sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Atenção amantes do futebol de base: Mundial Sub-17 está chegando!

Share |

Por Fernando Murilo


Passado o brilhante torneio de base realizado no Canadá, as atenções se voltam para mais uma competição do futebol de base organizado pela FIFA. É com este intuito que se inicia a 12ª Edição do Mundial Sub-17, no qual a seleção canarinha tenta conquistar o tetra-campeonato.
O torneio que iniciará na data de amanhã na Coréia do Sul conta com algumas surpresas em relação ao último campeonato desta categoria. Ao contrário do torneio FIFA de maior importância, a Copa do Mundo, a seleção campeã não tem vaga garantida ao próximo torneio. E é daí que surge a primeira zebra do campeonato: a seleção mexicana, atual campeã do torneio num escrete liderado pela mais nova promessa do futebol mundial Giovani dos Santos, não passou da fase eliminatória, sendo uma ausência sentida pelos amantes do futebol de toques rápidos da escola da América Central, que terá como representantes as seleções do Haiti e Honduras.
A fórmula de disputa, pela primeira vez terá a quantidade de times aumentada (de 16 para 24) onde os primeiros e segundos colocados de cada grupo e os três melhores terceiros colocados se qualificam para a segunda fase (oitavas-de-final).

Zebra Solta

Um fato curioso a ser levado em consideração sobre esse torneio é a como soa a palavra “zebra” para os amantes do futebol. É muito comum nesta competição observarmos seleções sem nenhum tipo de tradição em seus selecionados principais ostentarem campanhas até certo ponto históricas. Semifinalistas como Bahrein (89) e Burkina Faso (2001) mostram que as seleções declaradas “favoritas” devem ficar bastante atentas sobre o tipo de futebol empregado principalmente no preparo físico das seleções africanas.

“Celeiro de Craques”

Outro fator que merece uma devida menção honrosa sobre este torneio está no fato da escolha do melhor jogador do campeonato: desde a primeira edição deste torneio, o “craque” eleito pela FIFA não chega a ter uma notoriedade por muita longevidade ao longo da sua carreira. Talvez o mais conhecido desses jogadores seja o norte-americano Landon Donovan, que conseguiu um contrato com o futebol alemão, mas já retornou ao futebol do seu país. Em compensação, vários nomes que brilharam e ainda brilham no futebol mundial já jogaram este campeonato, como o já citado menino prodígio mexicano, mas também jogadores já consolidados como o português Luis Figo, entre tantos outros astros dos gramados do futebol. É esperar para ver se o talento do futebol brasileiro, liderado pela promessa Lulinha, poderá reverter esta “maldição do craque” que assolou jogadores como Mohamed Kathiri (Omã, 95) ou Sérgio (Espanha, 97).

Campeonato Brasileiro – 20ª Rodada

Share |


Por Leonardo Martins




Este final de semana acontece a primeira rodada do returno, enfim, chegamos a metade do Campeonato com muito equilíbrio. Serão 10 jogos agitando os gramados, vamos a uma pequena análise de cada confronto.

18/08 – 18h10 – Atlético-PR x Figueirense

Jogo muito interessante na rodada. O Atlético que vem de uma derrota para o líder São Paulo, precisa da vitória para fugir da incomoda posição perto da zona de rebaixamento e enfrenta o Figuera que também está perto da zona de rebaixamento. Aposto numa vitória do Furacão pelo fato de jogar em casa.

18/08 – 18h10 – Grêmio x Paraná

Tem tudo para ser um bom jogo, já que se trata de duas equipes com qualidade. O Grêmio joga em casa e conta com uma torcida fanática,.mas precisa da vitória para se recuperar da derrota para o Corinthians e entrar na briga pela Libertadores. Já o Paraná, que liderou o campeonato no inicio, vem em um jejum de vitórias que já dura 7 jogos e incomoda o torcedor paranista. Portanto, espero um jogo aberto, com as duas equipas. Favoritismo neste jogo é do Grêmio pelo fato de ter um time melhor que o do Paraná.

