sábado, 12 de junho de 2010

Giro pela Copa – 12/06

Share |
Por Leonardo Martins

- Maradona chama a atenção

O técnico Diego Maradona, que foi um gênio quando jogou bola, foi muito ovacionado na vitória da Argentina sobre a Nigéria, até mais que o seu craque de hoje, Lionel Messi. Com um comportamento incomum para um treinador fora de campo e apresentando um belo terno, Dieguito chamou a atenção das câmeras e jogou junto com o time durante todo o jogo.

- Robben será poupado na estreia.

Terminou a novela “Robben na Copa” e o jogador que sofreu uma contusão em um amistoso de preparação será poupado na partida de estreia da Laranja Mecânica contra a Dinamarca. Mas jogará o segundo jogo, holandês contra o Japão.

- Notícias da Seleção Brasileira

Pela primeira vez na história da Seleção, um treinamento foi realizado fora do alcance da imprensa. Reflexo ou não, da confusão entre Daniel Alves e Júlio Baptista no treino de ontem, em que o lateral entrou duro no meia, que não gostou. Os jogadores falam que não tem nada de mal no ambiente da Seleção.

- Jogos de amanhã

A Copa tem seu terceiro dia com bons jogos. Fechando a rodada do Grupo C, as 8h30, jogam Argélia e Eslovênia em Polokwane. Pelo Grupo D, se enfrentam, Sérvia e Gana, as 11h em Pretória e as 15h30, a campeoníssima Alemanha estreia contra a Austrália em Durban. Os três jogos terão acompanhamento do Esporte é Vida na cobertura para a Copa.

Inglaterra e Estados Unidos empatam no jogo de abertura do Grupo C

Share |

Por Gabriel Seixas

- Muitos acreditavam que Inglaterra e Estados Unidos protagonizariam o melhor confronto da primeira fase. Além das expectativas pelo futebol dos dois times, também havia muita tensão fora de campo: tudo porque a Al Qaeda fez uma ameaça de ataque terrorista nesta partida, fazendo com que os organizadores tomassem todas as providências para garantir a segurança do espetáculo. Nas arquibancadas, tudo perfeito. Dentro de campo, uma partida comum.

- O empate em 1 a 1 foi justo, muito mais pela falta de inspiração e pelo equilíbrio entre os times, é bem verdade. Fabio Capello armou a Inglaterra no 4-4-2 clássico, que acabou incomodando pouco a defesa adversária. Glen Johnson e Lennon eram as melhores opções, ambos pela direita, mas criaram poucas oportunidades efetivas. Os craques do time, Gerrard e Lampard, também foram em certo ponto omissos.

- Bem, ao menos Gerrard fez o gol da Inglaterra, logo aos quatro minutos da etapa inicial. Ele aproveitou o pivô feito por Heskey, recebeu na área e tocou na saída de Howard. Pelo rumo que a partida estava tomando, os ingleses poderiam fazer muito mais. Aos 30 minutos, Capello colocou Wright-Phillips na vaga de Milner (que tinha cartão amarelo), mas rendeu pouco, muito porque jogou pelo lado esquerdo, onde não está acostumado a atuar.

- Aos poucos, o Estados Unidos começou a equilibrar as ações. Se Altidore e Fiedley eram opções praticamente nulas no ataque, Donovan chamou a responsabilidade para si no meio-campo. Como as jogadas em profundidade eram escassas, os norte-americanos passaram a arriscar de fora da área. E foi em um chute despretensioso, aos 40 minutos, que saiu o empate. Dempsey bateu de perna esquerda, mas Green tinha todas as condições de encaixar a bola. O que ninguém esperava era que o goleiro inglês fosse deixar escapá-la de suas mãos, protagonizando o primeiro frangaço do Mundial.

- Ainda havia uma etapa final inteira para a Inglaterra se recuperar, mas o tempo era o menor dos problemas – se é que foi um. Por pouco o Estados Unidos não virou o jogo quando Altidore recebeu lançamento, invadiu a área pela esquerda e finalizou forte. Desta vez esperto, Green espalmou, e a bola ainda carimbou o travessão antes de sair.

- Tímida, a melhor chance da Inglaterra foi aos 30 minutos. Gerrard lançou Wright-Phillips pela esquerda, que de cara pro gol, chutou colocado, mas Howard fez boa defesa. Com Lennon e Wright-Phillips abertos pela esquerda, os ingleses abusaram dos chuveirinhos para a área, que Rooney e Heskey não souberam aproveitar. Crouch entrou em campo para melhorar esse aproveitamento, mas pouco fez no tempo em que ficou na partida.

