segunda-feira, 15 de março de 2010

Futebol na segunda-feira

Share |

Por Gabriel Seixas

Enquanto todo mundo considera a segunda-feira como “início da semana”, no futebol ela nada mais é que o complemento da rodada do fim de semana. E nesta segunda, tivemos 6 jogos: 2 na Europa, e 4 no Brasil.

Na Espanha, o Atlético de Madrid venceu o Osasuna por 1 a 0 e subiu pra 10º na tabela da La Liga. Os Colchoneros tiveram Simão expulso no início do segundo tempo, mas conseguiram marcar a 11 minutos do fim com Jurado. Já na Inglaterra, o Liverpool tinha uma ótima oportunidade de espantar a má fase: vencendo o endividado e lanterna da EPL, o Portsmouth, em casa. Inspirados por grandes atuações de Aquilani e Fernando Torres, os Reds venceram por 4 a 1. Torres fez dois, Aquilani um, e o outro foi de Babel. Belhadj descontou para o Pompey, fadado ao rebaixamento. O time está a 17 pontos do 17º colocado, Wolves.

Já nos estaduais pelo Brasil, dois jogos no Campeonato Gaúcho: o Novo Hamburgo venceu o Avenida fora de casa por 2 a 1 e empatou com o Grêmio em número de pontos na liderança do Grupo 1. No outro grupo, o Caxias venceu o Pelotas por 3 a 2 e também igualou o número dos líderes, no caso, São José e Internacional, todos com 7 pontos.

No Catarinense, o Joinville, campeão do 1º turno, venceu o Brusque por 3 a 2. Viola, aquele mesmo, fez um dos gols do Brusque. De qualquer forma, quem lidera o 2º turno de forma isolada é o Avaí, com 12 pontos, cinco a mais que o vice-líder Figueirense.

Pra fechar, no Goianão, o Vila Nova venceu a Canedense por 2 a 1, com direito a gol do atacante Roni, ex-Fluminense. Mas o resultado foi deixado em segundo plano depois do apito final: confusão generalizada entre torcedores da Canedense e jogadores do Vila. O goleiro Max, ex-Botafogo, era um dos mais exaltados. Sobraram bombas, estilhaços, e pra piorar, o lateral Marcelo, do Vila Nova, acabou ferido, assim como alguns torcedores. Cenas lamentáveis que estão se tornando cada vez mais rotineiras no nosso futebol.

O Clássico dos Milhões...e das polêmicas

Share |

Por Gabriel Seixas

- Flamengo x Vasco fizeram um jogo digno de Flamengo x Vasco. E essa rodada pelo Brasil marcou outros clássicos também, como Cruzeiro x América (não chega a ser um clááássico, mas é um jogo importante de dois times com tradição) e Santos x Palmeiras, um grande jogo que infelizmente não pude acompanhar. Mas tenho certeza que, assim como eu, quem assistiu o Clássico dos Milhões, não se arrependeu.

- Andrade não inventou na escalação do Fla. Certamente comemorou a volta de Adriano, um pouco acima do peso, mas com o faro aguçado para reencontrar o caminho das redes, e enterrar de vez a polêmica entre ele e sua noiva na semana passada, num baile funk. E finalmente o Império do Amor estava de volta, ao lado do “coadjuvante principal” Vinicius Pacheco, deixando Petkovic novamente na reserva.

- Vagner Mancini apontou durante a semana com a ideia de escalar o time do Vasco com três zagueiros, e foi isso que fez: Gustavo, Titi e Fernando formaram o trio de zaga, isso sem contar a proteção dos volantes Rafael Carioca e Paulinho, este que fazia sua primeira partida como profissional no Maracanã. A cautela acabava no trio da frente: o astro Philippe Coutinho, principal jogador do time, e a dupla de ataque formada por Rafael Coelho e Dodô.

- Os times começaram o jogo buscando o gol desde o início, criando inúmeras oportunidades no primeiro tempo. Vinicius Pacheco teve a primeira pelo Fla, quando aproveitou cobrança de falta rasteira de Fabrício, dominou na área e chutou, mas Fernando Prass defendeu. No rebote, Léo Moura ainda bateu pra fora, cruzado. A resposta vascaína veio à altura, com Rafael Carioca, que soltou um petardo da intermediária. E pela primeira vez no jogo, apareceu o dono da noite no Maracanã: Bruno.

