quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Palmeiras tropeça em casa

Share |

Por Leonardo Martins

Na abertura da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras recebeu o Sport em São Paulo querendo voltar a liderança com folga. O time alviverde tomou um susto ao tomar dois gols com 16 minutos, mas conseguiu o empate por dois a dois e voltou a liderança, mas agora torce contra os rivais. Os pernambucanos, com este empate, tiveram o rebaixamento decretado.

Quando o jogo começou o que se viu foi um Palmeiras nervoso em campo e com falhas de marcação. O Sport, por sua vez, aproveitou para contra-atacar e foi eficiente. Aos 11, Dutra cruzou e Arce completou para o gol, abrindo o placar. Cinco minutos depois, em novo contra-ataque, Adriano Pimenta achou Wilson que tocou por cima de Marcos. 2 a 0 Sport e a torcida alviverde não acreditava no que estava vendo.

A torcida, revoltada com a atuação do time, começou a pedir a entrada de Pierre, já que a marcação estava mal. Aos poucos o time reagia em campo, Obina cabeceou por cima, mas a zaga continuava perdida se não fosse a falta de pontaria, os pernambucanos tinham feito o 3º gol. Na base do abafa, o Porco parou na trave duas vezes. Na 1ª, Ortigoza chutou e a bola foi na trave. Depois foi Obina parar na trave após cabeçada defendida por Magrão.

Na segunda etapa, o pedido dos torcedores foi atendido, Pierre e Deyvid Sacconi entraram nos lugares de Souza e Sandro Silva, mas o Sport continuava perigoso nos contra-ataques. Aos dez minutos, Moacir recebeu livre e foi abafado por Marcos. A essa altura, o desespero já começava a pintar na equipe palmeirense e fazia com que a equipe não criasse chances.

Porem, a expulsão de Durval aos 20 facilitou as coisas. O criticado Edmilson saiu para dar lugar a Marquinhos. De tanto pressionar, os paulistas chegaram ao primeiro gol. aos 26, Ortigoza deu ótima assistência para Deyvid Sacconi fuzilar Magrão. O gol fez com que o Palestra virasse um caldeirão.

Com o apoio da torcida, o Palmeiras foi para cima do Sport e Obina perdeu um gol claro ao tentar encobrir Magrão. Mas aos 40 veio o gol de empate e sempre com polemica. Armero cruzou e Danilo, em posição legal dada por Élder Granja, fez o gol, mas o juiz Elmo Rezende se precipitou e apitou antes da conclusão e depois voltou atrás e deu o gol, gerando revolta dos jogadores pernambucanos. 2 a 2.

Nos últimos minutos, a pressão em busca da virada aumentou e Marcos foi para a área tentar o cabeceio, mas nada que mudasse o resultado da partida. O Palmeiras pode cair para o 4º lugar após os resultados do fim de semana, mas hoje está na frente. O Sport se tornou o primeiro rebaixado a Série B 2010.

O Palmeiras volta a jogar na próxima quarta-feira quando enfrenta o Grêmio no sul e o Sport recebe o Fluminense no dia 22 em Recife.


Fluminense joga melhor e vence Cerro Porteño na Sul-Americana

Share |

Por Gabriel Seixas

O Fluminense conseguiu uma importante vantagem sobre o Cerro Porteño em busca de uma vaga na final da Copa Sul-Americana. Jogando em Assunção, no Paraguai, os cariocas dominaram a partida no primeiro tempo, mas só conseguiram marcar seu gol na etapa final, o da vitória por 1 a 0. O autor do gol foi o atacante Fred, que marcou seu 9º gol nas últimas 9 partidas pelo Flu. O resultado deixou o time em plena vantagem para o jogo da volta, no Maracanã, no dia 18. Pra completar a festa, o tricolor somou seu décimo jogo consecutivo sem perder, sendo que dos últimos cinco jogos, ganhou todos. Agora, o Fluminense joga por um empate na partida da volta para chegar a final.

Cuca decidiu escalar novamente um time jovem, e como novidade, lançou Marquinho na ala esquerda, na vaga de Dieguinho, contundido. Do outro lado, vinha o animado Cerro Porteño, empurrado pela torcida e em busca de ganhar seu primeiro título internacional. A expectativa é tanta que, na última rodada do Campeonato Paraguaio, neste fim de semana, todos os titulares foram poupados.

Mas no primeiro tempo, a boa fase do Fluminense se sobrepôs a superação do Cerro. A primeira boa chance veio aos oito minutos, quando Conca lançou Diguinho na direita. O volante, livre na área, chutou por cima do gol. Dois minutos depois, Marquinho recebeu na entrada da área e bateu cruzado. A bola tirou tinta da trave do goleiro paraguaio Barreto.

O Flu tinha facilidade de jogar pelos dois lados. Dessa vez aproveitando o lado direito, o ala Mariano chutou cruzado, obrigando o goleiro Barreto a defender de peito. Aos 31, foi a vez de Fred arriscar pro gol dos paraguaios, mas Barreto fez outra grande defesa. Só dava Fluminense no jogo, e o primeiro gol parecia apenas questão de tempo.

A blitz tricolor não parou por aí. Logo depois, aos 32, Daltou tentou encobrir Barreto com uma cabeçada na área, mas o goleiro foi no alto para salvar. Um minuto depois, foi a vez de Mariano encher o pé da entrada da área, e Barreto teve de se esticar todo para salvar o gol.

E o Cerro Porteño? Só apareceu com perigo aos 44 minutos. E que perigo. Em jogada individual de Nanni, o atacante se livrou de dois tricolores antes de arriscar um chute forte e rasteiro. Sorte que Rafael defendeu muito bem com os pés.

O segundo tempo não foi tão agitado quanto o primeiro. Nos primeiros minutos, os paraguaios tentaram marcar com Irrazabal, mas o lateral chutou por cima do gol de Rafael. Três minutos depois, foi a vez de Conca arriscar de fora da área pelo Flu, mas Barreto salvou novamente.

A partir daí, o jogo caiu de ritmo. O Fluminense se limitava a quebrar o ímpeto do Cerro, e percebendo isso, Cuca colocou Alan no lugar de Maicon no ataque tricolor. O gol saiu seis minutos depois, num lance inusitado. A jogada começou com uma reposição de bola do goleiro Rafael, que chegou até Fred, pouco depois do meio-campo. O atacante arrancou, e da entrada da área, chutou com estilo no cantinho do goleiro Barreto, que dessa vez nada pôde fazer.

Não tanto pelo segundo tempo, mas principalmente pelo primeiro, o placar era (no caso, foi) justo. E depois do gol, os cariocas só administraram a partida. Agora, basta um empate no jogo da volta para o time se garantir na final da Copa Sul-Americana. Uma possível “revanche” contra a LDU de Quito na grande final já é especulada, pois os equatorianos também disputam a semi, contra o River Plate-URU – aliás, os times fazem o primeiro jogo da semifinal nesta quinta. Se der o favoritismo, Fluminense e LDU chegarão lá. E se depender dos tricolores, com certeza esta será a grande final. A perda da Libertadores do ano passado ainda não foi digerida, e depois de um ano, a vingança pode ser feita.