quinta-feira, 6 de maio de 2010

Inter passa na “conta do chá”

Share |

Por Leonardo Martins


Fechando a participação brasileira nas oitavas-de-final da Libertadores, o Inter precisava reverter a vantagem do Banfield da Argentina no Beira-Rio. Os brasileiros precisavam fazer 2 a 0 e foi isto que aconteceu, garantindo mais uma equipe brasileira nas quartas-de-final.

O Inter, como precisava de dois gols, começou marcando bem e tendo a posse de bola no campo argentino, mas o Banfield estava fechado em seu campo e não permitia ao Colorado penetrar em sua defesa. Aos 12, a melhor chance da etapa, D’Alessandro arriscou belo chute que acertou o travessão de Lucchetti. Um lindo lance que acordou a torcida

A medida que o tempo passava, os brasileiros abusavam das jogadas no meio e aéreas, mas que não davam em nada, pois os argentinos estavam ligados. Só o Internacional jogava e Walter se antecipou ao goleiro, mas não acertou o gol. Alecsandro também errou boa chance.

Mas quando os mandantes colocaram a bola no chão, o gol apareceu. A jogada começou com D’Alessandro, passou por Andrezinho e terminou no gol de Alecsandro, aos 42. Faltava um gol para a vaga.

A Pressão colorada continuava na segunda etapa, assim como o bombardeio aéreo sem resultado, até que na única vez que o jogo aéreo foi executado com sucesso, o segundo gol apareceu. Aos 12, D’Ale apareceu de novo e tocou para Fabiano Eller, que cruzou na cabeça de Walter concluir perfeitamente. 2 a 0 e a vaga indo para o Inter.

Depois do gol, foi a vez do Banfield ir para frente, mas não chegou a assustar o gol de Pato Abbondanzieri, o Inter quase fez o terceiro. Walter apareceu na cara de Lucchetti, mas o goleiro fez ótima defesa. Deu tempo para Rodriguez entrar duro em D’alessandro e ser expulso, o que facilitou o Internacional a segurar a vantagem e a vaga. Final de jogo e que venha o atual campeão.

O próximo adversário do Inter é o Estudiantes da Argentina, atual campeão da Libertadores, o primeiro jogo acontece na próxima semana em Porto Alegre.

Outros jogos

Vélez-ARG 2x0 Chivas-MEX (Ida: 0x3) – Chivas classificado
Estudiantes-ARG 3x1 San Luís-MEX (Ida: 1x0) Estudiantes classificado
Libertad-PAR 2x1 Once Caldas-COL (Ida: 0x0) Libertad classificado
Universidad do Chile-CHI 2x2 Alianza Lima-PER (Ida: 1x0) - Universidad Classificado

Confrontos da próxima fase
São Paulo x Cruzeiro
Estudiantes-ARG x Internacional
Libertad-PAR x Chivas-MEX
Universidad do Chile-CHI x Flamengo

Giro pela Europa - 06/05

Share |

Por Gabriel Seixas


Copa da Itália

Na final da Copa da Itália, a Internazionale derrotou a Roma por 1 a 0 e conquistou seu primeiro título na temporada, tendo a oportunidade de ganhar mais dois (Campeonato Italiano e Champions League). O gol do título foi do atacante argentino Diego Milito, artilheiro dos nerrazurri na temporada, aproveitando assistência de Thiago Motta. Inter e Roma ainda travarão um duelo particular na briga pelo Campeonato Italiano desta temporada.

Campeonato Inglês

O Tottenham se garantiu na Champions League da temporada que vem com a vitória sobre o Manchester City por 1 a 0, fora de casa. Após décadas de insucesso, o Spurs finalmente alcança seu objetivo de disputar a competição de clubes mais importante da Europa. O gol do jogo foi marcado por Peter Crouch, aos 36 minutos da etapa final. Em outro jogo adiado, o Stoke derrotou o Fulham por 1 a 0, gol de Etherington. Na última rodada, o Stoke encara o Manchester United, que ainda briga pelo título da Premier League.

Campeonato Espanhol

Barcelona e Real Madrid seguem na briga pelo título da La Liga. O Barça, mesmo sem jogar bem, goleou o Tenerife por 4 a 1, inspirado por Messi, que marcou dois gols, e Daniel Alves, nome do jogo. O Real Madrid não deixou pra menos, e também fez 4 a 1, no Mallorca. Cristiano Ronaldo foi o nome da partida, com três gols, enquanto o artilheiro Higuaín completou a festa. O Valencia, 3º colocado, venceu de virada o Xerez por 3 a 1, enquanto o Sevilla goleou o Racing Santander por 5 a 1 e alcançou o quarto lugar. Quem está na zona da Liga Europa agora é o Getafe, que só empatou em 1 a 1 com o Sporting Gijón em casa. Outros resultados: Almería 4x2 Villarreal, Athletic Bilbao 1x1 Málaga, Atlético Madrid 3x1 Valladolid, Zaragoza 1x0 Espanyol e Osasuna 3x1 Deportivo.

Campeonato Francês

Depois de 18 anos na fila, o Marseille sagrou-se campeão nacional. O time derrotou o Rennes por 3 a 1 e foi ajudado pelo rival Lyon, que bateu o ex-vice-líder Auxerre por 2 a 1. O novo 2º colocado é o Lille, que foi até Toulouse e venceu o time da casa por 2 a 0. O Bordeaux, ainda em má fase, empatou com o Nice em 1 a 1. Além do Grenoble, Le Mans e Boulogne já estão antecipadamente rebaixados. O Boulogne perdeu por 1 a 0 para o Saint-Etienne, enquanto o Le Mans perdeu por 3 a 2 para o Nancy. Outros resultados: Lens 1x1 Grenoble, Lorient 2x2 Monaco, PSG 2x2 Valenciennes, Sochaux 0x1 Montpellier.

