sábado, 21 de novembro de 2009

Série B – Ceará, Guarani e Atlético/GO na Série A 2010; Fortaleza rebaixado

Share |

Por Gabriel Seixas

A penúltima rodada da Série B foi dolorosa para uns, perfeita para outros, e certamente emocionante para quem acompanhou os 10 jogos que agitaram este sábado. Mesmo faltando uma rodada para o encerramento da competição, Ceará, Guarani e Atlético Goianiense se juntaram ao Vasco e estão garantidos na Primeira Divisão do ano que vem.

Começando pelo Ceará, que venceu fora de casa a Ponte Preta por 2 a 1, assumiu a vice-liderança, subiu antecipadamente para a primeirona e de quebra, ainda comemorou o rebaixamento do rival Fortaleza (que será destacado durante o texto). Renan, contra, e Fabrício fizeram os gols do Vozão. Fabiano Gadelha descontou para a Ponte, que não tem mais aspirações na Série B.

O até então vice-líder Guarani perdeu, mas com a ajuda de uma combinação de resultados, também comemorou sua vaga para a Série A de 2010. O Bugre foi surpreendido pelo Bahia, que diante de sua torcida, venceu por 2 a 0 e se livrou matematicamente do rebaixamento. Nádson, cobrando pênalti, e o zagueiro Nen fizeram os gols. As duas equipes tiveram ótimos motivos para comemorar.

Outro time que conquistou o acesso foi o Atlético Goianiense, ao derrotar o Juventude por 3 a 1. Mesmo jogando em Caxias do Sul, os goianos dominaram amplamente o jogo, e marcaram seus gols com Agenor, Marcão e Juninho. Marcos Denner não conseguiu diminuir o prejuízo gaúcho, afinal, o time entrou na zona de rebaixamento, e vai ter que vencer na próxima rodada se quiser escapar da degola.

É bom destacar que, com os resultados confirmados, Atlético e Guarani dependiam de tropeço do Figueirense jogando em casa com o Duque de Caxias para comemorar o acesso antecipado. Parecia improvável, mas aconteceu. Entrando em campo sem obrigação nenhuma na competição, os fluminenses abriram 2 a 0 de vantagem no segundo tempo, com Gilcimar e Leandro Chaves. Paulo Sérgio descontou nos acréscimos, quando o sonho do Figueira já havia chegado ao fim.

A Portuguesa, que também tinha chances matemáticas de acesso (pequenas, é bem verdade), conseguiu vencer, mas como os resultados não favoreceram, também vai ter que amargar mais um ano na segunda divisão. A Lusa derrotou o campeão Vasco por 1 a 0, jogando no Maracanã. Fellype Gabriel, acostumado a jogar contra o cruzmaltino quando defendia a camisa do Flamengo, fez o gol da vitória.

Já na briga contra o rebaixamento, tivemos mais uma equipe rebaixada antecipadamente. Além de Campinense e ABC, o Fortaleza também disputará a terceira divisão de 2010. Os cearenses foram derrotados pelo São Caetano por 2 a 1, em casa. E mesmo que vencesse o jogo, o Fortaleza estaria rebaixado, pois a combinação de resultados não aconteceu. Coutinho abriu o placar para o Leão, mas Hugo empatou e virou a partida para os visitantes.

Para ter chances de sair da degola na última rodada, o Fortaleza precisaria vencer, e torcer para que América-RN e Brasiliense não vencessem seus compromissos. Mas os dois garantiram seus três pontos. O América venceu o Ipatinga por 1 a 0, com gol de Júlio Terceiro. Já o Brasiliense derrotou o Bragantino por 2 a 1, com gols de Juninho e Fábio Júnior. Paulinho descontou para o Braga. Tanto América, quanto Brasiliense somam 45 pontos (assim como o Ipatinga), e chegam a última rodada precisando de vitória para dependerem apenas de si na briga contra o rebaixamento.

Completando a rodada, o Paraná disputou mais um ‘amistoso de luxo’, que terminou empatado: 2 a 2 com o Vila Nova, que também não tem mais aspirações na competição. Ricardinho marcou duas vezes para o Vila, enquanto Marcelo Toscano e Davi fizeram para os paranaenses. No duelo dos últimos colocados, os rebaixados Campinense e ABC se enfrentaram na Paraíba. Melhor para o Campinense, que venceu por 3 a 1, com gols de Márcio Paraíba, Edmundo e Daniel. João Paulo descontou para os potiguares.

Panorama da última rodada

Com as vagas para a Série A definidas, e três times antecipadamente rebaixados, resta saber quem será o outro time que disputará a Série C no ano que vem. A briga está entre América-RN, Brasiliense e Ipatinga, com 45 pontos, e Juventude, com 44.

O Juventude, que no momento ocupa a zona do perigo, tem a difícil missão de visitar o Guarani, que conseguiu o acesso à primeira divisão. Os gaúchos podem escapar com um empate, mas precisariam torcer por derrota do Ipatinga, que recebe o campeão Vasco. O América-RN também tem pedreira, pois enfrenta o vice-líder Ceará fora de casa. Em situação aparentemente tranquila, o Brasiliense recebe o Vila Nova e deve escapar com folga. Mas tudo pode acontecer.

Classificação (após 37 rodadas):

1º Vasco – 76
2º Ceará – 67
3º Guarani – 66
4º Atlético/GO – 65

5º Portuguesa – 61
6º Figueirense – 60
7º Ponte Preta – 52 (14 vitórias, saldo 10)
8º Paraná – 52 (14 vitórias, saldo -5)
9º São Caetano – 51 (14 vitórias, saldo 13)
10º Duque de Caxias – 51 (14 vitórias, saldo -3)
11º Bragantino – 50
12º Vila Nova – 49
13º Bahia – 48
14º América-RN – 45 (13 vitórias, saldo -12, 49 gols marcados)
15º Brasiliense – 45 (13 vitórias, saldo -12, 43 gols marcados)
16º Ipatinga – 45 (11 vitórias)
17º Juventude – 44
18º Fortaleza – 37
19º Campinense – 36
20º ABC – 35