quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Champions League – 4ª rodada – Definidos os quatro primeiros times classificados

Share |

Por Gabriel Seixas

Na abertura da 4ª rodada da fase de grupos da Champions League, foram decididos os primeiros quatro times que, matematicamente, já garantiram suas vagas para as oitavas-de-final com duas rodadas de antecedência. Um deles é o Bordeaux, que desbancou os favoritos Juventus e Bayern de Munique no seu grupo e já está classificado. O outro é o atual vice-campeão Manchester United, que precisou apenas empatar na rodada de hoje. Por fim, Chelsea e Porto, que estão no mesmo grupo (D), eliminaram antecipadamente seus concorrentes APOEL e Atlético de Madrid. Confira um resumo dos oito jogos que abriram a rodada, que será completada amanhã, com mais oito jogos (também com cobertura total do Esporte É Vida).

Grupo A

Apontado como a principal “sombra” dos dois papões do grupo, Juventus e Bayern de Munique, o Bordeaux chegou de fininho, e com duas rodadas de antecedência, garantiu a primeira das duas vagas do grupo para as oitavas-de-final. E foi em grande estilo: com uma vitória sobre o Bayern, na Alemanha, por 2 a 0. O bom time comandado por Laurent Blanc abriu o placar com Gourcuff, aproveitando cobrança de falta do brasileiro Wendel. No último minuto, Chamakh completou a vitória aproveitando falha coletiva da zaga alemã. Pra quem não acreditava nos atuais campeões franceses, está aí a prova de que tem um time competitivo, e que na medida do possível, pode atrapalhar os considerados “favoritos”. Como já fez no seu grupo.

No outro jogo, a Juventus venceu fora de casa o Maccabi Haifa por 1 a 0, e também está muito próxima de garantir uma vaga antecipada para a próxima fase. O gol da vitória foi do meia Camoranesi, que era dúvida pro jogo. Ele aproveitou cruzamento de Cáceres, e de primeira, mandou pro gol dos israelenses. Uma simples vitória na próxima rodada classifica a Vecchia Signora. Em contrapartida, o Maccabi está eliminado, sem nenhum ponto em quatro jogos.

Classificação:

1º Bordeaux - 10
2º Juventus - 8
3º FC Bayern - 4
4º Maccabi Haifa – 0

Grupo B

Assim como o Bordeaux, o Manchester United garantiu vaga antecipada para as oitavas-de-final do torneio, mas no Grupo B. Os Red Devils receberam o CSKA com um time praticamente reserva, e teve muitas dificuldades para empatar em 3 a 3. Os russos abriram o placar com Dzagoev aos 25 minutos, quando o jovem russo costurou o lado direito da defesa do Manchester e bateu pro gol. Quatro minutos depois, o atacante Michael Owen, que substituía o titular Rooney (liberado pela diretoria para acompanhar o nascimento do filho), empatou. Ainda no primeiro tempo, Krasic completou a jogada que ele mesmo começou e recolocou os russos na frente. No início da etapa final, Berezutskiy aproveitou cobrança de falta e fez o terceiro do surpreendente CSKA. Porém, nos seis minutos finais, o Manchester foi valente e garantiu sua classificação. Aos 39 minutos, Scholes aproveitou cobrança de falta e diminuiu. E no último minuto, Valencia arriscou chute de fora da área, e contou com um desvio para fazer o gol da classificação.

No outro jogo do grupo, o Wolfsburg venceu o Besiktas fora de casa por 3 a 0 e também praticamente encaminhou sua classificação. Misimovic, no primeiro tempo, abriu o placar com um lindo chute de perna esquerda no ângulo. Os turcos tentaram uma reação, mas esbarraram na falta de pontaria e permitiram dois gols dos alemães nos últimos 10 minutos. Aos 35, Gentner marcou o segundo dos Wolfs. O último foi do artilheiro Dzeko, que tocou no canto do goleiro.

