segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Cruzeiro vence e fica perto da Libertadores

Share |
Por Leonardo Martins

Na tarde de ontem, com um grande público no Mineirão, Cruzeiro e Flamengo fizeram confronto direto pela vaga a Copa Libertadores, válido pela 36ª rodada do Brasileirão. Em um jogaço, os mineiros venceram os cariocas por 3 a 2 e ficaram perto da vaga a competição sul-americana.

Talvez de olho em um início arrasador como na partida contra o Grêmio, na qual abriu o placar aos 15 segundos, o Cruzeiro acelerou o ritmo no início e foi correspondido pelo Flamengo. Nos primeiros dez minutos, três boas jogadas para cada lado.

Aos 30 segundos, Jajá recebeu na entrada da área, girou e chutou fraquinho para fora. Na seqüência, Kleberson puxou contra-ataque e serviu Obina. O camisa 9 chutou prensado e a bola sobrou para Leo Moura, que se enrolou com Ibson e desperdiçou boa chance. Um minuto depois, desatenção de Bruno: Kleberson recuou e o goleiro pegou com as mãos. Tiro indireto marcado por Carlos Eugênio Simon e desperdiçado por Marquinhos Paraná.

O jogo tinha apenas cinco minutos e Fernandinho criou a terceira boa chance para os mineiros. O lateral-esquerdo aproveitou uma bobeada da zaga do Fla e emendou forte da entrada da área. Bruno bateu roupa e Angelim afastou o perigo. O troco rubro-negro veio aos oito e aos dez minutos. Primeiro, Marcelinho Paraíba cobrou escanteio no primeiro pau, Jaílton desviou e Ibson não alcançou a bola na pequena área. Depois, o próprio volante serviu Leo Moura pela direita, mas o lateral errou o cruzamento para Obina.

As duas equipes diminuíram a velocidade até os 19 minutos, quando Gerson Magrão recebeu pela esquerda e tocou para trás. Jajá, sem goleiro, errou a conclusão e perdeu gol feito. Três minutos depois, porém, o atacante cruzeirense acertou em cheio. Ele roubou a bola de Angelim e bateu colocado no ângulo direito de Bruno. O travessão salvou os cariocas.

Passivo, o Flamengo parecia confiar nos contra-ataques e observava o Cruzeiro trabalhar a bola no campo de ataque. A estratégia foi castigada aos 33 minutos. Ramires recebeu com muita liberdade pela esquerda, aguardou a entrada de Fernandinho pelo meio da zaga e rolou entre as pernas de Kleberson. Frente a frente com Bruno e observado por Leo Moura, o lateral-esquerdo só escorou e levantou o mar azul que tomava conta do Mineirão.

O gol acordou o Flamengo, que se mandou para o ataque sem muita eficiência. Aos 36, Paraíba cruzou no segundo pau, Angelim escorou para o meio e Fábio afastou de soco. Dono do jogo, o Cruzeiro administrou a vantagem e só foi incomodado aos 45, quando Juan deixou Jonathan caído e cruzou nas mãos do goleiro mineiro.

Com o sonho do hexa sendo adiado e o risco de perder até a vaga no G-4, Caio Júnior liberou o Flamengo para o ataque no início da segunda etapa. Tímido no primeiro tempo, Ibson foi liberado para atacar e deu maior dinamismo ao time carioca. Tal exposição, porém, resultou em susto aos três minutos. Jajá deixou Ramires na cara do gol. O volante dominou, escolheu o canto, deslocou Bruno e... jogou para fora.

Aos oito, uma bomba de fabricação caseira explodiu na geral e ligou o time do Flamengo. No minuto seguinte, Marcelinho Paraíba arriscou do bico da grande área pela direita e obrigou Fábio a espalmar para escanteio. Na cobrança, do próprio Paraíba, Ibson escorou de cabeça no bico da pequena área e decretou o empate.

Era a vez do Cruzeiro se mandar para inverter o placar que não lhe interessava. Aos 15 e aos 18, Bruno até que salvou o Flamengo em chutes fortes de Jajá e Fabrício da entrada da área, mas, aos 19, não teve perdão. Fernandinho descolou um lindo passe para Thiago Ribeiro aproveitar a linha de impedimento mal feita pela zaga rubro-negra e tocar no ângulo esquerdo do goleiro do Fla: 2 a 1.

Com os papéis novamente invertidos, o Flamengo novamente foi atrás de sua manutenção no G-4 e empatou com Obina, aos 25. O atacante recebeu cruzamento rasteiro de Juan, dominou de costas para o gol, girou em cima de Leo Fortunato e tocou para o fundo das redes. E o empate não se transformou em virada aos 28 por questão de centímetros. Leo Moura fez boa jogada pela direita e cruzou no segundo pau. A bola passou por Fábio, e Juan, com o gol aberto, acerta na rede pelo lado de fora.

Lá e cá, o jogo terminou como começou: eletrizante. Com a vitória do São Paulo em São Januário, só um resultado positivo poderia manter o Flamengo na briga pelo hexa, e a equipe se expôs. Aos 31, Ramires se chocou com Toró na área, a torcida pediu pênalti e Simon mandou o lance seguir. Um minuto depois, o mesmo Toró brecou o volante celeste, que já preparava o arremate após passe de Wanderley. Só que aos 39 não teve jeito. Aberto após contra-ataque mal sucedido, o Fla deu espaços para Ramires, que recebeu de Fabrício e, da marca do pênalti, tocou no canto esquerdo de Bruno.

No fim, um milagre e muita polêmica protagonizados por Diego Tardelli. Aos 42, o atacante entortou Thiago Heleno e tocou colocado no canto direito de Fábio, que fez uma defesa espetacular. Três minutos depois, muita confusão. Tardelli avançou pela esquerda, invadiu a área, cortou para dentro e recebeu uma rasteira de Leo Fortunato. Pênalti não marcado por Simon, que expulsou o atacante rubro-negro durante o jogo e o capitão Fábio Luciano, ambos por reclamação, após o apito final.

O Cruzeiro passou o rival de ontem e foi para o 3º lugar com 64 pontos. O Fla saiu do G-4 com a vitória do Palmeiras, foi para 5º com 63 pontos. Na próxima rodada, o Flamengo recebe o Goiás e o Cruzeiro vai a Porto Alegre enfrentar o Inter.

Outros jogos de ontem

Vasco 1x2 São Paulo – O São Paulo pode ser Campeão na próxima rodada, ajudado pela derrota do Grêmio em Salvador para o Vitória, quando enfrenta o Fluminense em São Paulo. O Tricolor garantiu esta condição ao vencer o desesperado Vasco em São Januário e disparou na liderança com 71 pontos. O Vasco pode ser rebaixado na próxima rodada quando vai a Curitiba enfrentar o Coxa. Os gols da vitória saíram com Jorge Wagner e Hugo, Mádson descontou para os vascaínos.

Vitória(10º) 4x2 Grêmio(2º)
Marcelo Cordeiro, Leandro Domingues, Jackson e Willians; Anderson Martins(contra) e Souza

Sport(11º) 3x0 Atlético-MG(12º)
Ciro(2) e Durval

Palmeiras(4º) 2x0 Ipatinga(20º)
Kléber e Pierre

Internacional(8º) 0x2 Fluminense(13º)
Romeu e Washington