- O Fla buscava mais o lado esquerdo para atacar, e numa dessas oportunidades, Juan recebeu passe em profundidade e chutou na saída de Prass, que defendeu. No rebote, Titi se antecipou a Adriano e afastou o perigo. Mas como o logo era lá e cá, logo o Vasco respondeu, com ele: Philippe Coutinho. Aproveitando a fragilidade do Flamengo no setor defensivo esquerdo, ele recebeu livre e chutou cruzado, mas Bruno espalmou.

- Vagner Love, até então sumido do jogo, apareceu pela primeira vez. E com estilo. Ele recebeu na área, driblou Gustavo, mas na hora de finalizar, bateu fraco, nas mãos de Fernando Prass. Em meio a tantas oportunidades criadas pelos dois times, a melhor veio aos 35 minutos: Willians derrubou Philippe Coutinho na área, e o juiz fez sua obrigação, que era marcar o pênalti. Dodô foi pra bola, sabendo que um gol no clássico seria muito especial para afastar sua má fase. Pois bem, seria, porque ele chutou fraco no canto direito de Bruno, que encaixou a bola.

- Se Dodô não resolveu, Philippe Coutinho tentou mais uma vez. Ele limpou o zagueiro e bateu forte, mas Bruno fez outra grande defesa. O Vasco fazia uma de suas melhores exibições no campeonato, talvez na temporada, mas o dia não era mesmo dos cruzmaltinos. Isso ficaria comprovado no segundo tempo.

- Logo aos quatro minutos, a grande polêmica do jogo. Vinicius Pacheco recebeu lançamento, invadiu a área, mas Fernando Prass se antecipou de carrinho, na bola. O juiz viu pênalti, e ainda amarelou o goleiro do Vasco. Polêmicas à parte, Adriano ensinou a Dodô como se bate um pênalti: o Imperador tocou rasteiro, no canto esquerdo de Prass, que pulou pro direito.

- O Vasco saiu pro jogo, buscando o – àquela altura, merecido – empate, mas quase levou o segundo, quando Juan girou o corpo e bateu no travessão. Mas aos 21 minutos, surgia outra grande chance de empate. Jeferson entrou na área, cruzou, mas Álvaro cortou com a mão. O juiz não hesitou em marcar o terceiro pênalti do jogo. A polêmica da vez era pra definir quem seria o cobrador do penal. Philippe Coutinho foi o primeiro a pegar a bola, mas atendendo às ordens do técnico Mancini, entregou a bola para Jeferson colocar a bola na marca da cal. Aí chegou Dodô, que desobedecendo ao técnico, pegou a bola e chamou a responsabilidade. Chamou também a responsabilidade de sair como culpado por uma possível derrota, e foi o que aconteceu. Ele novamente bateu no canto direito de Bruno, que acertou novamente e espalmou.

- O baque do pênalti perdido foi enorme, e o Vasco nem esboçou reação. Nem de longe o vencedor fez uma grande exibição, mas não se pode negar que o Flamengo foi mais eficiente, e tem um time melhor. E o principal: tinha Bruno no gol, e Adriano na frente (este que foi decisivo "apenas" no gol, pois com a bola rolando, foi praticamente nulo). O coadjuvante e o protagonista do incidente num baile funk na semana passada, inverteram (ou simplesmente igualaram) os papeis no jogo do Maraca ontem.

- Não foi a primeira vez que Bruno defendeu dois pênaltis em uma única partida. Ano passado, também numa vitória rubro-negra por 1 a 0, também no Maracanã, e também com gol de Adriano, o adversário era o Santos. E o jogador do Peixe também era um camisa 10, assim como Dodô: Paulo Henrique Ganso. Só que defender dois pênaltis num clássico é diferente, tanto para Bruno, quanto para a própria torcida, que ovacionou o goleiro. Andrade o pediu na Copa, e não seria tão absurdo, se o goleiro flamenguista nunca tivesse sido chamado para a seleção na Era Dunga.

