quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Vai começar a competição mais democrática do Brasil

Share |

Por Leonardo Martins


Nesta tarde se inicia a 20ª edição da Copa do Brasil, a competição mais democrática de nosso futebol. A competição conta com 64 equipes de todos os estados do país e dá uma vaga a Libertadores. Essa vaga na Libertadores é o principal objetivo de todos os clubes, portanto, a competição é muito prestigiada por quem a participa.

A Copa do Brasil chega a sua 20ª edição consagrada pelo público. Nos anos 90 muitos clubes a desprezava, disputando jogos com times mistos. Hoje a situação mudou, as equipes entram para valer e disputam com muita vontade. Como é uma competição mata-mata, as zebras aparecem com freqüência na competição e, inclusive, conquistando o título, casos de Criciúma em 91, Santo André em 2004 e Paulista em 2005.

Nos últimos anos há um domínio dos clubes cariocas na competição, desde 2003 sempre um clube do Rio chega a final. Inclusive em 2006 tivemos uma final carioca na competição, na ocasião, o Flamengo levou a melhor sobre o Vasco. O Fluminense também faturou o caneco no ano passado.

Mesmo sem as equipes que disputam a Copa Libertadores (Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Santos e São Paulo) a competição de 2008 apresentará um bom nível técnico. O Inter pinta como um grande candidato com um ótimo time que tem como destaque a sua dupla de ataque, Nilmar e Fernandão. O seu rival, Grêmio, entra na competição para se tornar o maior vencedor da competição isolado (já que tem 4 conquistas juntamente com o Cruzeiro) e com um time renovado e que vê no ex-corinthiano, Roger, seu principal destaque.

Os clubes do Rio esperam manter a hegemonia obtida nos últimos anos com Botafogo e Vasco. O Vasco vem com um time jovem que promete dar trabalho na competição, o principal destaque da equipe cruzmaltina é o goleiro-artilheiro Thiago. Já o Botafogo manteve o mesmo esquema que deu certo na temporada passada e iniciou o ano bem, o destaque do clube alvinegro é o meia Lúcio Flávio que organiza as jogadas da equipe.

Em São Paulo, Corinthians e Palmeiras são as principais esperanças de título. O Corinthians tem que aproveitar a Copa do Brasil porque é a única chance do clube de ir a Libertadores em 2009, já que o Timão foi rebaixado a Série B no ano passado. O time começou a temporada numa irregularidade que assusta a torcida. A defesa é boa mas o ataque não rende o esperado. O destaque da equipe é a ótima dupla de zaga formada por Chicão e William. O seu histórico rival, o Palmeiras, foi uma das equipes que mais se reforçaram para a temporada, trouxe o técnico competentíssimo Vanderlei Luxemburgo e mais alguns bons nomes que prometem o título da competição a torcida. Mas seu principal destaque continua sendo o “El Mago” Valdívia.

Os Atléticos também entram credenciados ao título da competição. O Galo sonha com esse título no ano de seu centenário e para isso trouxe o ídolo da massa de volta, Marques, que vem comandando o time nas primeiras rodadas do Mineiro. O Furacão vem sendo a sensação do futebol brasileiro em 2008, o time está com 100% de aproveitamento nos 10 jogos que já disputou no Paranaense. O grande trunfo de Ney Franco é manutenção da mesma equipe que terminou bem o ano de 2007.

Outras equipes podem surpreender, como Sport, Goiás, Coritiba, Náutico, Portuguesa, Vitória e Bahia. E também tem as zebras que podem aparecer. Está aí todos os atrativos da competição mais democrática do Brasil.

Jogos desse meio de semana

Quarta
16:00 Ituiutaba-MG x Atlético-GO
16:00 Linhares-ES x Juventude-RS
16:30 Roma=PR x Volta Redonda-RJ
20:00 Itabaiana-SE x Vasco-RJ
20:30 Chapecoense-SC x Guarani-SP
21:30 Tuna Luso-PA x Coritiba-PR
21:30 Sousa-PB x Vitória-BA
21:30 Trem-AP x Paraná-PR
21:30 Maranhão-MA x São Caetano-SP
21:30 Baraúnas-RN x Criciúma-SC
21:30 Águia Negra-MS x Paranavaí-PR
21:45 Barras-PI x Corinthians-SP
21:45 Jaciara-MT x Grêmio-RS
21:45 Fast-AM x Santa Cruz-PE
22:30 Ulbra-RO x Portuguesa-SP

Quinta
22:30 Roraima-RR x Náutico-PE

Todos os jogos no horário de Brasília

Um comentário:

Arthur Virgílio disse...

A formúla de disputa, os estádio lotados, as zebras. Tudo me agrada na Copa do Brasil, que como foi destacado é a competição mais democrática do País.