domingo, 6 de abril de 2008

Tarde de emoções na última rodada do Campeonato Mineiro

Share |

Por Leonardo Martins


Alem de Cruzeiro e Tupi, a última rodada do Campeonato Mineiro teve uma tarde cheia de emoções que definiram o último classificado as semifinais e os dois rebaixados ao Módulo 2 em 2009.

Atlético 2x3 Guarani

No Estádio Independência, o Guarani venceu o Galo por 3 a 2 e se classificou a Série C do Brasileirão neste ano. O Bugre terminou o campeonato na 5ª posição e o Galo desperdiçou a chance de faturar a vantagem nas semifinais, mas terminou a fase em 3º lugar. O Galo saiu na frente com o zagueiro Leandro Almeida, aos 18 minutos da 1ª etapa. 8 minutos mais tarde, Micão empatou para a equipe do interior. Eduardo voltou a colocar o Atlético na frente, aos 35 minutos. Ainda na 1ª etapa, o Bugre voltou a empatar com Jajá, aos 42 minutos. O 1º tempo foi bastante aberto e muitas falhas da zaga de ambas equipes, colaboraram com a chuva de gols. No 2º tempo, as duas equipes foram em busca da vitória, mas apenas o Guarani marcou, aos 16 minutos, novamente Jajá fez o gol de falta.

Ituiutaba 2x0 Democrata-SL

Em Ituiutaba, a equipe da casa conseguiu a última vaga as semifinais ao vencer o rebaixado Democrata Jacaré por 2 a 0. O Boa terminou a fase em 4º lugar e o Jacaré termina o campeonato como a pior equipe conquistando apenas 6 pontos em 11 jogos. Os gols do Ituiutaba saíram com Diego Mineiro e Weliton Felipe na 2ª etapa.

Ipatinga 2x3 Villa Nova

A trajetória meteórica do Ipatinga nos últimos anos sofreu a 1ª grande derrota. O Tigre sofre seu 1º rebaixamento em 10 anos de vida, foi rebaixado ao Módulo 2 com a derrota sofrida para o Villa Nova, em casa, e terminou o campeonato com apenas 9 pontos, na penúltima colocação. O Leão terminou o campeonato na 6ª colocação. Os gols da vitória leonina saíram com Jonathas e Tucho (2). Adeilson e Osmar descontaram para o Ipatinga.

Uberaba 2x1 Democrata-GV

O milagre aconteceu. De praticamente rebaixado à continuação na elite mineira, esta foi a trajetória surpreendente do Uberaba. O Zebu precisava de 3 vitórias nos últimos jogos da 1ª fase e conseguiu. Fechou o campeonato com uma vitória sobre o Democrata Pantera por 2 a 1 em sua casa e na 9ª colocação com 12 pontos. O Democrata terminou uma posição a frente com a mesma pontuação do Zebu.

Social 0x0 Rio Branco

O Social conseguiu se livrar do rebaixamento ao empatar por 0 a 0 com o Rio Branco em casa. O Social termina o campeonato na 10ª posição e o Rio Branco na 7ª posição.

Classificação final da fase de Classificação

1º - Cruzeiro – 26 pontos
2º - Tupi – 21 pontos
3º - Atlético – 19 pontos e 6 vitórias
4º - Ituiutaba – 19 pontos e 5 vitórias
5º - Guarani – 18 pontos
6º - Villa Nova – 17 pontos
7º - Rio Branco – 16 pontos
8º - Democrata-GV – 12 pontos e 4 vitórias
9º - Uberaba – 12 pontos e 3 vitórias
10º - Social – 11 pontos
11º - Ipatinga – 9 pontos
12º - Democrata-SL – 6 pontos

Classificados para as semifinais
Classificados para as semifinais e para a Série C
Classificado para a Série C
Rebaixados

Semifinais

Cruzeiro x Ituiutaba
Tupi x Atlético

Cruzeiro vence e garante o 1º lugar

Share |

Por Leonardo Martins


Na tarde deste domingo, em Juiz de Fora, Tupi e Cruzeiro jogaram pelo 1º lugar no fim da fase inicial do Campeonato Mineiro. Em um bom jogo, o Cruzeiro venceu, de virada, a equipe interiorana por 2 a 1 e garantiu a vantagem por 2 empates nas semifinais do Campeonato.

O Cruzeiro entrou com a força máxima, porém uma modificação, Marcinho no lugar de Guilherme no ataque azul. O jogo começou com muito equilíbrio, com as duas equipes priorizando e o Cruzeiro estando com uma maior posse de bola, mas faltava maior objetividade ao time azul. As melhores chances do Cruzeiro saíram com a dupla de ataque, Marcinho e Marcelo Moreno, porém eles desperdiçaram as oportunidades. O Tupi esperava a equipe da capital para explorar os contra-ataques, contudo, o Galo Carijó perdeu 2 jogadores por contusão com menos de 15 minutos. Os interioranos começaram a ir para frente no final da 1ª etapa e chegou ao gol aos 45 minutos. Silas acertou um bom chute no ângulo de Fábio. 1 a 0 Tupi e o intervalo veio com festa dos torcedores tupinenses.

Com o 1º lugar nas mãos do adversário, o técnico Adilson Batista mudou a equipe da capital, colocou Elicarlos e Guilherme nos lugares de Apodi e Marcinho, respectivamente. As alterações mudaram a equipe em campo, colocando mais ímpeto e saindo em busca do empate. Aos 10 minutos, o Cruzeiro foi ajudado pela expulsão de Lucas e partiu mais ainda em busca da virada. O empate veio 6 minutos mais tarde, Espinoza aproveitou confusão na área e empurrou a bola para o gol. O gol animou a Raposa que partiu para cima do gol de Marcelo Cruz. Porém, quem assustou foi a equipe da casa por 2 vezes. Na 1ª, Serginho cabeceou para a defesa de Fábio e na 2ª, Hugo fez ótima jogada e chutou para a defesa fantástica do camisa 1 cruzeirense. O Cruzeiro fez o gol da virada com Marcelo Moreno, aos 40, ele chutou no canto do goleiro do Tupi e garantiu o 1º lugar na fase para a Raposa.

O Cruzeiro terminou a 1ª fase do Campeonato em 1º lugar com 26 pontos e garantiu todas as vantagens na fase final. O Tupi terminou em 2º com 21 e tem a vantagem nas semifinais. As duas equipes começam as semifinais na semana que vem, o Cruzeiro pega o Ituiutaba e o Tupi enfrenta o Atlético.