sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Galo é surrado em São Januário

Share |

Por Leonardo Martins


Na noite desta quinta-feira, em São Januário, o Vasco recebeu o Atlético-MG querendo dar um basta na crise da equipe. Em uma goleada histórica, os vascaínos deram uma surra no Galo por 6 a 1, mas a crise está longe de terminar no lado vascaíno. O Galo demitiu o técnico Alexandre Gallo.

Apesar dos aplausos na entrada do time em campo, a torcida do Vasco estava pronta para protestar caso as coisas não andassem bem. Afinal de contas, a equipe estava na zona de rebaixamento. A tensão era grande entre os jogadores, pois, durante o dia, dois deles se mostraram insatisfeitos com a pressão de alguns torcedores e nem entraram em campo: Morais e Luizão nem na reserva ficaram e devem sair do clube. Leandro Bomfim, que alegou uma tendinite no joelho direito, foi vetado pouco tempo antes de a partida começar.

Para completar, com quatro minutos de bola rolando, Byro, que foi escalado na vaga de Leandro Bomfim, se machucou sozinho ao torcer o tornozelo esquerdo e pediu para sair. Marquinho entrou em seu lugar. Parecia mesmo que tudo conspirava contra a equipe carioca.

Mas Edmundo estava inspirado e abriu o placar aos 13. Edu cruzou da esquerda, o goleiro Edson saiu mal e soltou a bola nos pés do Animal, que só tocou para o fundo das redes. O Galo respondeu com autoridade aos 15: Jael arrancou pelo meio, passou por Victor e Eduardo Luiz e ainda contou com a sorte ao chutar, pois a bola desviou em Jorge Luiz e encobriu Roberto. 1 a 1 e começo de jogo promissor.
Aos 22, Madson puxou um rápido contra-ataque e tocou para Edmundo, que imediatamente passou para Leandro Amaral na esquerda. O atacante recebeu, cortou para o meio da área e tocou por cobertura, um pouco forte demais, por cima do travessão. Aos 24, Edmundo apareceu de novo ao cobrar escanteio da esquerda; Eduardo Luiz cabeceou bem e pôs o Vasco na frente de novo.

Aos 34, um lance lindo e curioso: Madson chegou a tropeçar na bola, na entrada da área do Galo, mas conseguiu se equilibrar e deu um toque genial, de pé direito, por cima de Edson, que tentou, mas não conseguiu alcançar a bola. Terceiro gol do Vasco e festa em São Januário.

Dois detalhes que chamaram muito a atenção no primeiro tempo foram a fragilidade da defesa mineira, principalmente nas bolas aéreas, e a grande disposição apresentada por todos os jogadores cruzmaltinos, que correram o tempo todo.

E o segundo tempo começou como os donos da casa queriam. Com menos de dois minutos, Wagner Diniz marcou o quarto. Edu fez bela jogada pela esquerda e passou para o lateral-direito, que no meio da área bateu no canto esquerdo de Edson. Goleada em cima do Galo.

Aos seis, Wagner Diniz cruzou da direita na cabeça de Leandro Amaral, que, sozinho dentro da área, não teve nenhuma dificuldade para fazer mais um para o Vasco. Aos 15, Wagner Diniz marcou outro, o sexto, ao receber sozinho diante de Edson após um rápido contra-ataque. O lateral dominou um belo passe de Edmundo e tocou na saída do goleiro alvinegro.

Aos 27, Antônio Lopes colocou Alex Teixeira no lugar de Edmundo, que saiu ovacionado pelos torcedores em São Januário. Ao ser entrevistado, no entanto, o Animal surpreendeu e deixou claro que não gostou nem um pouco de sair.

- O treinador me tirou, como posso estar satisfeito? - indagou.

O curioso é que o substituto do Animal não pareceu se importar muito com a partida. Alex Teixeira praticamente passeou pelo campo de cabeça baixa até o último minuto. Com o jogo definido, o nível técnico da partida caiu bastante. Praticamente não houve mais troca de passes a partir dos 30 minutos, apenas uma correria sem direção dos atleticanos e a economia de fôlego dos cruzmaltinos. Apito final: apesar da bela vitória, a crise continua no Vasco, e mais dias dramáticos estão por vir para o Galo.