Classificação:

1º Manchester United - 10
2º Wolfsburg - 7
3º CSKA - 4
4º Besiktas – 1

Grupo C

Dos quatro grupos que realizaram seus jogos da 4ª rodada na terça-feira, o único que não garantiu nenhuma vaga antecipada foi o Grupo C. Não é pra menos: um dos grupos mais equilibrados do torneio (para surpresa geral) ganhou mais um forte concorrente por uma das duas vagas: o Marseille, que entrou de vez na briga com uma goleada por 6 a 1 sobre o Zürich. Aegerter, com um gol contra, fez o primeiro dos franceses após desvio de cobrança de falta de M’Bia. Num lance praticamente igual ao primeiro gol, M’Bia cobrou falta e Abriel desviou pra fazer o segundo. Alphonse recolocou os suíços no jogo, mas no segundo tempo, Niang tocou a bola por cima do goleiro suíço e fez o terceiro. Então, a porteira abriu nos dez minutos finais: o zagueiro Hilton fez o quarto gol, Cheyrou fez outro num lindo petardo de fora da área, e pra fechar, um gol do brasileiro Brandão, aproveitando cruzamento do capitão Niang.

Na partida de volta dos dois principais times do torneio, Milan e Real Madrid fizeram um bom jogo, principalmente no primeiro tempo, que não por coincidência, protagonizou os dois gols do empate em 1 a 1. Os merengues, mesmo atuando fora de casa, começaram arriscando mais, e com justiça, abriram o placar aos 29 minutos. Kaká acertou bom chute de fora da área, e o goleiro Dida rebateu nos pés de Benzema, que não perdoou. A reação do Milan veio seis minutos depois, quando Zambrotta cruzou e Pepe desviou a bola com o braço. O juiz marcou pênalti, que Ronaldinho Gaúcho cobrou com perfeição no ângulo do goleiro Casillas. O segundo tempo não foi tão empolgante, e a partida acabou terminando mesmo empatada. Outros destaques foram o meia Kaká, ovacionado pela torcida do Milan, clube pelo qual defendeu antes de chegar ao Real, e a 'maldição do San Siro': os rossoneri continuam sem vencer em casa na competição.

Classificação:

1º Milan - 7
2º Real Madrid - 7
3º Marseille - 6
4º Zürich – 3

Grupo D

Completando os jogos desta terça-feira, o Grupo D, com duas rodadas de antecedência, definiu os dois classificados para as oitavas-de-final: Chelsea e Porto. Os portugueses se garantiram com mais uma vitória sobre o APOEL, desta vez fora de casa, por 1 a 0. O gol foi marcado pelo colombiano Falcao García, no finalzinho do jogo.

Na outra partida, o Atlético de Madrid jogava pela vitória contra o Chelsea, em casa, para continuar com chances de classificação no grupo. E os espanhóis inauguraram o placar no segundo tempo com o argentino Agüero. Ele começou no banco, já que estava com lesão muscular, mas quando entrou, marcou logo o primeiro gol da partida. E foi um golaço! Depois do cruzamento da esquerda e do desvio do zagueiro Terry, ele emendou um chute de primeira que tirou as chances de defesa de Petr Cech. Mas aí entrou em ação o marfinense Drogba pelos Blues: Ele marcou os dois gols da virada do time, que desestabilizou de vez o Atlético. Foi o primeiro jogo de Drogba nesta edição da Champions, já que ele teve de cumprir três jogos de suspensão pelo torneio. Ainda assim, os colchoneros empataram no finalzinho, novamente com Agüero, desta vez cobrando falta. Mas era pouco. Chelsea e Porto continuam na competição, enquanto Atlético e APOEL vão brigar por uma vaga na Liga Europa. Os dois ainda terão um confronto direto, que será no Chipre.

Classificação:

1º Chelsea - 10
2º Porto - 9
3º Atlético de Madrid - 2
4º APOEL Nicosia - 1