segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Jogos Para Pan-Americanos: sucesso para o esporte do Brasil

Share |

Por Leonardo Martins


Ontem se encerrou os Jogos Para Pan-Americanos na cidade do Rio de Janeiro, encerrando assim, o ciclo Pan Americano, que iniciou com os jogos Pan-Americanos. Dentre muitas histórias de superação mostradas no Parapan, o saldo foi altamente positivo para o Brasil. Terminamos em primeiro lugar no quadro geral de medalhas com 83 ouros, 68 pratas e 77 bronzes, muito a frente do segundo lugar que foi o Canadá com 49 medalhas de ouro.

A nível de competições, tivemos muitos destaques. O “tubarão” Clodoaldo Silva bateu 8 vezes o recorde mundial e faturou 6 ouros. Aliás a natação, assim como nos jogos Pan-Americanos, foi o esporte que mais deu medalhas ao Brasil, no total foram 108 medalhas conquistadas no Parque Aquático Maria Lenk. Outro destaque da natação nesse Parapan foi Daniel Dias que faturou 7 ouros. O atletismo também nos encheu de medalhas, destaque para Lucas Prado e Odair dos Santos que faturaram 3 ouros cada um.

Nas modalidades coletivas, o esporte brasileiro também fez bonito, conquistando ouros no futebol de 5 e de 7, tênis de mesa e vôlei sentado. O basquete de cadeira de rodas ganhou 2 bronzes, no masculino e no feminino.

O importante nesse Parapan além das medalhas e recordes, foi a mostra de superação que os atletas mostraram diante de uma adversidade, que para muitos pode ser uma dificuldade enorme mas para esses atletas é tão natural. Esperamos que depois desse parapan as pessoas ditas “normais” olhem com mais atenção a causa dos portadores de necessidades especiais e que acabe de uma vez esse preconceito que algumas pessoas tem de nós (me incluo neste grupo). E que venha as Paraolimpíadas de Pequim no ano que vem.

Brasil perde o título da Copa América de Vôlei

Share |

Por Leonardo Martins


Em partida realizada na cidade de Manaus, Brasil e Estados Unidos se enfrentaram na noite de ontem pela final da Copa América de Vôlei. Em um jogo bastante disputado, os norte-americanos venceram por 3 sets a 2 e conquistaram o bicampeonato da competição. O Brasil, que contou com uma seleção reserva na competição internacional, tentaria vingar a derrota para o mesmo adversário na mesma competição, onde perdeu em Bento Gonçalves-RS no ano de 2005. Já os americanos estavam com a equipe principal que foi vice-campeã Pan-Americana, há menos de 1 mês no Rio.

O ginásio na capital amazonense estava lotado, com mais de 9 mil pessoas empurrando a equipe brasileira. No primeiro set, os americanos impuseram seu ritmo de jogo e contando com muitos erros do Brasil fecharam em 25 a 16 fácil. No segundo set, os brasileiros melhoraram e equilibraram o jogo mas no final, a experiência americana falou mais alto e fecharam em 25 a 23.

Quando se parecia uma vitória fácil dos americanos, a equipe de Bernardinho impôs um ritmo forte e no terceiro set, a equipe brasileira passeou em quadra colocando um 25 a 19. A vitória no set anterior deu mais moral ao Brasil, que empurrado pela torcida e, jogando com muita raça, fechou o quarto set por 25 a 21, levando a decisão do título para o quinto set. No tié-break (quinto set) as equipes se mantiveram iguais durante o set todo, mas de novo, a experiência americana foi preponderante para a vitória deles por 19 a 17 e fechando o jogo por 3 a 2.

Depois desse vice-campeonato a Seleção contará com a volta de suas estrelas para a disputa do Sul-Americano, mês que vem no Chile

Vasco mete 2x0 no América-RN e mantém invencibilidade em casa

Share |

Por Gabriela Ávila


Ontem, Vasco e América-RN entraram em campo pela 1ª rodada do returno do brasileirão. Deu Vasco. O Vasco venceu por 2x0 o América-RN e segue na disputa rumo à liderança do campeonato.


Uma vitória que parecia certa foi até um pouco complicada para os que esperavam jogo fácil e goleada do time carioca, até mesmo pela campanha dos dois times no campeonato. Mas o América-Rn não se deu por vencido e dificultou bastante o time cruzmaltino.


O 1º gol saiu no fim do 1º tempo. Com um início de jogo bastante movimentado, o time da casa, apoiado e incentivado pela sua torcida que lotou o estádio, armou muitas jogadas, mas incrivelmente “travou” após os minutos iniciais. Aos 30 minutos do 1º tempo, o América-Rn começa a atacar e levar perigo ao time da casa até que, aos 40 minutos Leandro Amaral chutou pro gol, Gléguer espalma e Cris faz pênalti. Leandro Amaral cobra e marca 1x0 para o Vasco.


O 2º gol sai aos 30 minutos do 2º tempo, após arrancada de Leandro Amaral, que aproveita o falha de Cris e marca o 2º gol do Vasco, seu 50º em campeonatos brasileiros.


