quarta-feira, 31 de agosto de 2016

O que esperar de Tite na Seleção?

Share |


Passada as Olimpíadas, o futebol volta a dominar o noticiário. Nesta quinta, o Brasil volta as Eliminatórias para a Copa da Rússia com uma novidade, a estreia de Tite no comando da equipe e a retomada da esperança de dias melhores para a equipe canarinho. A estreia do multicampeão será contra o Equador, um adversário complicado, na altitude de Quito.

Depois de muito tempo, a Seleção volta a ter esperança de melhora com a troca de comando técnico. Saiu o pragmático e fraco Dunga após o fiasco na Copa América Centenário, e entrou o atual campeão brasileiro, Tite, um treinador que foi quase unanimidade. Tite montou um time moderno no Corinthians, é um treinador atualizado com o que tem de melhor no mundo, mas sem perder as características do futebol brasileiro.

O treinador bebe  na fonte de técnicos internacionais como Pep Guardiola, tem um novo conceito de futebol, está mais aberto ao diálogo. Coisa que faltava a Seleção nas épocas de Dunga e Felipão. Tite tem procurado viajar pelo mundo para saber a situação dos jogadores, tanto dentro como fora de campo, aproximar da torcida que está com falta de boa seleção.

O título olímpico, apesar de não ter sido com Tite, no Rio com um bom futebol parece ter acordado a torcida e renova a esperança de que a Seleção possa voltar a ser considerada gigante no cenário mundial. O que os últimos fiascos diminuíram a reputação do futebol pentacampeão. Uma prova que o título nas Olimpíadas é importante para a retomada foi o fato que a base da convocação do início de Tite é a Seleção Olímpica, incluindo, o trio de ataque Neymar, Gabigol e Gabriel Jesus.

Quando a bola rolar no Olímpico Atahualpa na capital equatoriana, pode estar começando uma nova fase para o time canarinho. Se dará certo, só os resultados dirão, mas a Seleção precisava desta mudança de mentalidade no comando técnico.