quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Cruzeiro segura o empate na Argentina

Share |

Por Leonardo Martins


Em jogo realizado na noite desta quarta-feira, em Buenos Aires, San Lorenzo e Cruzeiro fizeram a sua 2ª partida na fase de grupos da Libertadores. A equipe brasileira segurou a pressão argentina e não saiu do empate sem gols, fazendo com que o Cruzeiro continuasse na liderança do grupo 1.

O jogo começou com as equipes se respeitando bastante em campo. O San Lorenzo tendo maior posse de bola e indo mais ao ataque, a estrela do time, D’Alessandro, tendo muita liberdade para criar. Foi com o craque argentino que criou a 1ª chance do jogo, quando ele acertou a trave. O Cruzeiro não repetia a boa atuação dos últimos jogos, mas criou algumas chances que os atacantes não aproveitaram. O San Lorenzo dava espaços ao contra-ataque cruzeirense, contudo, os brasileiros erraram muitos passes e não criavam chances, estavam muito nervosos. Os argentinos exploravam muito o jogo aéreo com Oliveira, mas o atacante não assustava o gol de Fábio. A melhor chance do Cruzeiro foi criada por Wagner que chutou 2 vezes em cima do goleiro O jogo nesta 1ª etapa foi aberto e igual.

No intervalo, o técnico Adilson Batista fez uma substituição na equipe azul, tirou o camisa 10 Wágner e colocou Fernandinho, Adilson quis com essa mudança dar mais marcação a equipe. Porém, essa modificação fez com que o Cruzeiro recuasse na etapa final. Os argentinos foram para cima do Cruzeiro e, numa pressão terrível, criaram inúmeras chances. Na melhor delas, Oliveira cabeceou livre e Fábio fez uma defesa espetacular. Outras chances foram em chutes de longe e cruzamentos não aproveitados pelos atacantes. O Cruzeiro só chegou no final, quando Ramires se livrou da zaga e chutou por cima. O resultado foi ótimo para a equipe brasileira, dadas as circunstâncias do jogo.

O Cruzeiro chegou aos 4 pontos na liderança do Grupo 1 da Libertadores e volta a campo pela Libertadores quando recebe o Caracas no dia 4 de março em Belo Horizonte.

Fluminense fica somente no empate

Share |

Por Gabriela Ávila


O Fluminense estreou na noite desta quarta-feira sua participação na Copa Libertadores da América. Após 23 anos longe da competição, o time volta a disputar o campeonato se depara com uma chave não muito amigável. O Fluminense encarou pela primeira rodada dessa disputa, a LDU (Liga Deportiva Universitária), um time que vem dando trabalho em toda Libertadores. Além do time forte a LDU conta com a altitude de 2.850m de Quito. E como isso atrapalhou o time tricolor.

O Fluminense, logo no início da partida, se viu pressionado e atrapalhado ao mesmo tempo. Tentou conter o time adversário, conseguiu em alguns momentos, mas ficou por isso. A velocidade diferente que a bola toma em ar rarefeito atrapalhou e muito o time tricolor, que não conseguia acertar os passes e passou basicamente toda a primeira etapa sem sequer chegar à área adversária. O time atrapalhado do Fluminense errava muito em passes de bola e não conseguia conter a pressão do time adversário. O time da LDU chegou a metade do primeiro tempo com 3 vezes mais posse de bola que o time tricolor. Thiago Neves não aparecia no jogo e no primeiro tempo, o destaque tricolor foi Fernando Henrique, com atuações brilhantes e incríveis defesas, não só no primeiro tempo mais em todo o jogo.

Aos 24 minutos, de um erro de Thiago Silva, surgiu a melhor chance dos equatorianos. Uma pressão inacreditável fez Fernando Henrique defender duas bolas a queima roupa, incríveis defesas, com conclusões de Bieler e Guerrón. Num terceiro chute, a bola ainda bateu na trave e balançou as redes pelo lado de fora.

A LDU alternava momentos de muita pressão e de passes de bola sem muita objetividade, apenas para posse de bola. O Fluminense tentava, mas não conseguia se adequar à altitude.

