sábado, 10 de julho de 2010

Alemanha é terceiro lugar no Mundial

Share |

Por Leonardo Martins


A Copa do Mundo 2010 teve seu penúltimo jogo disputado neste sábado em Porto Elizabeth. Foi a decisão do terceiro lugar entre Uruguai e Alemanha, 5 títulos mundiais estavam reunidos no gramado do Nelson Mandela Bay. Foi um jogo movimentado e com viradas, no final, os Germânicos repetiram a classificação de 2006 ao vencer por 3 a 2.

A Alemanha entrou em campo com muitas modificações em relação ao time que perdeu a semifinal, o principal destaque foi a entrada de Cacau no lugar de Klose, que ainda tinha a esperança de igualar Ronaldo como principal artilheiro em copas. Já do lado Uruguaio, voltou Suarez, suspenso na semifinal, para compor o trio ofensivo com Forlan e Cavani.

Quando o jogo começou, o que se viu foi um jogo sem muitas preocupações com a defesa e os alemães melhores em campo. Ozil cobrou escanteio e Friederich acertou a trave, a bola sobrou para Muller cabecear, mas a zaga cortou, aos sete. A equipe tricampeã do mundo era melhor e conseguiu o gol de abertura do placar. Aos 19, Schweinsteiger chutou, Muslera rebateu errado e Muller concluiu para o gol, foi o 5º gol do jovem no Mundial.

Com o gol, o Uruguai partiu para o ataque e equilibrou as ações, Cavani e Forlan assustavam a zaga alemã com boas jogadas. E foi dos pés do camisa 7 da celeste que veio o empate. Aos 28, Suarez achou Cavani que tocou na saída de Butt para empatar o jogo, festa uruguaia em Porto Elizabeth.

Depois, o que se viu foi um jogo aberto e com chances de ambas equipes. Suarez era vaiado pela torcida, por conta do lance que ele defendeu a bola com as mãos contra Gana e o artilheiro queria calar a boca da torcida, aos 41 ele teve boa chance, mas a bola passou fora do gol.

No segundo tempo, os sul-americanos continuaram a pressão em busca da virada e ela veio logo aos cinco minutos. Arevalo fez jogada de linha de fundo e cruzou para Forlan acertar um belo voleio sem chances para Butt, um belo gol para virar o jogo para o Uruguai. Forlan, com este gol, é mais um jogador que chega aos 5 gols e é artilheiro do mundial, pelo menos, até o jogo final.

Aí foi a vez dos alemães imporem as rédeas do jogo e o empate veio logo em seguida. Boateng fez ótimo cruzamento e Jansen, após furada de Muslera, cabecear para o gol. 2 a 2 e perspectiva de jogo mais aberto.

Enquanto o jogo rolava, Klose permanecia sentado no banco, mas não reunia condições de jogo, por conta de uma dor nas costas. Mas o jogo continuava bom e aberto, com boas chances de ambos os lados.

Mais uma virada no jogo aconteceu aos 37, Khedira aproveitou bate-rebate na área uruguaia e cabeceou para o gol. 3 a 2 Alemanha e festa no estádio em Porto Elizabeth. Nos últimos minutos, as duas equipes desperdiçaram boas chances de marcar. Kiessling errou gol feito para a Alemanha fazer o 4º. Mas a emoção veio até o último minuto, aos 48, o juiz mexicano Benito Archundia marcou falta de Friederich em Suarez na entrada da área. Na cobrança, Forlan acertou, caprichosamente, o travessão de Butt, foi o último lance da campanha uruguaia na Copa.

Campanha que recolocou a Celeste Olímpica entre os grandes do mundo do futebol e a Alemanha, dono do melhor ataque, fatura o terceiro lugar do Mundial e promete dar o mesmo trabalho no Brasil em 2014.

Amanhã, a Copa do Mundo tem seu último jogo, a grande final entre Holanda e Espanha que apontará um novo Campeão Mundial de Futebol, e acontecerá no Soccer City em Joanesburgo. E é claro, vai ter cobertura especial do Esporte é Vida.