domingo, 12 de julho de 2009

Palmeiras vence e sobe na tabela

Share |

Por Leonardo Martins

Na abertura da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras recebeu o Náutico no Palestra Itália. Apresentando superioridade em campo, o Verdão goleou o Náutico por 4 a 1 e subiu na tabela de classificação.

A superioridade palmeirense em campo foi desde o 1° minuto em campo, mesmo com o gramado encharcado, o time paulista soube aproveitar os espaços do timbu. Aos 3, Souza exigiu boa defesa de Eduardo. Aos 6, Cleiton Xavier cobrou falta na cabeça de Mauricio Ramos que testou firme e abriu o placar. 1 a 0 Palmeiras.

Mesmo com o gol, o Porco continuou pressionando os pernambucanos, que ficavam acuados em seu campo. Obina aproveitou erro de Eduardo e chutou com perigo. Diego Souza acertou o travessão em cobrança de falta.

O Náutico melhorou um pouco depois dos 20, mas seguiu sem atacar. O goleiro palmeirense era um mero expectador da partida. Aos 27, Cleiton Xavier assustou Eduardo ao chutar por cima na pequena área. No minuto seguinte, Diego Souza cruzou para Willians completar de cabeça e marcar o segundo do Palmeiras.

Obina ainda desperdiçou outra chance de ampliar o placar aos 36, mas o atacante chutou para fora. Um pouco depois, o volante Souza assustou os médicos palmeirenses ao torcer o tornozelo. Em seu lugar entrou o volante Jumar.

No segundo tempo, o Náutico reapareceu com camisas brancas, ao invés da tradicional vermelha. A mudança, porém, não teve efeito em campo. Logo aos dois minutos, a trave salvou o time de Recife, em belo chute colocado de Obina.

Mas o Palmeiras não manteve o mesmo ritmo. O time continuou dominando e encurralando o adversário no campo de defesa, mas sem criar jogadas de perigo. Obina e Willians se movimentaram bastante para abrir espaço no meio da zaga pernambucana. No entanto, tiveram pouco auxílio dos laterais Wendel e Armero e dos armadores Cleiton Xavier e Diego Souza.

Em uma das poucas vezes que atacou, o Náutico contou com a sorte para chegar ao gol. Aos 19 minutos, Márcio Barros dominou a bola pelo lado esquerdo e bateu fraco. A bola desviou em Wendel e entrou no canto direito de Marcos, que pulou e não alcançou. O Timbu não marcava há cinco rodadas.

Logo em seguida, os palmeirenses reclamaram de um pênalti em Armero, não marcado por Wagner Tardelli. O colombiano, contudo, mostrou que o lance não faria falta. Aos 27, ele tabelou com Diego Souza e disparou um canhão no ângulo direito de Eduardo. O Verdão queria mais e fez o quarto, aos 38. Após confusão na área, a bola sobrou para Pierre chutar mascado e fechar a goleada

Na próxima rodada, o Palmeiras vai ao Maracanã enfrentar o Flamengo e o Timbu recebe o Vitória nos Aflitos.

Outros jogos

Avaí 1x2 Botafogo
Marquinhos; Juninho e Renato

Barueri 3x1 Coritiba
Val Baiano; Fernandinho e Cleiton(contra); Carlinhos Paraíba