18/08 – 18h10 – Santos x Sport

Mais um jogo interessante na rodada. O Santos espera se recuperar da derrota para o Fluminense na última rodada e entrar na briga pela Libertadores. O Peixe contará com a estréia do meia Petkovic, jogador contratado para substituir Zé Roberto que voltou a Alemanha. Já os pernambucanos se encontram numa situação bem parecida com a do adversário deste sábado e esperam um bom resultado para se manter na parte de cima da tabela. O favorito neste jogo é o Santos que tem um time melhor e joga em casa.

19/08 – 16h – Náutico x Atlético-MG

Jogo de fundamental importância para as duas equipes, já que vem de derrotas. O Galo para o Palmeiras em casa e o Timbu para o Flamengo no Rio. O Náutico precisa da vitória para tentar sair da zona de rebaixamento e joga em casa, diante sua torcida fanática e enfrenta o Atlético que se encontra numa situação perigosa. Em caso de derrota, os mineiros voltam a se preocupar com o rebaixamento. Portanto, espero um jogo sem favoritos e aberto em Recife.

19/08 – 16h – Vasco x América-RN

Nesse jogo o Vasco entra com total favoritismo diante do fraco América que não apresenta sinais de reação dentro do campeonato. O Vasco espera se manter na zona da libertadores e a boa fase que vive dentro do campeonato. Já o América, lanterna do campeonato, espera que na virada do returno comece a reação e jogará na defesa em São Januário.

19/08 – 16h – Juventude x Corinthians

Jogo interessante em Caxias do Sul. O Corinthians que mostra sinais de reação, após as duas vitórias que conseguiu nos últimos jogos, enfrenta o Juventude, que vem mal no campeonato e amarga a vice-lanterna do campeonato. Espero um jogo aberto, já que as duas equipes vão jogar para ganhar. Favoritismo para o Corinthians, que vem em um momento melhor dentro da competição.

19/08 – 16h – Palmeiras x Flamengo

Clássico no Palestra. O Palmeiras, que não joga bem diante de sua torcida, espera se livrar desta sina que o atrapalha no campeonato, enfrenta o embalado Flamengo, que vem de duas vitórias no campeonato e mostra que pode sair da má-fase que vive dentro do campeonato. Nesse jogo, o Palmeiras está com um desfalque de tamanha importância, é o meia Valdívia que está suspenso. Juntando estes fatores, o jogo não apresenta favorito e será um jogo aberto.

19/08 – 18h10 – Cruzeiro x Fluminense

Outro clássico na rodada e tem tudo para ser o melhor jogo da rodada. O Cruzeiro pretende assumir a vice-liderança para isso precisa vencer o Fluminense, mesmo vindo de uma derrota no clássico de ontem contra o Flamengo, é uma boa equipe e precisa melhorar a regularidade que não vem apresentando nos últimos jogos. É mais um jogo sem favoritos.

19/08 – 18h10 – Goiás x São Paulo

O líder vai a Goiânia enfrentar um adversário difícil principalmente quando joga em casa. O São Paulo vai com sua sólida defesa que é a melhor do campeonato e o Goiás conta com a boa fase de Paulo Baier para conseguir melhorar sua posição no campeonato. Assim aponto um jogo sem favoritos em Goiás.

19/08 – 18h10 – Botafogo x Internacional

Mais um clássico na rodada . O Botafogo precisa da vitória para se recuperar de uma crise que o ronda, por causa do jejum de vitórias que o clube tem há 5 jogos e tentar se aproximar do líder São Paulo. O Inter vai ao Rio tentar se afirmar no campeonato e conta com o desfalque do zagueiro Marcão, pego no exame anti-doping. Um jogo muito truncado deve acontecer e não há favoritos no jogo do Maraca.

Goiás abre grande vantagem na Copa Sul-Americana

Share |
Por Leonardo Martins

Em partida realizada na noite de ontem pela fase brasileira da Copa Sul-Americana, Goiás e Cruzeiro estrearam na competição internacional. Em um jogo fraco tecnicamente e com erros de arbitragem, a equipe goiana ganhou por 2 a 0, em casa, e deu um passe importantíssimo a vaga na próxima fase da Copa Sul-Americana.

