sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Empate no Chile é ótimo para o Inter

Share |

Por Leonardo Martins


No fechamento dos jogos de ida das oitavas-de-final da Copa Sul-Americana, na noite desta quinta-feira em Santiago, o Internacional enfrentou a Universidad Católica. Em jogo marcado pela neblina, as duas equipes empataram em 1 gol, melhor para os brasileiros que decidem a vaga em casa.

Apesar de entrar em campo com um time recheado de reservas, o Inter fez um primeiro tempo equilibrado com o Universidad Católica. Apesar de a primeira chance ter sido chilena - cabeçada perigosa do zagueiro Marcos González, aos cinco minutos -, o time de Tite não ficou recuado. Com 14 de jogo, Taison pedalou pela esquerda, não conseguiu a finta e então mandou para o gol mesmo com o marcador à frente. Buljubasich defendeu. Logo depois, Daniel Carvalho cruzou da esquerda, Adriano tentou de peito e o goleiro argentino fez grande defesa com os pés.

Aos 21, o time da casa teve mais uma boa chance. Um chute errado de Medel caiu nos pés de Gutiérrez dentro da área. O atacante matou no peito, mas mandou à esquerda, com perigo. Depois deste lance, o jogo deu uma esfriada. Ficou assim por 15 minutos, sem muita inspiração e poucas chances de gol. Até voltar com tudo a partir dos 36, quando Barrientos foi lançado na área e Danny Morais chegou na hora certa. Mas o corte caiu nos pés de Gutiérrez, que mandou à direita. No minuto seguinte, Ricardo Lopes dominou bola no peito, na área do Inter, após cruzamento da direita. Vásquez aproveitou a desatenção do lateral e mandou de voleio, errando por pouco.


No momento em que os chilenos mais pressionavam, o Inter quase abriu o placar. Com 42 minutos, Adriano aproveitou saída de bola errada da zaga e roubou bola. Da intermediária, ele encobriu o goleiro, mas a bola raspou na trave e saiu. No contra-ataque, o castigo. Barrientos entrou tabelando com Gutiérrez na área colorada e bateu no canto direito, deixando os donos da casa em vantagem para o intervalo.

Uma neblina atrapalhou um pouco a visão de quem acompanhava a partida no segundo tempo. Mas não a audição do assistente Maurício Espinosa, do Uruguai. Ele chamou seu compatriota, o árbitro Roberto Silvera, e dedurou o meia D'Alessandro, que estava no banco. O argentino foi expulso por reclamação, aos 24.

Antes disso, o jogo continuava equilibrado. O Inter assustou logo aos seis minutos, em cobrança de falta violenta de Ricardo Lopes. Buljubasich espalmou para o lado. Com 12, Gutierrez aproveitou falta cobrada pela meia direita e, livre, finalizou por cima do gol.

A chance mais clara antes do gol de empate do Inter na etapa saiu de jogada individual de Taison. O garoto partiu em arrancada da intermediária, deixou quatro para trás, entrou na área e mandou por cima. Aos 35, ele fez jogada parecida, mas desta vez tocou para Daniel Carvalho na esquerda. O chute do camisa 7 saiu rasteiro, obrigando Buljubasich a fazer boa defesa.

O gol não poderia ter saído de outro jogador. Taison deixou Adriano em grandes condições. O atacante deu um drible em Marcos González e chutou cruzado, acertando o canto direito: 1 a 1.

O Inter joga por um empate sem gols na partida de volta para seguir adiante na competição internacional, o jogo acontece em Porto Alegre na próxima semana. Mas antes os colorados enfrentam o rival Grêmio no clássico Grenal, válido pelo Campeonato Brasileiro no domingo.

Bota se complica na Colômbia

O outro brasileiro que disputa esta fase da Sul-Americana, o Botafogo, foi a Colômbia enfrentar o América de Cali com equipe principal. Mas a derrota por 1 a 0 complicou as pretensões do alvinegro, já que agora para seguir adiante na competição, o Fogão precisa vencer na volta em casa por 2 gols de diferença.

Outro resultado

Defensor-URU 1x2 River Plate-ARG