segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Cruzeiro vence e segue na briga

Share |

Por Leonardo Martins


No fechamento da 30ª Rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro recebeu o Botafogo querendo se aproximar do G-4. Em um jogo disputado, a Raposa venceu por 1 a 0 e conseguiu o seu objetivo na partida.

O Cruzeiro entrou com uma nova formação, Fabrício sentiu no vestiário e Thiago Heleno entrou em seu lugar, formando 3 zagueiros com Caçapa e Gil. No ataque, com a ausência do artilheiro Wellington Paulista, Guerrón formou o ataque com Thiago Ribeiro. Do lado botafoguense, Victor Simões, herói da última partida, ganhou a posição de Reinaldo.

A ausência de um centroavante na equipe cruzeirense foi sentida, já que com dois velocistas no ataque, faltava um homem na área. Mesmo assim, o time foi melhor no primeiro tempo, exigindo boas defesas de Jefferson. Thiago Ribeiro e Guerrón arriscaram e o goleiro fez defesas importantes. Jefferson ainda saiu nos pés do atacante azul. O Botafogo só assustou em chute de Victor Simões que Fábio defendeu.

No início da segunda etapa, mais um acontecimento na conturbada relação entre torcida azul e o técnico Adilson Batista. Ao tirar Guerrón e Leandro Lima para colocar Soares e Fernandinho, o técnico foi vaiado pelos torcedores. A resposta de Adilson veio aos 17, Jonathan fez ótima assistência para Thiago Ribeiro que tocou na saída de Jefferson, abrindo o placar. O técnico se virou para torcida e berrou na comemoração. 1 a 0.

Em desvantagem, o Botafogo se lançou e André Lima exigiu boa defesa de Fábio. O Cruzeiro tentava ampliar, mas fracassava na tentativa por causa de seus atacantes. O jogo permaneceu em “banho-maria“ até que um lance preocupou a todos no Gigante da Pampulha. Aos 36, Batista subiu mais que Soares e a perna do botafoguense bateu forte na cabeça do cruzeirense. Soares caiu desacordado em campo e teve que ser levado a um hospital. Felizmente, o atacante não sofreu nada de grave.

Como os mineiros já haviam feito as três alterações no momento do acidente de Soares, o Cruzeiro passou a jogar com um a menos nos últimos minutos e levou uma pressão terrível dos cariocas, mas soube segurar bem e os três pontos vieram. O sonho de voltar a América continua vivo para a Raposa. Já o Botafogo teve sua seqüência de três jogos sem derrotas interrompida, mas continuou com certa folga da Zona Vermelha.

Na próxima rodada, a Raposa visita o Corinthians, no Pacaembu. A partida será domingo. No mesmo dia, o Botafogo tem o clássico contra o Flamengo, no Engenhão.

Curtinhas

- Em Curitiba, o Atlético-PR fez bem o papel de mandante e venceu bem o desesperado Santo André por 3 a 0. O Furacão se distanciou de uma vez por todas da Zona Vermelha. Zona que o Ramalhão permanece. Paulo Baier, Marcelo (contra) e Marcinho fizeram os gols que garantiram a festa atleticana.

- No Barradão, o Vitória passou certo sufoco, mas venceu o Náutico por 3 a 1, de virada, e vê remotas chances de Libertadores. Já o Timbu, está amargando a zona de Rebaixamento. Bruno Mineiro, na primeira etapa, abriu o placar para os visitantes. Na segunda etapa, o rubro-negro baiano foi beneficiado com a expulsão de Vagner Rosa, zagueiro do Náutico, e virou o jogo com dois gols de Leandrão e um de Jackson.

Classificação após 30 rodadas

1° Palmeiras – 54pts
2° Atlético-MG – 50pts
3° Internacional – 49pts (14V)
4° São Paulo – 49pts (13V)
5° Flamengo – 48pts
6° Goiás – 46pts
7° Cruzeiro – 45pts
8° Grêmio – 44pts (19SG)
9° Vitória – 44pts (3SG)
10° Avaí – 43pts
11° Corinthians – 42pts
12° Barueri – 41pts (7SG)
13° Santos – 41pts (-1SG)
14° Atlético-PR – 39pts
15° Coritiba – 34pts
16° Botafogo – 32pts
17° Santo André – 29pts (-15SG)
18° Náutico – 29pts (-18SG)
19° Sport – 28pts
20° Fluminense – 26pts

Próximos jogos

21/10 – 21h50
Santo André x Palmeiras

24/10 – 18h30
Atlético-MG x Vitória
Náutico x Barueri

25/10 – 16h
Goiás x Fluminense
Santos x São Paulo
Internacional x Grêmio
Coritiba x Atlético-PR

18h30
Corinthians x Cruzeiro
Botafogo x Flamengo
Avaí x Sport