terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Neymaravilha

Share |
Por Leonardo Martins

Na estréia do Brasil no Sul-Americano Sub-20 contra o Paraguai em Tacna no Peru, um jogador brilhou sensacionalmente, como havia a expectativa, mas Neymar superou todas as expectativas ao marcar os 4 gols da vitória canarinho por 4 a 2.

O Brasil levou para o Peru uma equipe rápida e ofensiva armada por Ney Franco e o jogo de ontem se viu isto. Com uma linha de 3 meias-atacantes (Oscar, Lucas e Neymar), o treinador privilegiou o ataque para conseguir a vaga Olímpica (os dois primeiros da competição garantem vaga para Londres em 2012).

O jogo de ontem mostrou algumas dificuldades para vencer a marcação paraguaia, a Seleção começou nervosa em campo. Mas bastou uma jogada de talento, no caso do volante técnico Casemiro, para tranqüilizar as coisas. O volante fez ótima jogada e foi derrubado por Ovando na área, pênalti que foi bem convertido por Neymar, o primeiro do dono da noite.

Depois do primeiro, começou o show do atacante do Santos, titular da Seleção Principal também. Os paraguaios tentavam coibir a habilidade do jogador com faltas e violência, mas não conseguiam. O segundo gol de Neymar não demorou, o atacante recebeu de Oscar, driblou dois defensores e chutou no canto, um bonito gol no segundo.

O único atacante de oficio, Henrique, pouco se movimentava e via Neymar brilhar. E o primeiro tempo terminou com tranqüilidade para a nossa seleção.

Tranqüilidade que não voltou para o segundo tempo, especialmente, para Zé Eduardo. O volante do Parma recebeu dois cartões amarelos em 4 minutos da segunda etapa e foi expulso de campo. Com a expulsão, os paraguaios se animaram em busca da reação no jogo. O gol de Vieira, aproveitando falha da defensiva brasileira, ligou o sinal de alerta.

Mas aí apareceu Neymar, novamente, para tranqüilizar as coisas para a Seleção. Aproveitando a velocidade do ataque, o jovem craque santista marcou seu terceiro gol ao dividir com o goleiro paraguaio e cutucar de cabeça para o gol.

Para fechar o show, não poderia faltar uma obra-prima do atacante. O camisa 7 recebeu ótimo passe de Rafael Galhardo e deu um lindo toque por cobertura. Um verdadeiro golaço em Tacna. E ainda poderia ter sido mais, mas com os 4 gols, a Seleção diminuiu o ritmo e passou a poupar energias.

O Paraguai ainda diminuiu o marcador com o gol de Montenegro. Mas ainda sobrou tempo para as expulsões de Henrique e do técnico Ney Franco, porém, nada que tirasse o brilho da noite de Neymar. O caminho rumo a primeira medalha dourada do nosso futebol não poderia ter começado tão bem. O próximo jogo acontece na quinta-feira quando enfrentamos a Colômbia, também em Tacna.