quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Palmeiras cai em Quito

Share |

Por Leonardo Martins


O Palmeiras começou sua batalha na fase de grupos da Libertadores na noite de ontem quando enfrentou a atual campeã da competição, a LDU do Equador, fora do país. A equipe brasileira cometeu muitas falhas na defesa e saiu derrotada por 3 a 2, perdendo a invencibilidade na temporada.

Contando com o apoio da torcida, a LDU partiu para cima do Palmeiras. Sempre com jogadas pelos lados do campo, através dos alas Reasco, ex-jogador do São Paulo, e Ambrosi, a equipe equatoriana acuou o Verdão na defesa e foi criando chances de gol. Aos seis minutos, Manso cruzou da esquerda, Bieler, mesmo desajeitado, pegou chute forte, de primeira, a bola quicou e obrigou Marcos a fazer boa defesa.

A pressão da LDU prosseguiu aos sete minutos. Após cobrança de escanteio, Campos, de cabeça, quase abriu o placar. Aos 11, Wiliam Araujo, de fora da área, exigiu grande defesa de Marcos.

De tanto pressionar, a LDU não demorou para abrir o placar. Aos 23, após cruzamento de Manso, Edmílson vacilou na marcação e Calderón, de cabeça, fez 1 a 0. Mas na primeira grande jogada em velocidade, o Palmeiras chegou aos empate, aos 28. Diego Souza arriscou chute de fora da área, Cevallos espalmou, e Willians foi mais rápido e empurrou a bola para o fundo da rede.

Melhor em campo, a LDU continuou pressionando no ataque e contou com uma falha dupla do Alviverde para chegar ao segundo gol. Aos 34, Calderón ganhou na velocidade de Edmílson, Marcou saiu desesperado e não interceptou a bola, que sobrou livre para o atacante empurrá-la para o fundo da rede: 2 a 1.

Com o atacante Marquinhos na vaga do zagueiro Maurício Ramos, o Palmeiras apostou no sistema ofensivo para correr atrás da vitória. E chegou ao empate logo no primeiro minuto. Após cobrança de falta de Cleiton Xavier, a zaga equatoriana falhou, o goleiro Cevallos saiu mal do gol, e Edmílson, livre de marcação, cabeceou para o fundo da rede: 2 a 2.

Mas, no momento em que o Palmeiras estava melhor na partida, Marquinhos perdeu a bola no ataque, a LDU saiu rápido para o contra-ataque e Edmílson, em um carrinho imprudente em Bieler aos 12 minutos. Na cobrança de falta em dois lances, Urrutia rolou e Manso, com categoria, mandou a bola no ângulo direito de Marcos. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar.

Na base do tudo ou nada, o Palmeiras partiu em busca do empate. Aos 21, após cobrança de escanteio de Cleiton Xavier, Edmílson cabeceou, e Cevallos fez uma defesa difícil.

Com Lenny em campo a partir dos 25 minutos, na vaga de Willians, o Verdão tentou tirar proveito da velocidade para encurralar a LDU na defesa. Depois, aos 27, o meia Evandro entrou no lugar do lateral-direito Fabinho Capixaba.

A LDU percebeu o desespero do Palmeiras, se encolheu na defesa, marcou forte no meio-campo e quase ampliou nos contragolpes. Aos 29, Bieler, da entrada da área, chutou cruzado e Marcos, com o pé esquerdo, evitou o gol. Aos 32, Diego Souza, de cabeça, desperdiçou grande chance de empatar o jogo.

Aos 40, após cobrança de falta, Urrutia, de cabeça, obrigou Marcos a trabalhar. O Palmeiras, apesar de se lançar com tudo ao ataque, não teve competência para furar o bloqueio defensivo da LDU.

Com o resultado, o time equatoriano ampliou seu retrospecto positivo contra equipe brasileiras em Quito. Desde 2004, o time equatoriano disputou sete partidas em casa contra clube nacionais, com seis triunfos - São Paulo (2004), Santos (2004 e 2005), Internacional (2006), Fluminense (2008) e Palmeiras (2009) - e apenas um empate, contra o Flu na fase de grupos da edição do ano passado. A última derrota em casa para brasileiros ocorreu em 2000, para o Corinthians.

O Palmeiras volta a jogar pela Libertadores no dia 3 de março quando recebe o Colo-Colo no Palestra Itália. Já os equatorianos vão a Recife no dia seguinte enfrentar o Sport. Colo-Colo e Sport completam a 1ª rodada do grupo 1 em Santiago.

Outros jogos de ontem

Grupo 3
Boca Juniors-ARG 1x0 Deportivo Cuenca-EQU

Grupo 6
Everton-CHI 1x0 Caracas-VEN