- Ah, e um recado para Adriano: independente de quem seja, Deus perdoará “aquelas pessoas ruins”. Mas a torcida do Vasco não vai perdoar Dodô, e nem Vagner Mancini, pelo menos até o meio de semana, quando o cruzmaltino encara o ASA de Arapiraca, pela Copa do Brasil. O Flamengo tem novo compromisso na Libertadores, pela 3ª rodada contra a Universidad de Chile, em Santiago. A tensão por tremores de terra no Chile certamente aflige o time rubro-negro, mas nada que uma vitória num clássico não amenize. Ou não.

Campeonatos Estaduais - Domingo

Share |

Por Gabriel Seixas

Nosso giro pelos estaduais percorre 11 estados pelo Brasil, começando por São Paulo. No clássico paulista que embalou a rodada, o Palmeiras quebrou a invencibilidade do Santos, vencendo heroicamente por 4 a 3. O criticado Robert foi autor de três gols palmeirenses, enquanto o outro foi de Diego Souza. Para o Peixe, marcaram Pará, Neymar (que foi expulso) e Paulo Henrique Ganso. O jogo ficou marcado pela provocação dos dois times...na hora da comemoração dos gols. Os Meninos da Vila novamente embalaram a galera santista com suas coreografias criativas, mas os palmeirenses não ficaram devendo. Principalmente Armero, que certamente inventou uma mistura de ritmos nunca vista na história do futebol. Digamos que foi um ‘Rebolation’ misturado com ‘Boquinha da Garrafa’.

Nos jogos dos outros grandes que foram a campo, o Corinthians venceu o Santo André por 2 a 1. Roberto Carlos fez seu 1ª gol com a camisa corinthiana, enquanto o outro gol foi de Dentinho, destaque do time neste início de temporada. O São Paulo sofreu para vencer o antepenúltimo Rio Branco por 2 a 1. Jorge Wagner abriu o placar para o tricolor, mas no segundo tempo, Márcio Carioca empatou. Então apareceu o zagueirão André Luis, que aos 46 da etapa final, fez o gol da vitória do Sampa. No outro jogo, a Ponte Preta bateu o Bragantino por 4 a 3, com direito a um golaço de Paulinho, do Bragantino. Ele recebeu na área, chapelou o marcador e bateu com estilo, no ângulo. Detalhe: ele estava contundido, e saiu mancando na comemoração.

No Cariocão, o ‘Clássico dos Milhões’ terminou com vitória do Flamengo: 1 a 0 sobre o Vasco, mas isso é assunto pra depois, num texto separado. Sob forte chuva, o Botafogo venceu o Olaria por 2 a 0. Os gols foram em tempos (de jogo, e de temperatura mesmo) diferentes: na etapa inicial, Antônio Carlos abriu o placar, quando o Engenhão estava abençoado pelo sol. No segundo tempo, muitos raios, água, e até falta de energia, que causou paralisação do jogo. Foi no melhor estilo ‘polo aquático’ que Gabriel fez o último gol da partida. Na outra partida, o Tigres venceu o Americano por 2 a 1.

Pelo Campeonato Mineiro, holofotes para Cruzeiro e América. Com time reserva, pra variar, o Cruzeiro venceu um dos seus maiores fregueses a nível regional: 3 a 2. Wellington Paulista foi o autor do gol mais lindo do jogo (e talvez do domingo): um chute de muito longe, encobrindo o goleiro Gléguer. Marcaram ainda Kieza e Fabinho para o time celeste, enquanto Leandro e Fábio Júnior descontaram. O Cruzeiro é líder do campeonato.

Já a dupla Gre-Nal, pelo Campeonato Gaúcho, viveu momentos distintos: o Grêmio goleou sem dificuldades o Inter de Santa Maria por 3 a 0, novamente com time reserva. Maylson foi o destaque, com dois gols. Já o Internacional foi a Veranópolis e só empatou com o time da casa em 1 a 1. O gol do Colorado foi de D’Alessandro, cobrando pênalti, aos 34 da etapa final. Nos outros jogos, goleada do Porto Alegre por 5 a 2 sobre o Ypiranga, e vitória do São Luiz sobre a Universidade por 3 a 1.