Argentina estreia com dificuldades, mas vence

Share |

Por Leonardo Martins


No segundo jogo deste sábado, os hermanos argentinos estrearam no Ellis Park em Joanesburgo contra a forte Nigéria pelo Grupo B. Em um grande jogo, a equipe de Maradona venceu com alguma dificuldade por 1 a 0 .

Os argentinos começaram bem e o melhor do mundo, Messi, estava querendo jogo e começou a distribuir arrancadas. Em uma delas, deixou Higuaín na cara do gol, mas o atacante errou o chute. Em outra, Messi chutou e exigiu a 1ª ótima defesa de Enyema. Foi a primeira, porque teve outras que evitaram uma goleada hermana.

Mas a Nigéria queria e aproveitou falhas da fraca defesa albiceleste, principalmente, pelo lado de Jonas Gutierrez e Obasi chutou perto do gol de Romero. A Argentina conseguiu o gol pelo alto e com um zagueiro. Eram 6 minutos e Verón cruzou para a cabeçada de Heinze que foi no ângulo. Festa argentina de Maradona e da torcida que invadiu o Estádio.

Mesmo com o gol, os argentinos continuaram no ataque e Higuain perdeu outro gol em chute defendido por Enyeama. Messi voltou a exigir boa defesa do goleiro africano em novo chute de longe.

O jogo deu uma diminuída no ritmo e a Nigéria passou a dominar mais a posse de bola, mas não concluía a gol. Verón, como no Estudiantes, ditava o ritmo argentina em campo e ainda cobrou falta para longe do gol. Di Maria, pretendido pelo Real Madrid, ficou sumido no jogo, assim como Tevez.

A Nigéria voltou do intervalo mais ofensivo com duas alterações, Odemwinge e Oba-Oba Martins entraram e deram outro ritmo ao jogo, mas os argentinos continuavam dominando o jogo, Messi quase fez ao desviar cruzamento que passou perto do gol.

O melhor do Mundo queria responder aos críticos que não vêem o mesmo Messi do Barcelona na Seleção Argentina e recebeu de Tevez, mas chutou longe do gol. Enyeama voltou a trabalhar no chute de Higuaín.

Alterações de Maradona com Maxi Rodriguez e Milito nos lugares de Verón e Higuaín. Taiwo recebeu livre e chutou com força, a bola passou perto do gol, Martins exigiu boa defesa de Romero.

Um novo duelo Messi e Enyeama aconteceu aos 35, quando o atacante fez tabelinha com Di Maria e chutou em cima do goleiro. O meia do Benfica foi substituído por Burdisso para reforçar a marcação e nos últimos minutos, os argentinos se limitaram a segurar a bola no ataque e a vitória veio com festa dos jogadores argentinos com Maradona.

No embalo, os Hermanos vão enfrentar a Coréia do Sul. Já os nigerianos pegam a Grécia com chances de recuperação.

Coréia vence bem na estreia

Share |

Por Leonardo Martins


Depois de dois empates nos jogos de sexta, enfim saiu o primeiro vencedor na Copa 2010. Em Porto Elizabeth, a Coréia do Sul venceu a grécia na estreia do grupo B da Copa do Mundo por 2 a 0.

Foi um jogo fácil para os asiáticos, pois faltou criatividade para os gregos, que até deram o primeiro susto com Torosidis em chute para fora. Mas depois disto, só deu Coréia, aos 7, Young-Pyo cobrou falta para Jung-Soo escorar para o gol. 1 a 0.

Aos 15, Chung-Young foi derrubado por Torosidis, mas o juiz não deu o pênalti. Aos 22, Chu-Young chutou longe do gol e era o problema da Coréia, a finalização. Cinco minutos depois, foi a vez do craque sul-coreano, Park, recebeu livre, mas foi travado por Vyntra. E foi só no primeiro tempo.

Apostando em uma maior criatividade, os europeus tiraram Karagounis e Samaras para colocar Patsa e Salpingidis, mas não adiantou porque os gregos continuavam apáticos em campo e errando muito na defesa. E foi em um erro da defesa grega que o gol saiu. Vyntra entregou nos pés de Park, que passou por 2 e tocou na saída do goleiro coreano. 2 a 0 aos sete do segundo tempo.

Depois do gol, os gregos foram para cima, mas ficaram evidentes a falta de criatividade e só aos 25 minutos que a Grécia chegou com Kapetanos, mas o atacante chutou longe. Aos 35, Gekas exigiu boa defesa Sung-Ryong fez bela defesa em chute de longe. Nos últimos minutos, o goleiro Tzorvas fez duas defesas que garantiram a não-goleada sul-coreana.

Na próxima rodada, a Coréia do Sul enfrenta a Argentina e os gregos enfrentam a Nigéria.