terça-feira, 6 de outubro de 2009

Especial: Copa Libertadores Feminina – 1ª edição

Share |

Por Gabriel Seixas

O futebol feminino teve um ano de 2009 quase perfeito. A confirmação da realização da primeira Copa Libertadores Feminina também culminará na realização do primeiro Mundial de Clubes da FIFA – pelo menos é o que se espera. Nada melhor do que o Brasil para sediar a primeira Libertadores das mulheres, sendo as cidades de Santos e Guarujá as privilegiadas. Dez times foram selecionados para a competição, um de cada país sul-americano. O nosso representante é o Santos, que investiu pesado e trouxe jogadoras que dispensam comentários, como Marta e Cristiane. Outra curiosidade, nada mais justa, é que a equipe de arbitragem também será feminina.

O formato da competição funciona da seguinte forma: As dez equipes foram divididas em dois grupos, sendo que o Santos é o cabeça-de-chave do primeiro, e o San Lorenzo, da Argentina, do segundo. Passadas as cinco rodadas de cada grupo, os dois primeiros de cada se classificam para as semifinais, e daí, a competição será definida no famoso mata-mata.

Agora conheça, além do Santos, as outras nove adversárias que prometem quebrar o favoritismo das alvinegras.

Grupo 1

O favoritismo não só do grupo, como do torneio em geral gira em torno do Santos, que conta com um elenco a nível de seleção brasileira. A melhor jogadora do mundo, Marta, veio com o objetivo de dar o título desta competição inédita as alvinegras. Cristiane, atacante que é Top-3 nas melhores do mundo, se candidata como a goleadora do time. Só hoje, contra o EnForma, da Bolívia, balançou as redes cinco vezes. No mais, é um time muito competitivo e com outras jogadoras de seleção. A goleira Andréia jogou várias partidas com a camisa canarinho. A armadora Fran foi campeã da liga norte-americana, uma das mais fortes do mundo, e também veio para reforçar o time. Érika, que hoje marcou quatro gols, também é outra jogadora que merece atenção. Outras coadjuvantes de luxo são a defensora Aline e a meia Ester. Quer mais?

A primeira adversária do Peixe foi a equipe do White Star, que representa o Peru na Libertadores. De fato, as peruanas não se caracterizam por apresentar um futebol técnico, e às vezes abusam excessivamente de faltas para parar o jogo. É claro que contra o Santos não deu para apresentar os verdadeiros destaques – praticamente só a goleira Fiorella apareceu -, mas as esperanças estão nos pés de Salas, artilheira do time. O time é praticamente a base da seleção peruana, e ainda conta com jogadoras argentinas e norte-americanas, para deixá-lo ainda mais competitivo.

Hoje foi apresentado as santistas o time boliviano do EnForma, nada menos que pentacampeão boliviano. Entre outras curiosidades, esta foi a última equipe a se classificar para o torneio. Pra se ter uma ideia, quando os grupos da Libertadores foram sorteados, ainda não havia conhecimento de que time iria representar o futebol boliviano. O time manda seus jogos na cidade de Santa Cruz de la Sierra, e se todas as equipes mandassem seus jogos em casa, certamente todas elas teriam dificuldades em vencer na Bolívia. Porém, o time é muito fraco – não a toa foi derrotado por 12 a 0 pelas santistas -, e demonstrou ter vindo a competição apenas a passeio. Sem desmerecer a honrosa campanha das meninas, que ainda sem apoio e patrocínio, continuam jogando pelo simples amor ao futebol.

Para atazanar a vida do Santos, temos também as venezuelanas do Caracas, vice-campeã do país. O time tem alguma tradição no futebol masculino, mas é o mérito das meninas que faz este time ser um dos adversários mais difíceis do Santos nesta fase. Também não é um time que preza pela qualidade técnica, mas sabe se fechar muito bem na defesa e tem competência nos contra-ataques. É outra equipe que aposta muito nesta competição, e mesmo por isso fez algumas contratações e investiu pesado na preparação para o torneio.

Por fim, as chilenas do Everton, que completam o grupo. Disputando um dos campeonatos sul-americanos femininos mais disputados do futebol feminino, o chileno, a equipe bateu o Colo Colo e sagrou-se bicampeã. É um time que tem alguma qualidade, mas quando jogar contra o Santos, deve fugir de suas características ofensivas. A principal destaque é Valeska Arias, artilheira do time durante o torneio chileno, e que perdeu um pênalti contra o Caracas na primeira rodada, mas se redimiu marcando quatro gols, hoje, contra o White Star.

Balanço do Grupo A:

Ao que parece, nesta primeira fase, o Santos apenas espera outro time para passar as semifinais. As alvinegras sobram tecnicamente em relação às adversárias, e apenas havendo uma zebra extraordinária, não terminam na liderança. A briga pelo segundo lugar deve ficar mesmo entre Everton e Caracas – com leve vantagem para as chilenas -, com o White Star se candidatando como intruso. O EnForma vai brigar apenas para marcar pontos e sair com uma campanha honrosa nesta Libertadores.

Na outra matéria sobre a competição, conheça as equipes do Grupo 2, que tem como cabeças-de-chave o San Lorenzo.