quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Empate no sul tira Palmeiras da liderança

Share |

Por Leonardo Martins


Na noite de ontem, em Florianópolis, o Palmeiras enfrentou o Figueirense querendo permanecer na liderança do Campeonato Brasileiro por mais uma rodada. Em um jogo bastante movimentado, as duas equipes não saíram do zero no placar, pior para os paulistas que perderam a liderança.

Mesmo jogando fora, o Palmeiras foi para cima dos catarinenses querendo a permanência na liderança. Mas quem chegou primeiro foi o Figueira com Cleiton Xavier em um cruzamento que ninguém aproveitou. Aos 2 minutos, Gustavo chegou a fazer o gol palmeirense, mas foi anulado alegando impedimento de Alex Mineiro num primeiro momento.

A equipe paulista dominava o jogo e criava muitas chances de marcar. Aos 9 minutos, o artilheiro Alex Mineiro exigiu uma boa defesa de Wilson. Na seqüência, Gustavo cabeceou por cima. Aos 18 minutos, foi a vez de Diego Souza errar um chute. Por outro lado, a equipe catarinense assustava em rápidos contra-ataques. Em um deles, Magal ficou na cara de Marcos, porém isolou a bola. No minuto seguinte, foi a vez de Bruno Santos entrar na área e exigir boa defesa de Marcos. Aos 30, outra chance perdida pelos catarinenses, novamente Bruno Santos que driblou Roque Júnior e chutou para fora.

Após este momento de perigo do Figueira, o Verdão continuou indo ao ataque, principalmente com Élder Granja que apareceu por 2 vezes livre na área, mas errou as duas oportunidades. E o 1º tempo terminou com muita emoção no jogo, emoção que diminuiria um pouco na segunda etapa.

Veio a segunda etapa e o Figueira começou atacando. No 1º minuto de jogo, após bate-rebate na área palmeirense, Marquinhos chutou para longe. Mas logo o Palmeiras voltou a dominar a partida, porém com menos intensidade que na 1ª etapa. Aos 22, Evandro, que acabara de substituir Alex Mineiro, cobrou escanteio e o baixinho Kleber cabeceou na trave e a bola ainda bateu no goleiro catarinense antes de sair. O jogo em si piorou muito, com muita marcação de ambas equipes

Na parte final do jogo, as duas equipes tiveram ótimas chances de abrir o placar. Primeiro foram os alvinegros. Diogo cruzou para a área e Tadeu dividiu a jogada com Gustavo e a bola passou rente ao gol. Por último foi a vez de Evandro fazer fila na zaga catarinense e chutar, mas Alex salvou praticamente em cima da linha. E não teve jeito, o jogo terminou mesmo com um 0 a 0 sem graça.

O empate em Florianópolis fez com que o Palmeiras caísse para o segundo lugar com 54 pontos, pois o novo líder é o Grêmio, que ontem venceu o Santos por 2 a 0 em casa, com gols de Morales e Soares, e chegou aos 56 pontos Na próxima rodada, o Porco recebe o rival São Paulo no clássico paulista. Já o Figueira foi para os 33 e continua na 14ª posição e na próxima rodada, recebe o Ipatinga.

Outro jogo de ontem

Sport 2x2 Vasco
Moacir e Ciro; Leandro Amaral(2)