Assim, com uma vitória um tanto tranqüila, porém um futebol não muito convincente, o Vasco segue na disputa pelo titulo, agora em 3º lugar com 34 pontos, atrás apenas de São Paulo -1º colocado com 40 pontos- e Cruzeiro -2º colocado com 35 pontos. Já o América-RN já vê o rebaixamento, quase inevitável, bater a sua porta.

Bundesliga - Hamburgo vence e divide a liderança com o Bayern München

Share |

Por Gabriel Seixas



No encerramento da segunda rodada da Bundesliga, dois jogos foram realizados nesta manhã: O Energie Cottbus, em casa, foi derrotado pelo surpreendente Bochum por 2x1. Já o Hamburgo venceu o Leverkusen em casa e assumiu a vice-liderança com o mesmo número de pontos do Bayern, líder do Campeonato Alemão. Confira o balanço da rodada:


Energie Cottbus 1 x 2 Bochum


O Cottbus, jogando com o apoio de mais de 15.000 torcedores, foi derrotado pelo Bochum em casa, e permanece com apenas um ponto ganho. O Bochum, com a vitória, pula para quatro pontos, aproximando-se dos líderes da competição.

O Cottbus foi armado no 4-3-2-1, com Kioyo isolado na frente mais uma vez - este talvez tenha sido o erro principal de Petrik Sander, com o apoio de Sörensen na frente, caindo pelos lados assim como Skela.

O Bochum jogou no tradicional 4-2-2-2, com os brigadores Dabrowski e Meichelbeck reforçanndo o setor defensivo do meio-campo, liberando Zdebel e Sestak para frente. A dupla Epalle e Bechmann continuou sendo o ponto forte da equipe visitante, dando muito trabalho a frágil defesa do Cottbus.

O show de Tommy Bechmann foi realizado ainda no primeiro tempo. Calando a empolgada torcida do Cottbus, o atacante, aos 14 minutos, acertou um belo chute no ângulo, tirando do alcance de Piplica (um dos melhores goleiros da rodada passada), fazendo 1x0.

Aos 42, novamente Bechmann, aproveitando uma bobeira inadmissível do zagueiro Mitreski, aumenta o placar, fazendo 2 a 0.

Não restava alternativas ao técnico Petrik Sander, que no intervalo, resolveu mexer: Promoveu a estréia de Stanislav Angelov para a saída do inoperante Aloneftis.

E a alteração surtiu um efeito muito mais rápido do que o esperado. Logo aos 4 minutos, Skela diminui o placar, fazendo a festa dos torcedores no estádio.

Para desespero da torcida, o resultado positivo acabou não vindo. Destaque para a boa estréia de Rangelov, melhor da partida, e da dupla Bechmann - Sestak pelo Bochum. Tommy Bechmann, com os dois gols, se isola na artilharia da Bundesliga com 3 gols marcados. A equipe de Marcel Koller manteve-se bem postada do início ao fim, e segurou a vitória.


Hamburgo 1 x 0 Bayer Leverkusen


Contando com uma atuação convincente e um gol do craque van der Vaart, o Hamburgo derrotou o Leverkusen por 1 a 0, e agora é líder ao lado do Bayern München, perdendo no critério de saldo de gols. O Bayer tem apenas um ponto ganho, e complicou a sua situação na Bundesliga, deixando a torcida frustrada.

O Hamburgo começou no tradicional 4-2-3-1, com Romeo Castelen iniciando a partida, jogando aberto pela direita. van der Vaart jogou centralizado, e Trochowski jogou pelo flanco esquerdo, servindo o atacante Zidan. A equipe ainda tinha os desfalques de Collin Benjamin, Juan Pablo Sorín e Mário Fillinger, machucados.

Já o Leverkusen, com uma equipe mais jovem em relação a temporada passada, também atuou no 4-2-3-1, esquema tradicional na Alemanha. Castro, Haggui e Arturo Vidal (um dos destaques do Mundial Sub-20 pelo Chile) mantendo o ponto de equilíbrio na defesa, e Theofanis Gekas isolado na frente, sendo a principal esperança de gols da equipe.

O Leverkusen não contou com dois jogadores: Ramelow, que foi punido por chegar atrasado no treino, e Paul Freier, ainda sentindo sua lesão no tendão de aquiles.

A partida já recebeu os primeiros sinais de emoção na arquibancada: Mais de 52.000 pessoas acompanharam o jogão desta tarde em Hamburgo.

No início da partida, a pressão total foi da equipe da casa. Zidan perdeu um gol feito ainda no segundo minuto de jogo. De Jong, aos 5, também parou Adler. O craque van der Vaart foi tentar resolver, e aos 30, também parou no goleirão. O Hamburgo tinha uma maior movimentação na partida, e contava com o seu diferencial na partida: A dupla de holandeses, formada por Castelen e Rafael van der Vaart.

