianinho e testa para outra bela defesa de Luiz, muralha da partida. Acha pouco? Aos 45, Iranildo cruza pela direita e Padovani cabeceia forte para o chão, exigindo a terceira linda defesa de Luiz na partida, e só no primeiro tempo. O São Caetano ameaçou apenas uma vez a meta adversária, quando Tuto avançou em velocidade, ficou cara-a-cara com Guto e mandou pra fora, perdendo uma ótima oportunidade.
O segundo tempo não teve a mesma movimentação do primeiro, e foi sonolento ao extremo, arrancando até mesmo vaias do torcedor candango. A principal chance veio com a dupla que acabara de entrar. Patrick e Reinaldo Aleluia - que entraram nos lugares de Rafael Toledo e Allan Delon - tabelaram na meia-lua e o segundo bateu com força, por cima da meta de Luiz. E foi só.


Complemento da rodada:

Todos os jogos às 16:00

Fortaleza/CE x Marília/SP
Criciúma/SC x Portuguesa/SP
Coritiba/PR x Santa Cruz/PE
Ponte Preta/SP x Remo/PA
Grêmio Barueri/SP x CRB/AL

Flamengo vence Fluminense e continua a sua caminhada contra a Zona do Rebaixamento

Share |

Por Gabriel Seixas




Numa vitória dramática, bem ao estilo rubro-negro, o Flamengo derrota o Fluminense por 1 a 0, mesmo com dois jogadores a menos, e continua com o objetivo de se distanciar da Zona do Rebaixamento. Maxi Biancucchi, camisa 10 da equipe, fez o gol da vitória. Além disso, o argentino conduziu a equipe no tempo que ficou em campo.



Com a vitória, o Flamengo já é 18º, com 18 pontos. O Fluminense ocupa a 11ª posição, com 26 pontos.



O técnico Joel Santana optou pela formação 4-3-1-2, variando para o 4-1-3-2 quando a equipe tinha a posse de bola (já que Ibson e Cristian, que fizeram uma partida taticamente muito boa, chegavam bastante ao ataque). Joel também escalou a dupla Maxi Biancucchi e Paulo Sérgio no ataque. O inspirado argentino acabou compensando a pésima partida feita por 'Dindo', que mostra não ter nenhum vigor físico (e técnico), para jogar nos profissionais. Joel, que vinha sendo criticado por escalar uma linha de 4 zagueiros - já que os torcedores não confiam na marcação dos laterais do Fla - acabou mostrando que ele está correto, pelo menos por enquanto. Leonardo Moura não foi tão eficaz no conjunto da partida, mas não comprometeu na marcação. Já Juan fazia uma partida razoável (fez a jogada do gol), mas teve a infelicidade (ou infantilidade) de ser expulso.



O Fluminense também jogou no mesmo esquema, sem contar com a mesma eficácia dos volantes. Arouca foi o único que fez uma partida aceitável, já que o afoito Romeu e o inexperiente Maurício quebraram o sistema defensivo do Flu. O ataque também não teve sua noite de sorte. O inócuo Soares e o isolado Somália criaram poucas chances claras de gol. Renato Gaúcho, sem contar com um lateral-direito de ofício, teve de improvisar David, que fez uma partida muito ruim.



A partida começou, e o Flamengo teve o total controle da partida, sem resultar em chances claras de gol. A melhor delas, no início da partida, foi com o endiabrado Maxi Biancucchi, que invadiu pela esquerda, limpou o zagueiro e chutou para boa defesa de Ricardo Berna.O gol só saiu aos 42 do segundo tempo: Juan invadiu pela meia-esquerda e lançou Maxi Biancucchi, que tocou na saída de Berna para fazer 1 a 0.
Na volta para o intervalo, os dois treinadores optaram pela formação inicial montada por eles. Mas a postura foi completamente diferente. O Fluminense, dispostou a empatar, levou perigo com Somália, aos 4 (chute perigoso, que tirou tinta da trave de Bruno) e aos 9 (teve nova chance de marcar, mas isolou). David também teve uma boa chance num chute de fora da área, que Bruno espalmou.



Aos 13 da segunda etapa, o lateral Juan levou o segundo amarelo e foi expulso, deixando o Flamengo com 10 em campo. A partir daí, o Fluminense voltou a sua postura ofensiva que havia mostrado no início da segunda etapa. Os dois treinadores mexeram nas suas equipes. Renato colocou o meia Cícero no lugar de Romeu, mostrando que ali era o momento de desespero. Já Joel optou por fazer uma alteração dupla: Sacou o apagado Paulo Sérgio para a entrada de Egídio, recompondo o setor esquerdo defensivo do time. Ele também colocou Obina no lugar de Maxi Biancucchi (peraí, alguém entendeu?). O 'anjo negro' ficou muito isolado na frente, e os contra-ataques do Flamengo foram praticamente extintos com as alterações.



Mesmo com a expulsão de Roger, aos 29 minutos da segunda etapa, o Fluminense não conseguiu uma reação imediata e a partida ficou nisso. A raça da equipe do Flamengo prevaleceu a técnica do Fluminense, e mesmo com 9 em campo, o Mengão saiu com um 1 a 0 pra lá de vantajoso.




Próximos compromissos



O Flamengo enfrenta o Palmeiras no domingo, partida que será realizada no Palestra Itália. Já o Fluminense, também no domingo, vai até o Mineirão enfrentar o Cruzeiro.