Subindo um pouco mais no mapa, no Paraná, o líder Coritiba empatou sem gols com o Corinthians, mas já garantiu o 1º lugar da primeira fase. Já o rival Paraná venceu: 2 a 0 em cima do Toledo. Nos outros jogos, vitórias de Operário e Paranavaí sobre Serrano e Cianorte, respectivamente, por 2 a 1, e empates entre Engenheiro Beltrão e Toledo, e Rio Branco e Cascavel, em 1 a 1. Só pra constar: Serrano, Nacional e Engenheiro Beltrão já estão rebaixados. Em Santa Catarina, derrota do Figueirense por 2 a 0 para o Atlético Ibirama, e empate de Metropolitano e Imbituba em 2 a 2. O Avaí lidera, com folga.

Na Bahia, o Bahia de Feira surpreendeu o Vitória e venceu por 2 a 0 na primeira rodada da 2ª fase. No outro jogo do grupo, empate em 1 a 1 entre Atlético e Vitória da Conquista. No “playoff” do rebaixamento, que conta com quatro times (sendo que dois serão rebaixados), o Colo Colo largou na frente: venceu o Ipitanga por 2 a 0, enquanto Itabuna e Madre de Deus empataram em 0 a 0. Pelos gramados cearenses, vitória pelo placar mínimo do Fortaleza sobre o Maranguape, e do Ceará sobre o Ferroviário por 2 a 0. Erick Flores, na sua estreia pelo Vozão, marcou. Outros resultados: Crato 2x0 Horizonte, Itapipoca 1x2 Quixadá e Limoeiro 1x0 Guarany.

Ainda no Nordeste, pelo Pernambucano, o líder Sport abriu sete pontos de vantagem na ponta ao vencer o Central por 2 a 0, gols de Ciro e Eduardo Ramos (sempre eles). O vice-líder, Náutico, passou sufoco contra o Sete de Setembro, mas venceu por 3 a 2. Carlinhos Bala foi providencial ao Timbu, marcando dois gols. O Santa Cruz goleou o Vera Cruz por 4 a 1 e entrou no G-4, onde também está a Cabense, que fez 2 a 1 no Araripina. Nos outros jogos, o Ypiranga ganhou do Salgueiro por 4 a 2, e o Vitória de Santo Antão perdeu para o Porto por 2 a 1.

No Centro-Oeste, o Campeonato Goiano também agitou o domingo. E o grande destaque foi o Goiás, que goleou o Itumbiara (uma das grandes decepções do ano) por 3 a 0 – gols de Felipe, Fernandão e Romerito. O líder Atlético vencia o Morrinhos por 2 a 0, mas permitiu o empate. Nada que tirasse a liderança do Dragão, já que o CRAC empatou com a Anapolina em 2 a 2. O vice-líder agora é o Santa Helena, grata surpresa do Goianão, que venceu o Trindade por 2 a 0. Nesta segunda-feira, o Vila Nova busca encostar nos líderes contra a Canedense, fora de casa.

Pra encerrar, no Campeonato Amazonense, três jogos: o Nacional perdia para o lanterna ASA (mesmo nome do time que eliminou o Naça da Copa do Brasil, que foi o de Arapiraca) por 1 a 0, mas no fim das contas, venceu por 3 a 1. Nas outras duas partidas, mesmo placar: 2 a 0 para os mandantes. A começar pelo América, que venceu por este placar o Princesa dos Solimões, e amenizou sua eliminação na Copa do Brasil na última quarta. Pra fechar, o Penarol fez 2 a 0 no Manicoré e subiu pra 4º lugar, além de deixar seu adversário na zona do rebaixamento.

