segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Flamengo vence Atlético-PR e garante vaga na Libertadores

Share |

Por Gabriel Seixas



Com nova quebra de recorde de público (82.044 pagantes), o Flamengo derrotou o Atlético-PR por 2 a 0, e favorecido com as derrotas de Cruzeiro e Palmeiras, garantiu vaga antecipada na Libertadores 2008. Agora a meta é terminar entre os três primeiros, garantindo vaga direta na principal competição das Américas, sem passar por uma eliminatória antes do seu início.

Já que o Santos também venceu o seu compromisso, o Flamengo permaneceu na terceira posição com 61 pontos, assegurando sua vaga na Libertadores. Por sua vez, o Atlético é 11º com 51 pontos, e depende de resultados negativos de Figueirense e Atlético-MG para depender apenas de si na briga por uma das vagas na Copa Sul-Americana.

No primeiro tempo, as duas equipes se estudaram bastante e poucas chances de perigo foram criadas. O Flamengo parecia começar a todo vapor, quando Léo Medeiros cabeceou a queima-roupa na trave, assustando o Furacão e frustrando a empolgada torcida. O Fla tinha dificuldades, já que Ibson e Léo Medeiros estavam bem marcados, e Renato Augusto jogava de costas para os zagueiros, dificultando a sua movimentação em campo. Léo Moura e Juan infiltravam bastante as jogadas, fazendo com que a equipe não tivesse jogadas laterais, facilitando a vida de Valencia e Claiton na marcação. Do outro lado, o Atlético também não contava com um dia feliz de seus laterais, enquanto Ferreira e Netinho eram bem marcados pelos volantes rubro-negros, Jaílton e Cristian.

No fim do primeiro tempo, em uma de suas poucas jogadas de brilho, Leonardo Moura cruzou na área para Souza, que acertou uma linda bicicleta e mandou pra fora. Do outro lado, o Atlético pouco criou, não levando perigo algum ao gol de Bruno.

Na etapa final, o Flamengo voltou com uma postura diferente, e não demorou pra abrir o placar: Renato Augusto se embolou com a bola, mas conseguiu ajeitá-la e se desvencilhar do zagueiro. Depois do lance, o meia tabelou com Souza e chutou forte, deslocando Viáfara e abrindo o placar para o rubro-negro. Enquanto o Atlético buscava alternativas para chutar ao gol de Bruno, o Flamengo aproveitou e marcou o segundo. Novamente Renato Augusto fez boa jogada pela esquerda e encontrou Juan livre na área. O lateral, em posição de impedimento, chutou forte e marcou o segundo, selando a vitória.

Para completar a festança, a torcida logo ficou sabendo do placar final do jogo do Cruzeiro, que garantia ao Flamengo uma vaga assegurada na Libertadores do ano que vem.

Série B – Última rodada

Share |

Por Gabriel Seixas

Neste sábado, a Série B conheceu os quarto ascendentes à Série A e os quatro rebaixados a terceira divisão do Campeonato Brasileiro. Como Coritiba, Ipatinga, Vitória e Portuguesa já haviam garantido ao acesso, coube ao primeiro vencer seu jogo e garantir o simbólico título da competição – já que, em tese, não tem sua devida importância. Na parte de baixo, Ituano, Remo e Santa Cruz já estavam antecipadamente rebaixados. Na briga para fugir da última vaga, disputavam Paulista, Gama, Avaí e Santo André. Sobrou para o primeiro, que depois de vencer a Copa do Brasil em 2005, caiu de produção até chegar a terceirona do Brasileirão.

Destaques:

- Alessandro tirou a diferença de gols para Val Baiano e alcançou a artilharia da competição, com 24 gols ao lado do atacante do Gama.
- O Coritiba conseguiu o título da competição aos 47 do 2º tempo, quando Henrique Dias aproveitou bate rebate da zaga e marcou o gol da vitória.
- Por apenas três pontos, o Fortaleza não conseguiu a volta à Série A. Não fossem os pontos perdidos contra Remo e Ituano...
-O Marília tentou um novo julgamento para recuperar os seis pontos perdidos no início da competição, e ter chances reais de subir para a primeirona. Porém, pela terceira vez o STJD deu causa perdida ao clube, e no fim das contas, nem os pontos garantiriam os paulistas na primeira.

Confira os resultados da rodada final:

CRB 4x1 Barueri
Amílton, Marcelo Nicácio (2) e Thiago Gomes; Tite.

Ceará 1x2 Santo André
Rômulo. Jaílson e Willians.

Avaí 4x0 Ituano
Joélson, Ferdinando, Léo e Vandinho.

Gama 1x0 Vitória
Bebeto.

Remo 0x1 Ponte Preta
Léo Mineiro.

Santa Cruz 2x3 Coritiba
Nildo e Max; Henrique, Keirrison e Henrique Dias.

Portuguesa 3x1 Criciúma
Joãozinho e Diogo (2); Cláudio Luiz.

Marília 1x2 Fortaleza
Wellington Silva; Emerson e Paulo Isidoro.

São Caetano 1x0 Brasiliense
Rafinha.

Paulista 2x5 Ipatinga
Dema e Gilsinho; Beto e Alessandro (4).