O primeiro tempo não teve muita emoção. As equipes pareciam pouco preocupadas com o jogo, os goleiros não trabalharam. O jogo ficou muito truncado, com poucas jogadas criativas e muitos passes errados das duas equipes. O Cruzeiro ficava preso a marcação do Goiás e não criava, já a equipe goiana esperava o Cruzeiro para jogar no contra-ataque. O único lance de emoção desse 1º Tempo foi o gol do Goiás, aos 43 minutos, o zagueiro Thiago Heleno tocou a mão na bola dentro da área e o juiz marcou pênalti acertadamente. Na cobrança, Paulo Baier bateu bem e abriu o placar.

Após o intervalo, o técnico Dorival Júnior colocou os 3 jogadores titulares que estavam sendo poupados, mas foram em vão essas substituições. O time azul continuava preso a boa marcação goiana. O jogo neste 2º tempo permanecia sem emoção, assim como na etapa inicial. Mas se tornou um jogo aberto, porém, os ataques de ambas equipes não acertavam o gol. Aos 44 minutos teve outro pênalti para o Goiás, mas desta vez o juiz errou, Paulo Baier sofreu falta de Emerson fora da área, porém o juiz Paulo César de Oliveira marcou dentro área. Na cobrança, o próprio Baier repetiu a cobrança do 1º Tempo, fechando assim, o placar.

Com o resultado, o Goiás poderá perder no jogo de volta, 4ª feira em Belo Horizonte, por 1 gol de diferença que estará classificado ou se marcar por 2 gols. Ao Cruzeiro resta uma vitória por 3 gols de diferença. Se a equipe mineira repetir o placar iremos aos pênaltis.

Premier League - 2ª rodada

Share |
Por Gabriel Seixas



Análise da segunda rodada da Premier League. 7 jogos foram realizados. Confira:


Birmingham 2x2 Sunderland

No St. Andrews, Birmingham e Sunderland empataram em 2x2, numa partida altamente polêmica, e até mesmo confusa.O Birmingham vinha com apenas uma alteração em relação a equipe que foi derrotada pelo Chelsea: Queudrue, lesionado, foi substitutído por Parnaby. Novidade também eram as estréias de Liam Ridgewell, Johan Djourou e de Olivier Kapo jogando com a torcida a favor.Já Roy Keane fez quatro substituições na equipe do Sunderland: Greg Halford, Danny Collins, Michael Chopra e David Connolly entraram nos lugares de Kieran Richardson, Anthony Stokes, Daryl Murphy e Dwight Yorke.O modificado Sunderland foi vítima da 'confusão' da partida. Após falta cobrada por Larsson, McShane desvia e manda contra a própria meta, fazendo 1-0 Birmingham. O ritmo da partida esfriou, e a equipe da casa explorava alguns contra-ataques para ampliar o placar.O 2º tempo começou e a partida continuava insossa, bem ao estilo das duas equipes. Roy Keane apostou em Stern John no lugar de Connolly, enquanto Steve Bruce apostou em O'Connolly na segunda etapa. Até que, a partir dos 30 minutos da segunda etapa, o jogo esquentou de vez. Michael Chopra aproveita passe açucarado de Etuhu e empata a partida.7 minutos depois, O'Connor aproveita bonito passe de Forsell e coloca o Birmingham em vantagem outra vez. E, no último minuto, um lance polêmico: Após cobrança de falta, Nosworthy pega o rebote e toca para Stern John, que marca o gol de empate. Os jogadores da equipe da casa reclamaram - justamente - que o goleiro Coyle era agarrado pelos adversários. O árbitro mandou seguir e a partida terminou nisso.
Destaque: Sem dúvida, Liam Ridgewell foi acima dos demais jogadores na partida de ontem. O zagueiro passava uma segurança tremenda ao setor defensivo, fazendo valer o seu posto de capitão. A atuação de Michael Chopra também merece aplausos, mostrando que o investimento feito no jogador não foi em vão.