Campeonatos Europeus (Parte II) – Calcio e La Liga

Share |

Por Gabriel Seixas

Dois dos campeonatos nacionais mais importantes do mundo tiveram muitos jogos neste domingo, a começar pelo Calcio, que teve nada mais, nada menos do que oito. Aproveitando o tropeço da líder Internazionale na sexta-feira, o Milan venceu o Chievo por 1 a 0, com gol de Seedorf no finzinho, e diminuiu a diferença para os nerrazurri para um ponto. O destaque negativo da vitória foi a contusão de Beckham, que deve ficar de molho por três meses, e consequentemente perder a Copa do Mundo. A Roma desperdiçou pontos fundamentais na briga pelo título ao ceder um empate em 3 a 3 para o Livorno. Lucarelli foi o destaque da rodada, ele que marcou os três do Livorno. Outro empate em 3 a 3 foi entre Juventus e Siena, este ainda mais impressionante. Nos primeiros 10 minutos de jogo, a Juve já vencia por 3 a 0, com dois gols de Del Piero e outro do ótimo meio-campista Candreva. Mas aí entrou em ação a dupla Maccarrone – Ghezzal. Maccarone diminuiu, e foi dele o passe para Ghezzal marcar o segundo. Então, no segundo tempo, Maccarrone, sempre ele, sofreu pênalti. Na cobrança, gol de Ghezzal. Empate histórico em Turim.

A Lazio continua sofrendo com a proximidade da zona de rebaixamento. Mais uma derrota, desta vez para o Bari, em casa, por 2 a 0. A Udinese, que também faz temporada irregular, conseguiu vencer o Palermo por 3 a 2, derrota que não tirou o 4º lugar do Palermo. Numa rodada de muitos gols, o Genoa sapecou 5 a 3 no Cagliari. Em compensação, Bologna e Sampdoria economizaram no 1 a 1, assim como o Parma, que bateu a Atalanta pelo placar mínimo.

Na Espanha, outros seis jogos. Os líderes Real Madrid e Barcelona, pra variar, venceram. E com uma ajuda essencial de dois argentinos que estão dando o que falar em seus respectivos clubes: Messi, melhor jogador do mundo, fez os três gols da vitória sobre o Valencia por 3 a 0. Higuaín não deixou pra menos: também fez 3 na goleada do Real por 4 a 1 sobre o Valladolid, que ainda teve gol de Cristiano Ronaldo.

Escudero foi outro argentino que marcou na rodada, para o Villarreal, que bateu o Xerez por 2 a 0 – o outro foi de Llorente. A maior surpresa (e goleada) da rodada foi do Tenerife: 4 a 1 sobre o Espanyol, que há tempos não faz boas temporadas. A goleada não foi suficiente para o Tenerife sair da zona da degola. O Zaragoza conseguiu arrancar um empate fora de casa sem gols contra o Racing Santander, enquanto o Almería venceu o Málaga por 1 a 0.

Campeonatos Europeus (Parte I) – Bundesliga, Ligue 1 e Premier League

Share |

Por Gabriel Seixas

Iniciando a rodada de domingo pelo Velho Continente, vamos começar pela Bundesliga: o Hoffenheim foi derrotado em casa pelo Werder Bremen, este que começa a brigar de vez por uma vaga na Liga Europa do ano que vem. Os Papagaios venceram por 1 a 0, com gol do artilheiro Pizarro. Quem se recuperou foi o Leverkusen, que despachou o Hamburgo por 4 a 2 e continua na cola dos líderes Schalke e Bayern. Kiessling foi o destaque do Lever, marcando dois gols. Zé Roberto fez um dos gols do HSV no jogo.

Já pela Premier League, outros dois jogos: o Manchester United recuperou a liderança da EPL ao golear o Fulham por 3 a 0. Rooney, o grande destaque do campeonato, e talvez do mundo, fez dois gols. O último gol foi marcado por Berbatov, que voltou a encontrar o caminho das redes. Na outra partida, o Sunderland vencia o Manchester City por 1 a 0, com gol de Bent. Porém, no último minuto, Adam Johnson salvou a pátria marcando o gol de empate dos citizens, que estão em 5º, a dois pontos do Tottenham, o 4º colocado, e um jogo a menos.

Pra encerrar, na Ligue 1, três jogos: o bom time do Lille economizou na vitória sobre o lanterna Grenoble por 1 a 0, gol de Cesar, contra. Já o Valenciennes perdeu em casa para o Rennes por 2 a 0. Porém, o jogo da rodada era entre Toulouse e Marseille, no Municipal de Toulouse. Mas foram os visitantes que abriram o placar, com o brazuca Brandão. Pouco depois, Paulo Machado empatou com um chutaço, no ângulo. Ainda deu tempo para o TFC imprimir uma pressão alucinante, mas sem sucesso. Mandanda, goleiro do Marseille, foi o nome do jogo.