quinta-feira, 5 de março de 2009

Cruzeiro vence na Bolívia

Share |

Por Leonardo Martins


O Cruzeiro fez seu 3º jogo no Grupo 5 da Libertadores na noite de ontem. Foi a Sucre, na Bolívia, e passou sufoco, mas conseguiu ganhar do Universitário por 1 a 0 e continua na liderança do grupo. Porém, os celestes tiveram, mais uma vez, o atacante Kleber expulso.

O Cruzeiro começou dominando a posse de bola e o jogo com bons toques de bola. Porém, a primeira chance foi do Universitário em uma cabeçada de Raimondi que passou ao lado do gol de Fábio. A partir daí, só deu Cruzeiro e, principalmente, o gladiador Kleber. O camisa 25 era o nome do Cruzeiro, as principais chances do time brasileiro saíram de seus pés. Foram 3, uma na rede pelo lado de fora, outra que foi travada pelo goleiro e mais uma que exigiu boa defesa de Lampe.

O time boliviano assustava em chutes de longe, Sillero chutou com perigo aos 17. Sabendo dos efeitos da altitude, o Universitário abusou dos chutes, mas o goleiro azul estava atento em todos os lances.

Os brasileiros continuavam errando muitas oportunidades. Ramires chegou na cara de Lampe, mas chutou em cima do goleiro. O gol cruzeirense estava maduro e ele veio aos 38. Kleber tocou para Jonathan cruzar na cabeça de Thiago Ribeiro que testou firme para marcar seu primeiro gol na temporada. 1 a 0 Cruzeiro.

O Cruzeiro começou o segundo tempo com toda a pinta de que iria partir ao ataque para resolver logo a parada. Aos cinco minutos, Thiago Ribeiro bateu rasteiro e obrigou Lampe a se esticar todo para defender. Só que um minuto depois, Raimondi assustou, e muito, o time celeste. O atacante recebeu passe de cabeça na pequena área, conseguiu chutar, mas foi abafado por Fábio.

Pouco antes dos dez minutos, Adilson Batista tirou Thiago Ribeiro, aparentemente machucado, para a entrada de Jancarlos. Desta forma, Jonathan foi descolado para o meio-campo, e Wagner adiantado para o ataque ao lado de Kléber. A mudança deixou o time brasileiro ainda mais burocrático e abusando dos passes para o lado. Aos 11, Lima cobrou falta de muito longe, e Fábio fez a defesa em dois tempo. Recuados, os mineiros começaram a sofrer pressão dos bolivianos.

Até os 22 minutos do segundo tempo, nenhum cartão amarelo havia sido mostrado na partida. Mas bastou Kléber perder a cabeça para o primeiro cartão aparecer. E logo o vermelho. Em uma disputa de bola com Ribera no ataque, o jogador acertou um chute no rosto do boliviano e foi para o chuveiro mais cedo. Segundo jogo dele na Libertadores, segunda expulsão (a primeira foi contra o Estudiantes, no Mineirão). Na saída do campo, o jogador disse ao técnico Adilson Batista que não havia feito nada.

Com um a menos, a pressão era inevitável. Aos 34, Raimondi quase empatou. Em uma cabeçada perigosa, o goleiro Fábio se esticou todo para defender e salvar. Frio na barriga da galera celeste!

Fábio fechou o gol novamente, aos 42. Em cabeçada de Sillero, o goleirão fez ótima defesa e garantiu a segunda vitória do time na Libertadores 2009. Agora, são doze jogos de invencibilidade no ano. Dez vitórias e dois empates. A liderança do grupo 5 está garantida com 7 pontos. Universitário e Cruzeiro voltam a se enfrentar na próxima rodada no Mineirão.