quarta-feira, 6 de maio de 2009

Verdão Mole em Sport Duro, tanto bate até que fura

Share |

Por Fernando Murilo


No primeiro duelo pelas oitavas-de-final da Taça Libertadores, o Palmeiras contou com o fator campo e a força da sua torcida, que encheu o Palestra Itália, para derrotar o Sport e sair em vantagem para o jogo de volta, na próxima terça-feira, às 20h15m, na Ilha do Retiro..


Com um esquema diferente das últimas partidas o técnico Vanderlei Luxemburgo optou por uma formação extremamente ofensiva, sufocando o adversário. Com Willians, Marquinhos e Keirrison, o time assustou os pernambucanos logo aos cinco minutos, quando Diego Souza cruzou e Keirrison acertou o travessão de Magrão. A equipe comandada por Nelsinho Baptista demorou a se encaixar no jogo. Com Paulo Baier bem marcado por Pierre, o Sport passou a explorar principalmente o lado esquerdo, onde Dutra encontrava liberdade nas costas de Wendel, e buscou também aproveitar a velocidade de Wilson, um dos melhores em campo pela equipe rubro-negra.Enquanto o leão da Praça da Bandeira tentava encontrar brechas, o ataque palmeirense esbarrava na forte zaga formada por Igor, Durval e César. Aos 24 minutos, no entanto, novo susto para o Sport. Keirrison deu belo drible de corpo no César Lucena e concluiu a gol, mas a bola passou rente à trave.

Logo em seguida, Wilson arrancou da intermediária e arriscou contra a meta de Marcos, que precisou se esticar todo para evitar o gol. E para o Sport foi só. O ritmo do jogo era frenético, e a torcida do Palmeiras não parava de fazer barulho nas arquibancadas do Palestra Itália. Com um som ensurdecedor advindo das arquibancadas, os alviverdes fizeram a sua parte e tentaram atrapalhar os jogadores adversários quando estes iam ao ataque. E apesar da presença no campo de ataque, o time paulista não conseguiu superar a zaga adversária, que fez com que a primeira etapa terminasse sem gols.

Já no começo da segunda etapa o Palmeiras começou pressionando e quase abriu o placar no início. Aos sete minutos, depois de boa jogada de Keirrison, Marquinhos chutou cruzado, mas César Lucena salvou quase em cima da linha. Aos 15 minutos foi a vez de Cleiton Xavier cobrar falta perigosa, mas nenhum companheiro conseguiu completar o lance de forma satisfatória na pequena área. Lance após lance, o gol palmeirense teimava em não sair. Enquanto isso, o Sport aproveitava para fazer o tempo passar quando tinha a posse da bola, se contentando com o empate. Em duas oportunidades, ambas em cobranças de faltas de Paulo Baier, os visitantes tiveram chances de sair na frente, mas não chegaram a assustar o goleiro Marcos.


Para mexer com o time, Luxemburgo sacou Willians e Marquinhos para as entradas de Mozart e Ortigoza, respectivamente. Assistindo ao ímpeto ofensivo do Palmeiras, o técnico do Sport, Nelsinho Baptista, aproveitou para adiantar a sua equipe: Vandinho deu lugar a Ciro. Mas o que pareceria ponto positivo para o time pernambucano, aproveitar o desespero alviverde, virou aposta certa dos paulistas. Nelsinho optou em deixar um único volante em campo, e o mesmo pendurado foi decisivo para o lance fatal. Em jogada individual, Ortigoza sofreu falta pelo lado direito do ataque. No lance, Hamilton foi expulso. Cleiton Xavier cobrou, e o atacante paraguaio deu um leve toque de cabeça para fazer 1 a 0 e incendiar os torcedores palmeirenses, aos 31 minutos do segundo tempo.


Diego Souza ainda poderia ter ampliado aos 45 minutos, ao cabecear de maneira consciente no canto esquerdo de Magrão. Mas a bola caprichosamente bateu na trave, com Keirrison chegando atrasado na tentativa de completar. Sorte dos pernambucanos, que não tiveram de voltar para Recife com uma missão mais difícil: vencer por um mínimo de três gols de diferença.


O resultado deixa a equipe alviverde precisando de um empate para avançar às quartas-de-final da principal competição sul-americana, mas a vaga pode ser conquistada até mesmo com derrota por um gol de diferença, desde que o Alviverde balance as redes no Recife. Já o time pernambucano precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para conseguir a classificação. Placar de 1 a 0 para o Rubro-Negro levará a decisão para os pênaltis. É esperar para ver como as equipes se comprtarão na Ilha do Retiro!

Manchester é o 1º finalista da Liga dos Campeões

Share |

Por Leonardo Martins


Na tarde desta terça-feira, o Manchester United da Inglaterra confirmou o favoritismo e garantiu a vaga na finalíssima da Liga dos Campeões. Mesmo atuando na casa do rival Arsenal, também inglês, os Diabos Vermelhos conseguiram uma ótima vitória por 3 a 1.

Mesmo jogando por um empate, o Manchester não mudou sua maneira de jogar, com 3 atacantes, Park, Rooney e Cristiano Ronaldo, o centroavante de hoje. O Arsenal também entrou com 3 atacantes, Van Persie, Walcott e Adebayor. Com essas táticas, o jogo tinha tudo para ser de alto nível.

Como era de se esperar o Arsenal partiu para cima, mas em dois lances, o Manchester praticamente sacramentou a sua classificação. Aos 7, Ronaldo cruzou, o lateral Gibbs escorregou e a bola sobrou limpa para Park tirar de Almunia e fazer o 1º. Cinco minutos mais tarde, o craque português Cristiano Ronaldo, o melhor do mundo, acertou bela falta de longe e marcou o segundo dos Reds Devils, os Gunners precisavam fazer quatro gols para seguir adiante.

Porém, a equipe londrina sentiu os gols e ficou nervosa em campo. O United começou a tirar o pé e diminuiu o ritmo. Por isso, a partida ficou menos emocionante. A equipe azul continuava dominando as ações e quase fez o 3º com Rooney por 2 vezes e Cristiano Ronaldo. Assim foi o 1º tempo no Emirates.

Na etapa final, o panorama do jogo não se alterou e o time atual campeão acabou com qualquer chance do Arsenal. De novo, Cristiano Ronaldo decidiu a favor dos Diabos Vermelhos. Aos 15, o português recebeu bom passe de Rooney e tocou na saída de Almunia. 3 a 0 Manchester.

O Arsenal conseguiu diminuir aos 29, Fletcher derrubou Fabregas na área e tomou o vermelho. Na cobrança, Van Persie bateu bem e fez o de honra dos Gunners. Mas o gol não mudou a história do jogo e o Manchester chegou a sua quarta final na história da Liga dos Campeões.

O adversário do Manchester na final vai ser definido amanhã, também na capital inglesa, onde o Chelsea recebe o Barcelona precisando da vitória. Todos os detalhes deste jogo você confere amanhã aqui no Esporte é Vida.