quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Times do Rio, começam bem na Copa do Brasil: Voltaço avança e Vasco vence com expressinho

Share |
Por Matheus Mandy

O Rio de Janeiro estreou com o pé direito na Copa do Brasil 2008. Mesmo jogando sem os mandos, Volta Redonda e Vasco venceram seus adversários. No interior do Paraná, o Tigre do Aço derrotou a Roma de Apucarana por 2 a 0, já o Vasco utilizou o expressinho para vencer por 1 a 0 o Itabaiana em Aracajú.

Roma Apucarana 0x2 Volta Redonda – O Jogo
O Voltaço começou o jogo com tudo e abriu o placar logo aos cinco minutos. Glauber lançou Marcinho que tocou na saída do goleiro paranaense. A partir daí, o time recuou e graças ao goleiro Lugão que efetuou três defesas sensacionais ainda no primeiro tempo. No segundo tempo o Voltaço definiu a partida em um contra-ataque mortal. Ronny puxou pela esquerda e correu o campo inteiro para cruzar na cabeça de Léo Guerra. 2 a 0. Até o fim do jogo, Léo Guerra ainda perdeu boas oportunidades, mas ficou nisso. Com o resultado o Volta Redonda se classificou e irá enfrentar na próxima fase o vencedor do confronto entre Portuguesa Desportos x Ulbra Ji-Paraná de Rondônia.

Itabaiana 0x1 Vasco da Gama – O Jogo
O Vasco entrou em campo com o time com 11 reservas e foi pressionado pelo time sergipano durante todo o jogo. O goleiro Roberto fez duas boas intervenções ainda no início do primeiro tempo. Aos 31 do primeiro tempo o time cruzmaltino ainda teve uma perda, o zagueiro Vilson foi expulso após falta violenta. Aos 38 do primeiro tempo, Abuda passou pelo zagueiro e em lance duvidoso caiu na área, o juiz marcou pênalti. Bruno Meneghel bateu e fez o único gol da partida. No segundo tempo o Vasco se segurou e promoveu estréia de alguns juniores. O goleiro Roberto ainda fez grandes defesas e segurou o resultado de 1 a 0. Com o resultado o Vasco joga pelo empate na partida de volta em São Januário.

Vai começar a competição mais democrática do Brasil

Share |

Por Leonardo Martins


Nesta tarde se inicia a 20ª edição da Copa do Brasil, a competição mais democrática de nosso futebol. A competição conta com 64 equipes de todos os estados do país e dá uma vaga a Libertadores. Essa vaga na Libertadores é o principal objetivo de todos os clubes, portanto, a competição é muito prestigiada por quem a participa.

A Copa do Brasil chega a sua 20ª edição consagrada pelo público. Nos anos 90 muitos clubes a desprezava, disputando jogos com times mistos. Hoje a situação mudou, as equipes entram para valer e disputam com muita vontade. Como é uma competição mata-mata, as zebras aparecem com freqüência na competição e, inclusive, conquistando o título, casos de Criciúma em 91, Santo André em 2004 e Paulista em 2005.

Nos últimos anos há um domínio dos clubes cariocas na competição, desde 2003 sempre um clube do Rio chega a final. Inclusive em 2006 tivemos uma final carioca na competição, na ocasião, o Flamengo levou a melhor sobre o Vasco. O Fluminense também faturou o caneco no ano passado.

Mesmo sem as equipes que disputam a Copa Libertadores (Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Santos e São Paulo) a competição de 2008 apresentará um bom nível técnico. O Inter pinta como um grande candidato com um ótimo time que tem como destaque a sua dupla de ataque, Nilmar e Fernandão. O seu rival, Grêmio, entra na competição para se tornar o maior vencedor da competição isolado (já que tem 4 conquistas juntamente com o Cruzeiro) e com um time renovado e que vê no ex-corinthiano, Roger, seu principal destaque.

Os clubes do Rio esperam manter a hegemonia obtida nos últimos anos com Botafogo e Vasco. O Vasco vem com um time jovem que promete dar trabalho na competição, o principal destaque da equipe cruzmaltina é o goleiro-artilheiro Thiago. Já o Botafogo manteve o mesmo esquema que deu certo na temporada passada e iniciou o ano bem, o destaque do clube alvinegro é o meia Lúcio Flávio que organiza as jogadas da equipe.

Em São Paulo, Corinthians e Palmeiras são as principais esperanças de título. O Corinthians tem que aproveitar a Copa do Brasil porque é a única chance do clube de ir a Libertadores em 2009, já que o Timão foi rebaixado a Série B no ano passado. O time começou a temporada numa irregularidade que assusta a torcida. A defesa é boa mas o ataque não rende o esperado. O destaque da equipe é a ótima dupla de zaga formada por Chicão e William. O seu histórico rival, o Palmeiras, foi uma das equipes que mais se reforçaram para a temporada, trouxe o técnico competentíssimo Vanderlei Luxemburgo e mais alguns bons nomes que prometem o título da competição a torcida. Mas seu principal destaque continua sendo o “El Mago” Valdívia.

Os Atléticos também entram credenciados ao título da competição. O Galo sonha com esse título no ano de seu centenário e para isso trouxe o ídolo da massa de volta, Marques, que vem comandando o time nas primeiras rodadas do Mineiro. O Furacão vem sendo a sensação do futebol brasileiro em 2008, o time está com 100% de aproveitamento nos 10 jogos que já disputou no Paranaense. O grande trunfo de Ney Franco é manutenção da mesma equipe que terminou bem o ano de 2007.

Outras equipes podem surpreender, como Sport, Goiás, Coritiba, Náutico, Portuguesa, Vitória e Bahia. E também tem as zebras que podem aparecer. Está aí todos os atrativos da competição mais democrática do Brasil.

Jogos desse meio de semana

Quarta
16:00 Ituiutaba-MG x Atlético-GO
16:00 Linhares-ES x Juventude-RS
16:30 Roma=PR x Volta Redonda-RJ
20:00 Itabaiana-SE x Vasco-RJ
20:30 Chapecoense-SC x Guarani-SP
21:30 Tuna Luso-PA x Coritiba-PR
21:30 Sousa-PB x Vitória-BA
21:30 Trem-AP x Paraná-PR
21:30 Maranhão-MA x São Caetano-SP
21:30 Baraúnas-RN x Criciúma-SC
21:30 Águia Negra-MS x Paranavaí-PR
21:45 Barras-PI x Corinthians-SP
21:45 Jaciara-MT x Grêmio-RS
21:45 Fast-AM x Santa Cruz-PE
22:30 Ulbra-RO x Portuguesa-SP

Quinta
22:30 Roraima-RR x Náutico-PE

Todos os jogos no horário de Brasília