segunda-feira, 17 de novembro de 2014

O Show do Brasileirão – 17/11/14

Share |


Série A

O Cruzeiro conseguiu uma vitória importante que lhe dá a condição de ser campeão daqui a duas rodadas. Os celestes foram a Vila Belmiro e venceram o Santos por 1 a 0, chegando a Libertadores pelo segundo ano seguido e com mais duas vitórias, sendo tetracampeão brasileiro. O São Paulo entrou em campo duas vezes na última semana pelo Brasileiro, o jogo contra o Inter foi antecipado para a última quarta e em um jogo polêmico, o Tricolor do Morumbi empatou em um gol com o Inter. Já neste domingo, o São Paulo fez o clássico Paulista com o Palmeiras e o venceu por 2 a 0, mantendo a diferença para os azuis de Minas em quatro pontos, mas com um jogo a mais.

Também com um jogo a mais, o já citado Inter, venceu o Goiás por 1 a 0 e assumiu, temporariamente, a terceira colocação, e abre a turma que briga por vaga na Libertadores, o destaque da vitória colorada foi o gol de bicicleta marcado pelo zagueiro Paulão. O outro time gaúcho, o Grêmio vem logo atrás com a vitória importante conseguida em Criciúma por 3 a 0 sobre o time da casa, conseguindo a terceira vitória seguida. Fechando a turma dos 60 pontos está o Corinthians, que, também, fora de casa complicou a vida do Bahia ao vence-lo por 2 a 1. Tanto Bahia como Criciúma estão quase rebaixados com as derrotas em casa.

O Atlético-MG saiu da turma que vai a Libertadores ao tropeçar em casa diante do Figueirense. O Galo usou time reserva, assim como na rodada passada, mas não passou de um empate em um gol. O Fluminense continua na briga pela vaga a competição continental ao derrotar o desesperado Botafogo por 1 a 0, o alvinegro tem situação complicada na briga contra o rebaixamento.

As coisas se complicaram para os já citados Criciúma, Bahia e Botafogo, porque o Z-4 tem um novo integrante, a Chapecoense. O time do interior catarinense perdeu o confronto direto em casa para o Vitória por 1 a 0 e trocou de lugar com o rubro-negro baiano. O resultado, também, foi ruim para o, já citado, Palmeiras e para o Coritiba, que reaproximou da zona vermelha ao ser derrotado pelo Flamengo por 3 a 2 no Maracanã. Quem espantou de vez o perigo de rebaixamento foi o Sport, que foi a Curitiba e venceu o Atlético-PR por 1 a 0.

Classificação após 34 rodadas

1º Cruzeiro – 70pts
2º São Paulo* – 66pts
3º Internacional*, Grêmio e Corinthians – 60pts
6º Atlético-MG – 58pts
7º Fluminense – 57pts
8º Flamengo – 47pts
9º Santos e Atlético-PR – 46pts
11º Goiás e Sport – 44pts
13º Figueirense – 40pts
14º Palmeiras – 39pts
15º Vitória e Coritiba – 37pts
17º Chapecoense – 36pts
18º Botafogo – 33pts
19º Bahia – 31pts
20º Criciúma – 30pts
* Jogo a mais

Série B

No jogo da festa e da disputa da liderança, os dois já garantidos na elite em 2015, Joinville e Ponte Preta, fizeram um bom jogo. Melhor para o time catarinense que venceu por 3 a 1 e reassumiu a liderança da competição com 2 pontos a mais que os campineiros. O G-4 tem novo integrante, o Ceará, que venceu o terceiro colocado, Vasco, por 2 a 0  e assumiu a quarta posição.

Novamente, muitos times desperdiçaram a chance de entrar no grupo de acesso. O Boa Esporte, ex-integrante do grupo, perdeu para o Sampaio Correa por 3 a 0. O Avaí foi derrotado pelo América-MG pelo mesmo placar, o Coelho entrou na briga pelo acesso. O Atlético-GO perdeu para o Paraná por 2 a 0. O Santa Cruz, também, vacilou ao perder para o desesperado Bragantino por 2 a 1.

Na briga pelo descenso, a rodada marcou o rebaixamento do Vila Nova, que perdeu para o ex-Z-4 Oeste por 1 a 0 e retorna a terceirona após um ano. O ABC desperdiçou a chance de escapar da turma ao empatar com a já rebaixada Portuguesa sem gols. O América de Natal ganhou uma sobrevida ao vencer o confronto direto contra o Icasa por 2 a 0, mas ambos os times estão na zona vermelha. Para fechar a rodada, o Náutico derrotou o Luverdense por 1 a 0, mas tem chances remotas de acesso.

Série C

Pela terceira divisão, o jogo de ida da final entre Macaé e Paysandu terminou empatado em um gol no norte-fluminense. Os gols saíram no segundo tempo, João Carlos abriu o placar para os cariocas e Yago Pikachu fez o gol de empate para o Papão. O jogo de volta acontece no sábado com um Mangueirão lotado.

Série D

O bom momento do futebol mineiro chegou a quarta divisão, o estado levou a Série D com o Tombense. A equipe de Tombos foi campeã da última divisão do Brasileirão ao vencer o Brasil de Pelotas por 4 a 2 nos pênaltis após um empate sem gols no tempo normal. É o segundo título mineiro na D, o primeiro foi o Tupi em 2011.