terça-feira, 3 de junho de 2014

Guia da Copa 2014 – Grupo C

Share |


Colômbia


Capital: Bogotá
População: 45,2 milhões de habitantes
Participações em Copas: 5
Melhor participação: primeira fase (1962)
Ranking Fifa: 5º (maio/2014)
Jogos  na primeira fase: 14/06 – Colômbia x Grécia (Belo Horizonte)
                                       19/06 – Colômbia x Costa do Marfim (Brasília)
                                       24/06 – Colômbia x Japão (Cuiabá)

Estrela: James Rodriguez (M-Monaco/FRA)

Time base (4-4-2): Ospina; Zuñiga, Zapata, Yepes, Armero; Sanchez, Aguilar, Cuadrado, James Rodriguez; Bacca e Gutierrez. T: José Pekerman

Os colombianos voltam ao mundial após 16 anos e prometem fazer barulho em gramados tupiniquins. A última copa da Colômbia foi na França em 1998, quando ainda jogavam jogadores lendários como Rincón, Asprilla, Valderrama e Higuita. A seleção de hoje conta com jogadores que lembram esta geração e poderia ser ainda melhor caso o atacante Falcao Garcia, a estrela do time, não tivesse machucado e ficado de fora da Copa.  Agora, a responsabilidade de comandar o time amarelo cabe a James Rodriguez, companheirode Falcao no Monaco. Mesmo sem Falcao, a Colômbia tem time para alcançar a segunda fase.

Grécia


Capital: Atenas
População: 11 milhões de habitantes
Participações em Copas: 3
Melhor participação: primeira fase (1994)
Ranking Fifa: 10º (maio/2014)
Jogos na primeira fase: 14/06 – Grécia x Colômbia (Belo Horizonte)
                                      19/06 – Grécia x Japão (Natal)
                                      24/06 – Grécia x Costa do Marfim (Fortaleza)

Estrela: Konstantinos Mitroglu (A-Olympiacos/GRE)

Time base (4-5-1): Kamezis; Torosidis, Manolas, Sokratis, Holebas; Maniatis, Tzolis, Katsouranis, Mitroglu, Salpingidis; Samaras. T; Fernando Santos

A Grécia, que surpreendeu o mundo ao ganhar a Euro 2004, ainda aposta na defesa para ir em algum lugar, mas tem um time fraco e dependente das jogadas de Mitroglu, a estrela do time. Com a defesa sólida, os gregos esperam barrar os ataques colombianos e marfinenses na primeira fase da Copa.

Costa do Marfim


Capital: Abdijan
População: 20,1 milhões de habitantes
Participações em Copas: 3
Melhores participações: primeira fase (2006, 2010)
Ranking Fifa: 21º (maio/2014)
Jogos na primeira fase: 14/06 – Costa do Marfim x Japão (Recife)
                                      19/06 – Costa do Marfim x Colômbia (Brasília)
                                      24/06 – Costa do Marfim x Grécia (Fortaleza)

Estrela: Didier Drogba (A-Galatasaray/TUR)

Time base (4-3-3): Barry; Aurier, Kolo Toure, Zokora, Boka; Die, Tioté, Yaya Toure; Gervinho, Drogba, Kalou. T: Sabri Lamouchi

Os marfinenses, enfim, deram sorte e caíram num grupo mais tranquilo nesta copa. Depois de encarar Argentina e Holanda em 2006 e Brasil e Portugal em 2010, o time laranja da África agora tem chances boas de alcançar a segunda fase. Para isto, conta com a mesma base das últimas copas comandadas pelas estrelas Drogba e Yaya Toure, aliado a bons jogadores como os atacantes Gervinho e Kalou.

Japão


Capital: Tóquio
População: 127 milhões de habitantes
Participações em Copas: 5
Melhores participações: oitavas-de-final (2002, 2010)
Ranking Fifa: 47º (maio/2014)
Jogos na primeira fase: 14/06 – Japão x Costa do Marfim (Recife)
                                      19/06 – Japão x Grécia (Natal)
                                      24/06 – Japão x Colômbia (Cuiabá)

 Estrela: Shinji Kagawa (M-Manchester United/ING)

Time base (4-2-3-1): Kawashima; Uchida, Morishige, Yoshida, Nagatomo; Endo, Hasebe; Honda, Kagawa, Okubo; Okazaki. T: Alberto Zaccheroni.

Os japoneses vão para a quinta copa seguida com um time técnico e que valoriza a defesa graças ao treinador italiano Zaccheroni. O toque de tecnicidade no time japonês estão nos pés de seus principais jogadores, Kagawa e Honda, que jogam em Milan e Manchester United.  E são eles as principais esperanças de avançar as  fases finais no mundial.

Amanhã, no especial Guia, o Grupo D,  o chamado grupo da morte com 3 Seleções Campeãs mundiais.

Brasil ganha do Panamá

Share |


A primeira exibição da Seleção no período pré-Copa do Mundo aconteceu em Goiânia no Serra Dourada com um ótimo público. O adversário era o desconhecido Panamá e o time canarinho cumpriu bem o papel ao golear a equipe da América Central por 4 a 0.

O Brasil começou o jogo com dois reservas, Dante no lugar do capitão Thiago Silva e Ramires no lugar de Paulinho. Os dois jogadores ficaram em Teresópolis tratando de contusões.  O restante foi o time campeão da Copa das Confederações.

Porém, o que se viu foi uma seleção sonolenta no inicio do jogo e as chances de gols foram escassas. Até Neymar estava com certa “preguiça”, e os panamenhos tinham mais posse de bola. Mas, aos poucos, o Brasil conseguiu o ritmo normal e as chances apareceram. O time brasileiro conseguiu o primeiro gol em uma falta magistral cobrada por Neymar aos 26.

O gol do craque tranquilizou a seleção em campo  e as movimentações do time apareceram, o jogo brasileiro começou a fluir e o segundo gol apareceu com Daniel Alves em chute de longe aos 39 minutos. A essa altura, a torcida  já começara a  gostar da exibição do time.

Na volta do intervalo, três substituições. Os laterais Daniel Alves e Marcelo deram lugar a Maicon e Maxwell, respectivamente, e Ramires saiu para a entrada de Hernanes. E logo no 1º minuto, Neymar voltou a aprontar. O camisa 10 deu lindo passe de calcanhar para Hulk finalizar com perfeição para marcar o terceiro gol do time.

O time voltou melhor para o segundo tempo e com um ritmo de jogo que lembrou a competição do ano passado. Neymar continuava seu show particular e a torcida extasiada nas arquibancadas. Felipão fez mais testes colocando Willian e Jô nos lugares de Oscar e Fred. E foi o meia que fechou a goleada brasileira ao marcar o 4º gol aos 27 minutos em jogada iniciada por Neymar.

O fim de jogo marcou uma boa atuação do escrete brasileiro em terras goianas. Na sexta-feira, o time de Felipão atua no Morumbi diante da Sérvia no último amistoso antes da estreia na Copa do Mundo.