segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Finais agitam final de semana na Superliga

Share |
Por Leonardo Martins

Neste fim de semana aconteceram as finais do segundo torneio da Superliga Masculina e Feminina. Nas duas finais os visitantes se deram melhor e faturaram o título.

Cimed/Florianópolis 2x3 Vivo/Minas


No Masculino, o Minas conseguiu uma virada espetacular em Florianópolis e venceu a equipe catarinense por 3 sets a 2. O Floripa venceu os dois primeiros sets por 30 a 28 , no 1º, e 26 a 24 no 2º. Quando parecia que os catarinenses confirmaria a vitória de forma tranqüila, os mineiros reagiram e venceu o 3º set por 25 a 22 e o 4º por 25 a 20. No tie-break, o maior jogo do Minas falou mais alto e conseguiu fechar o set e o jogo por 15 a 12, conquistando o título do 2º torneio.

Finasa/Osasco 2x3 Rexona/Rio

Em partida igualmente emocionante, o Rexona venceu o Finasa por sets 3 sets a 2 e faturou o 2º torneio no feminino. As cariocas já haviam levado o 1º torneio. As meninas de Bernardinho saíram na frente com a vitória no 1º set por 25 a 19. O Osasco chegou a virada ao vencer os dois sets seguintes por 25 a 17 e 25 a 23. No 4º set, o Rexona venceu por 27 a 25. No 5º e decisivo set, a maior vontade das cariocas foi determinante para fechar o set em 15 a 9 e o jogo em 3 sets a 2. Dvolvendo a derrota da última rodada da fase de classificação.

Manchester é campeão mundial

Share |

Por Leonardo Martins


O jogo não foi o massacre esperado por todos, mas o Campeão Europeu, o poderoso Manchester United da Inglaterra conseguiu o título mundial sobre o Campeão da Libertadores, a LDU. Os ingleses tiveram bastante dificuldades em derrubar a retranca equatoriana no jogo disputado em Yokohama no Japão, mas conseguiu vencer por 1 a 0..

A primeira boa chance foi da LDU. Logo aos quatro, Manso cobrou falta, a bola passou por todo mundo e Campos, na cara do gol, chutou para fora. A partir daí, só deu Manchester.

Aos dez, Cevallos começou a se destacar. Rooney recebeu lançamento, matou no peito e chutou forte de fora da área, mas o goleiro fez boa defesa. Quatro minutos depois, Cevallos teve que trabalhar de novo em uma pancada do camisa 10 inglês: após cruzamento de Carrick, Rooney bateu e o goleiro colocou para escanteio.

A bola só ficava nos pés do Manchester. E quando caía com Cristiano Ronaldo, delírio da torcida. Principalmente quando o português fazia gracinhas. Como aos 17: o Bola de Ouro deu uma seqüência de quatro dribles e os japoneses foram à loucura nas arquibancadas. Após dois minutos, Ronaldo foi objetivo com habilidade. O craque dominou pela esquerda, deu belo drible e cruzou para a cabeçada de Tevez, mas Cevallos salvou no cantinho esquerdo. Quase gol.

Aos 22, mais pressão inglesa. Desta vez, Anderson deu grande lançamento para Rooney, que entrou na área e tocou por cima do goleiro. A bola saiu por cima, muito perto do travessão.

A LDU se fechava atrás e pouco atacava. Cevallos ainda fez mais duas boas defesas até o intervalo e foi o destaque do primeiro tempo, evitando que o Manchester abrisse o placar.

Na etapa final, um golpe duro para o time de Alex Ferguson logo aos quatro minutos: Vidic deu uma cotovelada em Bieler e foi expulso. Porém, nem com um jogador a mais a LDU se arriscava a atacar o Manchester e deixar a defesa aberta. A pressão dos campeões europeus continuou. Sem Tevez, substituído por John Evans.

Aos 11, Cristiano Ronaldo dominou pelo meio e arriscou de fora da área, com efeito. Cevallos, bem colocado, evitou mais uma vez o gol inglês.

A LDU só conseguiu dar o primeiro chute em direção à baliza de Van der Sar aos 17. E que chute! Manso arriscou de fora da área, a bola ia no ângulo direito, mas o goleiro holandês fez grande defesa com uma mão só.

Depois da retranca, os equatorianos gostaram de tentar o gol. Aos 24, Willian Araujo pegou bem na bola e obrigou Van der Sar a se esticar para salvar o Manchester de novo. O lance acordou os ingleses, que resolveram voltar a jogar.

O gol do título mundial saiu aos 28. Após boa troca de passes, Cristiano Ronaldo recebeu na grande área, enganou a zaga e rolou na esquerda para Rooney, que pegou de primeira, colocado, e acertou o canto direito de Cevallos: 1 a 0 para o Manchester.

A LDU ainda assustou os ingleses aos 43. Manso, de novo, acertou uma bomba de fora da área e Van der Sar, de novo, salvou com uma mão só, no ângulo. O goleiro só teve que usar as duas para levantar a taça. O Manchester é o dono do mundo pela 2ª vez. O primeiro título dos diabos vermelhos tinha sido em 1999 com uma vitória sobre o Palmeiras.

Na decisão do 3º lugar, os japoneses do Gamba Osaka venceram os mexicanos do Pachuca por 1 a 0 e terminaram a competição em 3º lugar.

O Mqundial de Clubes mudará de lugar em 2009 e irá para Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos, esperamos ver um clube brasileiro lá disputando o título mundial. Cabe a Palmeiras, Cruzeiro, Sport, Grêmio e São Paulo, representantes brasileiros na Libertadores 2009, lutar por isso conquistando o título da Libertadores.