sábado, 29 de maio de 2010

Flamengo cede empate ao Grêmio em casa e ganha vaias da torcida

Share |

Por Gabriel Seixas

- Os 15 primeiros minutos de jogo deram a impressão de que o Flamengo passaria como um caminhão sobre o Grêmio. Doce ilusão. Para os flamenguistas, claro, já que os pouco mais de 700 gaúchos no Maracanã comemoraram muito o gol de empate do zagueiro Rodrigo, no segundo tempo, que garantiu o empate em 1 a 1. É o terceiro empate do Flamengo em cinco jogos disputados no Brasileirão. Petkovic marcou para o Fla.

- Diante de um Maracanã vazio, com pouco mais de 7 mil pagantes, o Flamengo começou muito bem o jogo, sentindo pouco os desfalques. E olha que a lista era grande: Kleberson, Fierro, Michael, Toró, Fernando e Denis Marques, todos fora, isso sem contar com o recém-transferido Adriano. A maior novidade na escalação foi a presença de Petkovic na articulação, e todas as jogadas de perigo do time rubro-negro necessariamente passavam por ele.

- Pet fez a diferença logo aos sete minutos. Ele acertou um lançamento primoroso para Leo Moura, que entrou livre pela direita e cruzou pra área. Vagner Love mandou uma cabeçada no pé da trave, e no rebote, Vinicius Pacheco rolou para Petkovic. O sérvio dominou a bola com a perna direita, e com a esquerda, bateu de primeira, no contrapé de Victor. Golaço!

- A pressão continuou, e dois minutos depois, Petkovic apareceu novamente. Com precisão, ele lançou Vinicius Pacheco, que cara a cara com Victor, preferiu tocar pro meio da área ao invés de chutar. O zagueiro Ozeia, atabalhoado, quase marca um gol contra.

- Só que a blitz parou por aí. Aos poucos, o Grêmio se organizava em campo, se soltando pelas laterais, com Edilson e Bruno Collaço, e pelo meio, com Hugo e Maylson. A primeira grande chance veio aos 30 minutos, em cobrança de falta com força de Edilson, que Bruno defendeu no susto com as pernas. Apesar do cochilo, o Flamengo até ampliou aos 44 com Vagner Love, mas o assistente acusou impedimento.

- Na etapa final, o Fla voltou animado. Não com aquela atuação digna de campeão brasileiro como foram os primeiros 15 minutos de jogo, é claro, mas se aproximando do gol. Petkovic, sempre ele, lançou Vagner Love, que de cara pro gol, chutou em cima de Victor, que fez ótima defesa.

- Se o Flamengo não aproveitou a chance que teve, o Grêmio não deu mole quatro minutos depois. Fabio Rochemback bateu escanteio da direita, e Rodrigo subiu mais que a zaga para testar pras redes. E os gaúchos só não viraram aos oito minutos porque Hugo, dentro da área, chutou em cima de Bruno, que quase engole um frangaço.

- Petkovic cansou, e o Flamengo consequentemente ‘saiu’ do jogo. O sérvio foi substituído por Ramon, e Diego Mauricio entrou na vaga do apagado Vinicius Pacheco. As alterações não tiveram efeito imediato. O Grêmio aproveitou a apatia do adversário, e aos 24, assustou num chute forte de Hugo, que Bruno espalmou.

- Aos 25, o Grêmio criou uma chance ainda mais clara. Hugo, válvula de escape do time, cruzou da esquerda, e o artilheiro Jonas, de cara pro gol, inacreditavelmente mandou por cima. Após o silêncio, a torcida no Maracanã respirou fundo.

- Lourenço queimou a última alteração, colocando o atacante Gil (que em pouco menos de um ano, só fez sua quinta partida pelo clube) no lugar do zagueiro David. O time se mandou pra frente, porém criou poucas oportunidades efetivas. Satisfeito com o empate, o Grêmio só não carimbou a vitória porque Maylson, no último minuto, tentou encobrir Bruno, mas a bola saiu por cima do gol.

- A empolgação nos primeiros minutos se transformou em vaias coletivas no fim do jogo. Dentre os jogadores, Gil foi o principal alvo da galera. O Flamengo empatou mais uma, e vai desperdiçando pontos importantes neste início de campeonato. O Grêmio também não empolga neste início, contudo o elenco dos gaúchos inspira mais confiança do que o dos cariocas.

Palmeiras esbarra no Prudente

Share |

Por Leonardo Martins


O Grêmio Prudente (ex-Barueri) voltou a Arena Barueri como visitante para enfrentar o Palmeiras em jogo válido pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em uma ótima atuação de Márcio, o goleiro do Prudente, o Palmeiras não conseguiu sair do 0 a 0 com a equipe do interior.

Atuando como mandante, o Porco tomou as rédeas da partida e iniciou o jogo no ataque e criando inúmeras chances. Aos 6, Cleiton Xavier exigiu primeiro milagre de Márcio, aliás, o goleiro do time de Presidente Prudente foi o nome do jogo, salvando pelo menos, 5 gols. Depois foi a vez de Vinicius cabecear e Márcio defender.

Um pouco depois, Vitor, um dos bons nomes da equipe verde, em dois chutes, exigiu novas belas defesas do Camisa 1 interiorano. Só dava Palmeiras, que tinha ótimo volume de jogo, mas pecava na finalização e ainda tinha que vencer a muralha chamada Márcio. O goleiro fez mais um milagre no cabeceio de Danilo. E, quando vencia, o juiz anulava o gol, como no gol de Maurício Ramos bem anulado pelo juiz, que marcou impedimento de Ewerthon.

Depois desse lance, o Grêmio Prudente conseguiu encaixar a marcação e o jogo decaiu um pouco. Vitor, boa fonte de jogadas palmeirenses, desapareceu em campo e o Prudente, aos poucos, saía para o ataque, Marcos precisou dar uma de zagueiro para salvar o gol. Mas foi esse o primeiro tempo na ex-casa do time, hoje, visitante.

No segundo tempo, o ritmo do jogo permaneceu o mesmo, com o Verdão tendo maior posse de bola e o Prudente com uma marcação eficiente. Mas nessa etapa, o Palmeiras criou poucas chances. Aos 6 e aos 12, Maurício Ramos errou duas finalizações que assustaram Márcio.

O técnico interino, Jorge Parraga trocou Gabriel Silva e Lincoln por Eduardo e Paulo Henrique, este último errou a melhor chance palmeirense na etapa. Aos 22, PH recebeu livre de Cleiton Xavier e chutou torto.

Os interioranos também mexeram e de maneira ofensiva. Tirou Wesley e colocou o atacante Tadeu para jogar nas costas de Vitor e quase deu certo, aos 27, ele lançou Wanderley que tocou por cima de Marcos, mas Danilo, quase em cima da linha, salvou o gol do Barueri.

Nos últimos minutos, o que se viu foi um Palmeiras desesperado para conseguir o gol e um Prudente jogando nos erros verdes. Como no lance que Flavinho chutou e Marcos defendeu firme. No fim do jogo, vaias da torcida verde em Barueri e Márcio como herói do jogo por suas defesas.

O Palmeiras, na próxima rodada, enfrenta o Flamengo no Pacaembu, já que o Palestra Itália está em reformas nos dois próximos anos, e o Prudente recebe o Atlético-GO no Prudentão.

Curtinha

- O Avaí decepcionou a torcida ao apenas empatar com o Vitória por 0 a 0 e pode deixar, novamente, o G-4 ao final da rodada. Apesar do placar em branco, as duas equipes criaram boas chances para marcar, mas os atacantes não estavam inspirados.