Mesmo com a pressão, o primeiro tempo acabou em 0 a 0. As duas equipes voltaram com a mesma formação, e a postura das equipes foi a mesma: Zidan e Castelen, em 2 minutos, perderam duas boas chances de marcar. Porém, o ditado 'quem não faz, leva' não foi levado ao pé da letra pelo Leverkusen. A equipe não conseguia furar a sólida defesa do Hamburgo, que ainda não sofreu gol na Bundesliga.

Porém, aos 21, Arturo Vidal comete pênalti para o HSV. Na cobrança, o craque van der Vaart converte e faz o gol da vitória, e da liderança do Hamburgo.

Paolo Guerrero entrou na equipe da casa para dar novo gás ao ataque, e quase marca o quarto. Sascha Dum e Papadopulos, que entraram pelo Leverkusen, não causaram efeito algum, e a partida ficou nisso.

Superliga e Eredivisie - Encerramento da rodada de abertura

Share |

Por Gabriel Seixas



Confira como foram os encerramentos da rodada de abertura do Campeonato Português e Holandês, nesta tarde de domingo.


Superliga


Em dois jogos, houveram apenas 2 gols na rodada do Campeonato Português. O União Leiria empatou com o Boavista por 0x0, no segundo jogo sem gols da rodada. Já o Vitória de Guimarães empatou com o outro Vitória, o de Setúbal. João Fajardo, logo aos 4 minutos, abriu o placar para o Guimarães. A reação veio imediata, com o avançado Matheus, aos 25 da segunda etapa, deixando 1x1, placar final. Classificação da Superliga:


1º Sporting 3

2º Marítimo 3

3º FC Porto 3

4º Leixões 1

5º Benfica 1

6º Guimarães 1

7º V. Setúbal 1

8º Nacional 1

9º E. Amadora 1

10º Boavista 1

11º U. Leiria 1

12º Paços Ferreira 0

13º Académica 0

14º Naval 1º Maio 0

15º Belenenses 0

16º Sp. Braga 0



Eredivisie


Ao contrário da Superliga, a Eredivisie teve uma rodada com vários gols, e contou com a estréia dos três grandes clubes holandeses: Ajax, PSV Eindhoven e Feyenoord. Os três saíram com vitória.
No jogo menos 'agitado' da rodada, o Vitesse estreou com vitória sobre o Sparta Rotterdam, por 2x1. O Sparta marcou o primeiro, aos 19, com Charles Dissels. A reação do Vitesse veio apenas aos 31 do segundo tempo, com Remco van der Schaaf. 6 minutos depois, Gill Swerts marcou o gol da vitória do Vitesse.
Agora vamos aos três grandes holandeses: Começando pelo PSV Eindhoven, que economizou na estréia e venceu o Heracles Almelo por um placar até mesmo curto: 2x0. Ibrahim Affelay e Mike Zonneveld marcaram os gols da vitória da equipe de Gomes, Alcides, Fagner e Cássio.
Já o Feyenoord também venceu fora de casa. A vítima foi o Utrecht, pelo placar de 3x0. Luigi Bruins marcou o primeiro da equipe, ainda aos 24 minutos. Aos 6 do segundo tempo, o camisa 10 - Nicky Hofs - aumentou a vantagem. No final da partida, o badalado Roy Makaay ainda marcou o terceiro, fechando o placar.
Por fim, vamos ao Ajax, que deu um show! Espetáculo que foi conduzido por Klaas-Jan Huntelaar, menino prodígio que marcou quatro vezes na partida. Só que o primeiro gol saiu apenas aos 36 do 1º tempo, com o próprio Huntelaar. Aos 42, o uruguaio Luis Suárez, que chamou a atenção no Mundial Sub-20 atuando pelo seu país, marcou o segundo. No segundo tempo, em 35 minutos, 6 gols. O terceiro e o quatro do Ajax saíram dos pés de Hedwiges Maduro, jovem holandês que marcou aos 14 e 16. O turco naturalizado sueco Kennedy Bakircioglü marcou o quinto da equipe visitante, aos 18. Ainda aos 24, Huntelaar marca o segundo dele e aumenta a vantagem do Ajax, 6-0. Van der Ouweland descontou para a frágil equipe do De Graafschap, 4 minutos depois. Aos 45, novamente ele, Huntelaar, marca o sétimo do Ajax. E, nos acréscimos, ele ainda acha tempo para marcar o quarto dele no jogo, e o oitavo do Ajax, dessa vez cobrando pênalti. Isso mesmo: De Graafschap 1 x 8 Ajax. Confira a classificação:


1º Ajax 3

2º FC Groningen 3

3º Feyenoord 3

4º FC Twente 3

5º PSV 3

6º Vitesse 3

7º Roda JC 1

8º Willem II 1

9º AZ 0

10º NEC 0

11º SC Heerenveen 0

12º Sparta Rotterdam 0

13º Heracles 0

14º Excelsior 0

15º FC Utrecht 0

16º NAC 0

17º Graafschap 0

18º VVV Venlo 0