sábado, 13 de dezembro de 2014

O Vôlei Brasileiro em xeque

Share |


A modalidade esportiva mais vencedora do Brasil nos últimos tempos vive uma crise neste período. O vôlei brasileiro, que parecia inatingível, se tornou mais um retrato triste da realidade brasileira, que é o de recorrente corrupção em seus quadros máximos. A Confederação Brasileira de Vôlei foi atuada recentemente em relatório da Controladoria Geral da União por conta de falcatruas na antiga gestão da entidade. O fato gerou varias circunstancias que podem colocar em risco o futuro da modalidade.

A CBV, antes, tinha como presidente Ary Graça, tido como um dirigente vitorioso e inovador, mas que por trás era um dirigente com falcatruas em sua gestão. Hoje, Graça, por conta deste “sucesso” a frente do Vôlei, é Presidente da Federação Internacional de Vôlei, cargo máximo deste esporte.

O relatório da CGU foi feito a partir de denúncias da imprensa sobre a gestão de Ary Graça a frente da CBV, onde foram encontradas irregularidades em contratos de marketing. O Banco do Brasil, parceiro da CBV a 23 anos, suspendeu o patrocínio ao vôlei até que a entidade corrija os problemas apontados pelo relatório Muitos jogadores da Seleção se manifestaram com revolta e tristeza pelo ocorrido na gestão de Graça, casos de Murilo e Sheilla.

Ary Graça, como Presidente da FIVB, mostrando sua verdadeira face, ao saber do relatório resolveu punir jogadores da Seleção Masculina com suspensões e multas, como uma forma de retaliação. A CBV, por sua vez, anunciou que desistirá de organizar a fase final da Liga Mundial em 2015, que seria disputada no Rio de Janeiro.

Sem o dinheiro do BB, o futuro da CBV é nebuloso, pois o dinheiro do Banco Federal, é de enorme valia para a Confederação. Como amante do vôlei que sou, já sorri várias vezes nas conquistas da Seleção, fico entristecido com o rumo do esporte, que se tornou o segundo esporte do Brasil.

Infelizmente, este caso é o retrato da realidade brasileira, mais um caso de corrupção na vida do Brasil, depois do Mensalão e do Petrolão, este é mais um caso que não pode ficar impune, pois a impunidade faz a continuação da corrupção em todas as áreas da sociedade brasileira.