quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Começa a Copa do Brasil

Share |

Por Leonardo Martins


Nesta quarta-feira, 64 times de todos os estados brasileiros iniciam a disputa da Copa do Brasil, segunda competição mais importante do país. O grande atrativo, desde a sua 1ª edição, é a vaga na Libertadores dada ao campeão. A 22ª edição, como em outras, promete grandes jogos e as, sempre temidas, zebras, que podem atacar grandes equipes.

Sem os cinco times que participam da Libertadores, Corinthians, São Paulo, Flamengo, Internacional e Cruzeiro, os favoritos da vez são algumas fortes equipes. No estado do Rio, tem o Vasco, que iniciou o ano muito bem e ainda não perdeu na temporada, e o Fluminense, que manteve a base do ano passado e livrou a equipe do rebaixamento. Em São Paulo, não podemos deixar de citar o irregular Palmeiras, que ganhou reforços e manteve a base do ano passado, especialmente a dupla Diego Souza e Cleiton Xavier.

Outra equipe paulista que vem forte na Copa do Brasil é o Santos, a equipe que lidera o Paulistão e jogando muito bem, ganhou um reforço de peso, a volta de Robinho. O Grêmio se ganhar a edição deste ano, volta a ter a hegemonia da competição, podendo chegar a quinta conquista, contra 4 do Cruzeiro, que não disputa a competição. Para isto, o tricolor conta com o oportunismo de Borges e Jonas no ataque.

Outra equipe que não podemos desprezar é o Atlético-MG, principalmente com o comando de Vanderlei Luxemburgo. O treinador volta a minas querendo repetir o mesmo sucesso que teve no rival Cruzeiro em 2003, onde conquistou a Tríplice Coroa, com a Copa do Brasil incluída.

Equipes como Atlético-PR, Coritiba e Botafogo podem surpreender. Assim como equipes de menor expressão, tentando repetir o sucesso de Paulista e Santo André, que levantaram o Caneco nesta década.

A “Competição mais democrática do Brasil”, como é chamada a Copa do Brasil, tem novidades como o JV Lideral do Maranhão, o ASSU do Rio Grande do Norte e o Cerâmica do Rio Grande do Sul. Todos os detalhes da Copa do Brasil, você terá no Esporte é Vida.