Mas parece que o intervalo mudou muita coisa no time tricolor. O time voltou mais equilibrado, com melhor passe de bola e muito mais habilidade. A mudança do intervalo foi de Cícero no lugar de Maurício, porém, a maior mudança encontrada foi uma melhora incrível de Thiago Neves que praticamente mudou a postura do time de Renato Gaúcho. O time tricolor tocava a bola e o adversário apelava para faltas violentas, muitas sem a punição merecida.
Thiago Neves foi responsável por dois chutes perigosos (um atingiu a trave) nos primeiros 10 minutos. Porém, aos 16 minutos, um erro de Fernando Henrique, que atuou brilhantemente em toda partida, quase resulta em gol. Fernando Henrique soca a bola na direção de Gabriel que por pouco não fez o gol contra.

Um lance polêmico aos 18 minutos prejudicou o Fluminense. O goleiro Cevallos defendeu um chute de Thiago Neves fora da área, porém recebeu apenas cartão amarelo, em vez da expulsão.

A partir daí o jogo esfriou. Nenhum dos dois lados se preocupou mais em pressionar e pareciam contentes com o empate. Conca garantiu a posse de bola do time tricolor, porém os equatorianos ainda tiveram chances com dois chutes de Calle e Bolamos, aos 38 e 44 minutos respectivamente, porém o goleiro Fernando Henrique garantiu o empate.

Fechamento do mata-mata da UCL

Share |
Por Saimon Nouh

Arsenal 0x0 Milan
Os dois times fizeram um grande jogo e o Arsenal só não saiu vencedor graças ao goleiro Kalac que fechou o gol durante todo o jogo. E quando não defendeu, Kalac teve a ajuda da trave. O Arsenal foi superior o jogo todo e perdeu várias chances de marcar. O Milan atacou pouco e não assustou Lehmann. Nos acréscimos o Arsenal perdeu chance incrível com Adebayor. O jogador de Togo recebeu na área, cabeceou sem goleiro, mas acertou o travessão e o jogo acabou 0x0. Quem vencer na volta se classifica e o empate com gols classifica o Arsenal.

Lyon 1x1 Manchester United
O Manchester marcou um gol importante fora de casa e que pode ser muito valioso para o jogo de volta. No primeiro tempo nada de gols e 0x0. No começo da segunda etapa, Benzema marcou para o Lyon, 1x0. O Lyon segurou a vitória até os 42 minutos. Aí o argentino Carlitos Tevez marcou o gol de empate para os ingleses. No jogo de volta no Old Trafford, o United podem empatar por 0x0 que avançam mesmo assim.

Fenerbahce 3x2 Sevilla
Muitos gols na Turquia. O Fenerbahce saiu na frente com Kezman e fez o estádio vibrar. O brasileiro Edu Dracena marcou contra e igualou o jogo. Foi seu segundo gol contra nessa edição da UCL. Alex bateu escanteio e Lugano de cabeça recolocou os turcos na frente. Passe de Luis Fabiano para Escude, e o francês empatou o jogo novamente, 2x2. A três minutos do fim, o estádio turco explodiu de festa. Senturk bateu da entrada da área e a bola foi devagarzinho e no cantinho do goleiro Palop, 3x2 Fenerbahce, placar final. O Sevilla pode vencer por 1x0 em casa que se classifica.

Celtic 2x3 Barcelona
O Celtic saiu na frente. O holandês Venegoor of Hesselink abriu o placar para os donos da casa. Messi fez linda jogada e tocou por cima do goleiro Boruc, 1x1. Bola na área do Barcelona e Robson cabeceou e encobriu o goleiro Valdez, 2x1 Celtic de novo na frente. No segundo tempo o Barça empatou com um golaço marcado por Henry, 2 a 2. O gol da vitória e quem sabe da classificação, veio com Messi novamente. Na Espanha daqui duas semanas o Barcelona pode perder por 1x0 ou 2 a 1 que se garante nas quartas de final. Missão dura para o Celtic.