Fulham 2x1 Bolton

Fulham e Bolton se enfrentaram para ambos buscarem a primeira vitória na EPL desta temporada. A equipe da casa venceu a partida por 2x1, mas nem tudo foi festa no decorrer da partida.Sanchez manteve a equipe que perdeu a partida para o Arsenal no Emirates Stadium, enquanto o Bolton foi armado com Heidar Helguson fazendo companhia a Anelka no ataque.O contorno da partida parecia ser diferente: Após falha gritante do ótimo goleiro Tony Warner, Helguson pega a sobra e marca o primeiro gol do Bolton na partida, ainda aos 13 minutos.O empate veio 11 minutos depois. O irlandês David Healy aproveita confusão na área e empata a partida, marcando o seu segundo gol no campeonato. E, pra fechar, ainda no 1º tempo, Smertin arrisca de longe e vence o goleiro Jaaskelainen, marcando o gol da virada, e o da vitória, conseqüentemente.O Bolton buscou uma reação imediata, mas a estrela de Warner brilhou, e ele garantiu a vitória dos Cottagers, a primeira no campeonato. Com a saída de Healy para a entrada de Camara, a equipe perdeu totalmente o seu poderio ofensivo. O Bolton segue sem nenhum ponto ganho.

Manchester City 1x0 Derby County

O Manchester City fez o seu dever de casa e derrotou o Derby County pelo placar mínimo. A equipe de Sven-Goran Eriksson venceu com um gol marcado pelo man of the match - Michael Johnson - aos 43 da primeira etapa, após tabela com o brasileiro Elano, que teve uma atuação destacada novamente, arrancando elogios e mais elogios da imprensa britânica. A equipe consegue o sexto ponto na competição, liderando o campeonato.Eriksson deixou jogadores como Bojinov e Mpenza no banco de reservas, motrando que os blues estão com um elenco de dar inveja a mutia equipe grande por aí.Outro detalhe importante ficou para os 29 minutos do 2º tempo, quando Sven colocou Geovanni no lugar de Petrov. A torcida, em coro, entoou os gritos de "Geo, Geo, Geo" !

Wigan 1x0 Middlesbrough

O Wigan, de pouco a pouco, vem mostrando a que veio nessa temporada. Após fazer contratações modestas - porém úteis - a equipe conquista seus primeiros 3 pontos no campeonato. Já o Middlesbrough mostra que é um sério candidato ao rebaixamento, e que a falta de planejamento neste início de temporada pode trazer sofrimento no final.O Wigan apostava no talento individual de Sibierski, enquanto o Middlesbrough contava com a juventude de Sanli Tuncay, e uma jogada diferenciada do argentino Julio Arca.O gol da partida foi marcado por Antoine Sibierski, aos 10 minutos da segunda etapa. Ele marcou o segundo gol do Wigan no campeonato, resultando no seu segundo gol na competição.A partida em si foi muito fraca, com o Middlesbrough sem forças pra reagir, e o Wigan satisfeito com a vitória pelo placar mínimo.

Reading 1x2 Chelsea

Mesmo com os desfalques de Essien, Terry, Ballack e Shevchenko, o Chelsea, contando com a dupla Lampard - Drogba, venceu a compacta equipe do Reading por 2x1 e pulou para 6 pontos. O Reading se mantém com 1 ponto.Para substituir os 4 jogadores lesionados, a equipe atuou com Ben Haim na zaga, Sidwell (primeira vez começando como titular) e Shaun Wright-Philips no meio-campo, e Kalou no ataque. A equipe atuou, praticamente, no 4-3-3, com Malouda caindo pela direita e Philips pela direita, servindo os centroavantes Kalou e Drogba. Já o Reading não contou com o reserva Kitson, expulso contra o Manchester United no seu primeiro minuto em campo. A equipe atuou no 4-4-2, abandonando o 4-5-1 da última partida.Aos 28 da primeira etapa, Bikey (que deu seu primeiro toque na bola na partida inteira, após entrar no lugar de Duberry) botou pro fundo das redes e abriu o placar para os mandantes. O Chelsea, pela segunda vez consecutiva, começava atrás no placar nesta Premier League.Ainda no primeiro tempo, Ricardo Carvalho sentiu uma lesão e teve de sair, para a entrada de Johnson (que por sinal, fez uma ótima partida). E, após o intervalo, Mourinho manda a equipe ainda mais pra frente: Ele saca Paulo Ferreira da equipe para a entrada de Cláudio Pizarro, além de colocar Mikel no lugar do jovem Sidwell.E Mourinho conseguiu ajeitar mesmo a sua equipe: Lampard, aos 2 minutos da seguda etapa, empatou a partida. E 3 minutos depois, o marfinense Drogba vira o jogo e fecha o placar, numa vitória dramática do Chelsea. A equope ainda levou um sufoco no fim, com o Reading comandado por Stephen Hunt.

