sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Reação tímida, mas animadora

Share |

Por Gabriel Seixas


Nem de longe é o time que adquiriu uma supremacia natural nos últimos anos, mas a reação do São Paulo na tabela do Brasileirão já merece destaque. Quem acompanha o blog sabe que meu apoio a Sergio Baresi foi irrestrito, e mesmo nas derrotas, defendia a permanência do técnico tricolor no cargo. Minha opinião continua a mesma. O time ainda apresenta problemas primários, como a falta de uma referência, mas conseguiu o mais importante: reencontrar o caminho das vitórias.


O adversário no Morumbi era o ascendente Atlético Goianiense, que por sinal, sob o comando de René Simões, pode sonhar com a permanência na primeira divisão. É um time compacto, entrosado, que sai bem pros contra-ataques e não se intimida em jogar com o resultado positivo. A boa fase também se reflete nas ótimas atuações de Elias, que hoje deu assistência pro gol de Juninho, insuficiente pra evitar a derrota dos goianos por 2 a 1.


Vale destacar que Baresi cometeu um equívoco na escalação inicial. Preferiu Marlos a Dagoberto para jogar de início e isolou o rápido Fernandinho no ataque, deixando o time sem referência. As jogadas de velocidade pelos flancos e os chutes de fora da área eram as principais armas do time. O problema é que faltava um centroavante para concluir os cruzamentos e pontaria para que os arremates ameaçassem o gol de Márcio.


Na base da insistência, o gol veio através do zagueiro Xandão, aproveitando ótimo cruzamento de Jean, um dos melhores em campo. Volante de ofício, o garoto parece ter definitivamente se firmado como lateral-direito, inclusive atuando hoje no 4-4-2. Com a chegada de Ilsinho, Jean logo deverá ser deslocado para sua função de origem. Junior César também demonstrou bastante segurança do outro lado, auxiliado por Jorge Wagner.


Baresi corrigiu o erro na escalação inicial lançando o insatisfeito Dagoberto no lugar de Cleber Santana. Entretanto, René Simões também fez alterações do outro lado, colocando Agenor e Juninho em campo. Os goianos cresceram no jogo, e o tricolor paulista evidenciou um de seus maiores traumas na temporada: gols sofridos nos primeiros minutos do segundo tempo. Juninho, que entrou no intervalo, recebeu passe de Elias, driblou Rogério Ceni e empatou o duelo.


Ao menos o São Paulo não se abateu. Nem a organização defensiva dos goianos segurou o tricolor, que visivelmente demonstrou um melhor futebol com Dagoberto em campo. A mobilidade de Jean e Marlos pela direita era o melhor caminho para o gol, e foi aproveitando um cruzamento de Marlos que Dagoberto testou pras redes, recolocando os donos da casa na frente.


Sem sofrerem grandes sustos, os comandados de Baresi sustentaram o resultado positivo até o final do jogo. Tanto na postura, quanto nos resultados, o São Paulo já é outro. Não é nada, não é nada, mas a parte de cima da tabela já é vista com alguma aproximação. Tricolor que é tricolor ainda não se acostumou em brigar contra o rebaixamento. Pra eles, superar o Fluminense é um sonho real. E pode ser mesmo. O Brasileirão pode não ser o melhor campeonato do mundo, mas sem dúvida, é o mais imprevisível.
Curtinha

- O Santos retomou o terceiro lugar do Campeonato ao derrotar o Avaí por 2 a 1 na Vila Belmiro. O craque Neymar, mais uma, vez desequilibrou e abriu o placar com menos de um minuto de jogo, no segundo tempo, Marcel ampliou para o Peixe e Válber descontou para o time catarinense.