segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Jogos Para Pan-Americanos: sucesso para o esporte do Brasil

Share |

Por Leonardo Martins


Ontem se encerrou os Jogos Para Pan-Americanos na cidade do Rio de Janeiro, encerrando assim, o ciclo Pan Americano, que iniciou com os jogos Pan-Americanos. Dentre muitas histórias de superação mostradas no Parapan, o saldo foi altamente positivo para o Brasil. Terminamos em primeiro lugar no quadro geral de medalhas com 83 ouros, 68 pratas e 77 bronzes, muito a frente do segundo lugar que foi o Canadá com 49 medalhas de ouro.

A nível de competições, tivemos muitos destaques. O “tubarão” Clodoaldo Silva bateu 8 vezes o recorde mundial e faturou 6 ouros. Aliás a natação, assim como nos jogos Pan-Americanos, foi o esporte que mais deu medalhas ao Brasil, no total foram 108 medalhas conquistadas no Parque Aquático Maria Lenk. Outro destaque da natação nesse Parapan foi Daniel Dias que faturou 7 ouros. O atletismo também nos encheu de medalhas, destaque para Lucas Prado e Odair dos Santos que faturaram 3 ouros cada um.

Nas modalidades coletivas, o esporte brasileiro também fez bonito, conquistando ouros no futebol de 5 e de 7, tênis de mesa e vôlei sentado. O basquete de cadeira de rodas ganhou 2 bronzes, no masculino e no feminino.

O importante nesse Parapan além das medalhas e recordes, foi a mostra de superação que os atletas mostraram diante de uma adversidade, que para muitos pode ser uma dificuldade enorme mas para esses atletas é tão natural. Esperamos que depois desse parapan as pessoas ditas “normais” olhem com mais atenção a causa dos portadores de necessidades especiais e que acabe de uma vez esse preconceito que algumas pessoas tem de nós (me incluo neste grupo). E que venha as Paraolimpíadas de Pequim no ano que vem.

Nenhum comentário: