quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Vasco vence mas não leva a vaga na Sul-Americana

Share |

Por Leonardo Martins


Foi a estréia de Romário como técnico mas o resultado não foi o planejado pelos vascaínos, no entanto, houve uma melhora no animo do time. Em um dia caótico na cidade do Rio de Janeiro, Vasco e América do México se enfrentaram pela partida de volta das quartas-de final da Sul-Americana. O Vasco tentou os três gols que dariam a vaga até o final mas só fez um e foi eliminado da competição internacional.

A partida quase não aconteceu devido ao temporal que houve no Rio durante o dia de ontem, mas o gramado suportou bem e a partida aconteceu. Romário montou um Vasco ousado com 2 meias, Conca e Leandro Bonfim. Com isso, o Vasco começou o jogo em um ritmo alucinante, mostrando uma garra impressionante, que não apresentava com Celso Roth e partindo para cima, buscando o resultado . O América apostava em bons contra-ataques puxados pelos perigosos Insúa e Cabañas. O Vasco logo começou a criar chances e fez o gol rapidamente. Aos 10 minutos, Conca cobra escanteio, Rubens Júnior desvia de cabeça e Leandro Amaral, livre de marcação, fuzila o goleiro mexicano, trazendo esperanças maiores aos torcedores do Vasco.

O resultado de 1 a 0 continuava tirando os brasileiros da Sul-Americana, por isso o Vasco continuou em cima dos mexicanos. O América ficava acuado em seu campo, devido ao ritmo alucinante apresentado pelo Vasco e pouco ia ao ataque. A partir daí, se destacou o goleiro do América, Ochoa, titular da seleção mexicana. Ochoa fechou o gol fazendo defesas sensacionais e contando com a sorte. Em um destes lances, após uma defesa de Ochoa, o zagueiro Luizão cabeceou a bola na trave do mexicano. O Vasco criava chances e a defesa do América fazia de tudo para tirar a bola. O Vasco tinha um volume de jogo impressionante, tocava bem a bola, chutava de todos os lugares. O placar de 1 a 0 foi injusto no fim da 1ª etapa, devido a tamanha superioridade vascaína no 1º tempo.

O segundo tempo começou da mesma maneira que o primeiro havia terminado, com o Vasco em cima dos mexicanos e o goleiro Ochoa garantindo a vaga com defesas sensacionais. O Vasco não suportou o ritmo e cansou na partida. Romário resolveu dar mais velocidade ao time, colocando Marcelinho no lugar de Bonfim, mas o time cansou, não criando as mesmas chances. Aos 20 minutos, o Baixinho entrou em campo no lugar de Alan Kardec, mas foi pouco efetivo, tendo duas chances que não assustaram a zaga mexicana. O América perdeu no inicio do 2º tempo, o artilheiro Cabañas, machucado, em seu lugar entrou o bom Castromán e os mexicanos continuaram sem assustar o gol de Cássio. Os minutos finais foram de muita tensão, mas o time vascaíno não conseguia chegar ao 2º gol que levaria a vaga para os pênaltis e o jogo terminou 1 a 0 para os brasileiros mas a vaga ficou com a equipe mexicana.

Nas semifinais da Copa Sul-Americana, o América enfrenta o vencedor do confronto entre Chivas (MEX) e Arsenal (ARG) que se enfrentam hoje em Guadalajara. O Vasco volta suas atenções para o Brasileirão, onde joga domingo, novamente em São Januário, contra o Palmeiras.