Portsmouth 1x1 Manchester United

Na estréia de Carlitos Tévez com a camisa do Manchester United, os red devils conseguiram um empate fora de casa contra o Portsmouth. A equipe marcou o seu segundo ponto na competição, em seu segundo empate consecutivo.Sir Alex Ferguson armou a equipe num esquema interessante. O técnico colocou Nani jogando aberto pelo lado esquerdo do campo, deixando Giggs penetrar no meio da defesa do Portsmouth, com Ronaldo na direita. O primeiro tempo teve, aos 15 minutos, o primeiro gol do jogo. E o primeiro gol do United na competição, marcado por Paul Scholes.Na volta para o intervalo, as equipes mudaram de postura, e o Portsmouth passou a tomar conta do jogo. Aos 8 minutos, Mwaruwari aproveita chance e empata a partida. No final da partida, Muntari pelo Portsmouth, e o badalado Cristiano Ronaldo pelo Manchester ainda foram expulsos. A estréia de Tévez não rendeu o esperado, e não foi dessa vez que os Diabos Vermelhos conseguiram a primeira vitória na competição. Sem Ronaldo e Roony, Anderson deve ter algumas chances de entrar no segundo tempo da partida contra o Manchester City, no domingo.

Confusão no tribunal - Série C do Carioca!

Share |

Por Matheus Mandy


A equipe do Itaboraí, que venceu o Faissal no sábado por 1 a 0, deverá ser eliminada da competição. A equipe utilizou, nada mais nada menos que 14 jogadores irregulares na partida. Como punição, para cada jogador utilizado o clube perderá 6 pontos. O Itaboraí perderá 84 pontos e ficará com a incrível marca de -81 pontos na competição.

Série C do Carioca – 2ª Rodada

Share |
Por Matheus Mandy



Neste final de semana começará a segunda rodada da competição, veja abaixo os resultados da primeira rodada e os próximos jogos

Grupo A
Campo Grande 3x0 La Coruña (Campo Grande venceu por W.O.)
Cidadania 6x0 Juventus
Atlético 0x3 Diana (Dianda venceu por W.O.)

Grupo B
Italva 0x3 São João da Barra (São João da Barra venceu por W.O.)
Paduano 0x3 Aperibeense (Aperibeense venceu por W.O.)
Folga: Quissamã

Grupo C
Vassouras 1x1 Futuro
Paraíba do Sul 5x0 Rio-São Paulo
Folga: Sendas

Grupo D
Teresópolis 2x2 Cachoeiras
Itaboraí 1x0 Faissal
Folga: Nova Friburgo

Grupo E
Bela Vista 0x0 Castelo Branco
Nova Cidade 1x2 Canto do Rio
Folga: Sampaio Corrêa


Próxima Rodada

Grupo A
Diana x Campo Grande
Juventus x Atlético
La Coruña x Cidadania

Grupo B
São João da Barra x Quissamã
Paduano x Italva
Folga: Aperibeense

Grupo C
Vassouras x Paraíba do Sul
Rio-São Paulo x Sendas
Folga: Futuro

Grupo D
Teresópolis x Itaboraí
Faissal x Nova Friburgo
Folta: Cachoeiras

Grupo E
Nova Cidade x Bela Vista
Castela Branco x Sampaio Corrêa
Folga: Canto do Rio



Série B do Carioca

A Estácio de Sá anunciou mais dois reforços para a Série B do Carioca, são eles o lateral esquerdo Leonardo Inácio que foi revelado pelo Flamengo e já passou por Botafogo, Fluminense, Germinal da Bélgica, Juventude, Vasco e estava no Vila Nova de Goiás. Será a segunda passagem de Léo Inácio pelo time da Universidade.

Junto com ele chegou o atacante Jocian, que disputou a Série C de 1999 pelo Fluminense. Outros reforços estão a caminho, o meia Ademar e o atacante Washington serão emprestados pelo Botafogo, que também cederá o campo do Caio Martins para a equipe laranja mandar seus jogos.