Com esta goleada, o Atlético demitiu o técnico Alexandre Gallo e está próximo a zona vermelha no 15º lugar com 18 pontos. O Vasco vem um ponto acima e na 12ª colocação. Na próxima rodada, o Vasco vai ao Morumbi enfrentar o São Paulo e o Atlético recebe o Sport no Mineirão.

Outros jogos da 16ª rodada

Vitória(3º) 2x1 Atlético-PR(16º)
Ramón e Marquinhos; Nei

Botafogo(9º) 2x0 Goiás(18º)
Túlio(2)

Portuguesa(13º) 3x1 Fluminense(19º)
Jonas(2) e Preto; Conca

Figueirense(11º) 1x1 São Paulo(6º)
Tadeu; Hugo

Internacional(10º) 0x1 Santos(17º)
Maykon Leite

Coritiba(8º) 0x1 Grêmio(1º)
Marcel

Sport(7º) 3x1 Ipatinga(20º)
Carlinhos Bala, Luciano Henrique e Ciro; Beto

Próxima rodada

SÁBADO, 02/07
18h20
Goiás x Portuguesa
Náutico x Figueirense
Fluminense x Internacional


DOMINGO, 03/07
16h
Ipatinga x Palmeiras
São Paulo x Vasco
Flamengo x Cruzeiro
Grêmio x Vitória

18h10

Atlético-PR x Botafogo
Santos x Coritiba
Atlético-MG x Sport

Palmeiras vence e embola a disputa pelo campeonato

Share |

Por Leonardo Martins


No jogo mais esperado da 16ª rodada do Brasileiro, Palmeiras e Flamengo fizeram um jogo movimentado no Palestra Itália. Os paulistas venceram por 1 a 0 e embolaram a disputa pela liderança.

O Palmeiras começou explorando as costas dos laterais rubro-negros. Por isto, Élder Granja e, principalmente, Leandro foram muito acionados no primeiro tempo. A 1ª chance de perigo veio em um cruzamento de Leandro que o artilheiro Alex Mineiro completou para fora de cabeça. Em novo cruzamento de Leandro, Diego Souza também cabeceou por cima. O Flamengo tentava nos contra-ataques, mas seu ataque era pouco produtivo. Para piorar as coisas, o zagueiro Ronaldo Angelim machucou a coxa e deu lugar ao ex-palmeirense Dininho. Aos 17, outra chance palmeirense com Diego Souza que chutou para a ótima defesa de Bruno.

Os Rubro-negros só chegaram aos 25 minutos com Juan em um chute de longe. O Flamengo conseguiu equilibrar a partida e a criar chances de gols. Aos 32, Jailton arrancou pela direita e chutou cruzado, assustando Marcos. Alex Mineiro era peça inofensiva no ataque e só assustava em chutes de longe. O 1º tempo terminou com um placar justo.

Na 2ª etapa, o jogo continuou com um ritmo parecido com o da etapa inicial, com muito equilíbrio. No 1º momento de perigo da etapa, os mandantes abriram o placar. Valdívia viu a corrida de Sandro Silva e deu um ótimo passe para o volante verde, que encheu o pé e balançou as redes. 1 a 0 Palmeiras.

O técnico flamenguista mudou logo em seguida, sacou Toró e colocou Airton para melhorar o toque de bola, mas nada melhorou, pois a equipe rubro-negra continuava sem criatividade no meio. O técnico verde também trocou a equipe, tirou Diego Souza para a entrada de Léo Lima.

O Palmeiras desperdiçou ótimas chances de ampliar o placar com Kléber por 2 vezes. O Fla respondeu com Léo Moura que exigiu o reflexo de Marcos em uma bola a queima-roupa. Caio e Luxemburgo voltaram a mexer nas equipes. Do lado rubro-negro, saiu Obina e entrou Maxi, e do lado verde, Valdívia saiu para a entrada de Maicosuel. O camisa 10 palmeirense não gostou de ser sacado do time e foi direto para os vestiários.

Mas voltamos ao jogo, o Flamengo parecia sem forças para reagir no jogo e o Palmeiras administrava o jogo. Nem a expulsão de Léo Lima fez com que a vitória palmeirense fosse ameaçada.

O Palmeiras ficou na 5ª colocação com 28 pontos e perde no saldo de gols para o próprio Flamengo a 4ª colocação. Na próxima rodada, as duas equipes enfrentam mineiros. O Porco vai ao Vale do Aço enfrentar o Ipatinga e o Flamengo tem confronto direto contra o Cruzeiro, no Maracanã.