Copa do Brasil – definido os semifinalistas

Share |

Por Gabriel Seixas

- Pela Copa do Brasil, foram definidas nesta quarta-feira as semifinais da competição que dá vaga a Libertadores do ano que vem. Coincidência ou não, todas as quatro equipes que seguem na disputa pela competição, conquistaram o título estadual em 2010.

- Vitória e Atlético Goianiense farão uma das semifinais, contrariando prognósticos. O Vitória, apesar da derrota para o Vasco por 3 a 1 em São Januário, venceu por 2 a 0 no Barradão e se classificou pelo gol marcado fora de casa, justamente o de hoje, através do goleiro Viáfara, cobrando pênalti. O Vasco caiu de pé, e no fim, foi aplaudido pelo seu torcedor. Ao menos, o clima em São Januário para a disputa do Brasileirão tende a ficar mais leve, apesar da eliminação.

- Já o Atlético Goianiense recebeu o Palmeiras precisando reverter uma vantagem de 1 a 0 dos alviverdes construída no jogo de ida, no Palestra Itália. Nos 90 minutos de jogo, o máximo que o Dragão conseguiu foi igualar a vantagem do Palmeiras. Marcão fez o gol do Atlético, que levou a disputa da classificação para os pênaltis.

- E foi a cobrança dos penais que deixou a todos boquiabertos. Ambos os times cobraram cinco pênaltis cada, mas dos dez batidos, apenas três foram convertidos. Dois pelo Atlético Goianiense (Márcio e Elias), e um pelo Palmeiras (Ewerthon). Os dois goleiros, Márcio, do Atlético, e “São” Marcos, do Verdão, defenderam três pênaltis cada. O de Figueroa, do Palmeiras, foi pra fora, sendo um dos determinantes para a eliminação precoce do alviverde na Copa do Brasil, que deixa escapar sua segunda oportunidade de títulos na temporada.

- O outro confronto será entre Santos e Grêmio. Precisando reverter uma desvantagem de 3 a 2 na ida, jogando na Vila Belmiro, o Santos derrotou o Atlético-MG por 3 a 1 e garantiu classificação. André, Neymar e Wesley marcaram para o Peixe, enquanto o artilheiro Diego Tardelli fez para o Galo.

- Agora o ‘melhor time do Brasil’ tem pela frente o Grêmio, campeão gaúcho, que superou com facilidades o Fluminense por 2 a 0. Hugo, com um petardo de fora da área, e o artilheiro Jonas marcaram os gols do tricolor, que agora trava, sem dúvida, o duelo mais interessante da Copa do Brasil. O Santos, marcado pelo futebol vistoso e moleque, e o Grêmio caracterizado pela eficiência e resultados. Quem leva a melhor?

Curtinha:

- Também nesta quarta-feira, o Sport garantiu o título pernambucano. O Leão da Ilha bateu o rival Náutico por 1 a 0, e garantiu o pentacampeonato porque marcou dois gols fora de casa na ida, na derrota por 3 a 2. O gol do título foi marcado por Leandrão.

Cruzeiro dá Show no Uruguai

Share |

Por Leonardo Martins


Em uma ótima exibição, o Cruzeiro se classificou para as quartas-de-final da Libertadores no Uruguai contra o Nacional. A pressão feita pelos uruguaios era terrível, mas a Raposa soube tirar de letra e venceu por numerosos 3 a 0.

Os uruguaios começaram a catimba antes da bola rolar, mas quando a bola rolou, o Cruzeiro foi soberano e soube administrar muito bem a vantagem. Fabrício mostrou o cartão de visitas ao acertar um belo chute no travessão, aos 8. O Jogo era sem graça e tinha poucos lances emocionantes, a catimba uruguaia que dava ritmo a partida. O árbitro era conivente com algumas jogadas violentas do Nacional e não dava os cartões merecidos.

O Cruzeiro marcou o primeiro gol após bobeada da zaga. Coates furou um recuo e a bola sobrou para Thiago Ribeiro que avançou e foi derrubado pelo zagueiro uruguaio. Na cobrança, o próprio Thiago bateu com perfeição a falta e não deu chances para Muñoz. 1 a 0 e vaga encaminhada, já que o Nacional precisava de 4 gols para se classificar.

A catimba, que começou antes da bola rolar, foi até depois que o juiz apitou o fim do jogo. Na saída para o intervalo, jogadores das duas equipes se estranharam e Gil levou amarelo.

Na segunda etapa, o Cruzeiro continuou tranqüilo no jogo e aproveitou o campo aberto pela equipe uruguaia para usar a velocidade. E foi assim que os brasileiros chegaram ao segundo gol. Diego Renan recebeu passe de Kleber, se livrou do marcador e chutou no canto. 2 a 0 e classificação assegurada.

A catimba prejudicou o time estrelado para a próxima fase. Leonardo Silva e Coates foram expulsos após se estranharem na área azul, Valera, do time uruguaio, também foi para o chuveiro mais cedo depois de pontapé em Thiago Ribeiro.

O time azul aproveitou o espaço deixado e fez o terceiro com Gilberto que tocou na saída de Muñoz. 3 a 0 e fim de jogo. Mais uma vez teremos o clássico Cruzeiro e São Paulo nas quartas. O primeiro jogo acontecerá em Belo Horizonte na próxima semana.

Flamengo perde, mas avança de fase na Libertadores

Share |

Por Gabriel Seixas

- Uma classificação ao estilo Flamengo: suada, sofrida, batalhada, do jeito que a torcida está acostumada. O rubro-negro até foi derrotado pelo Corinthians por 2 a 1, mas o único gol do Fla no jogo, feito por Vagner Love, garantiu a classificação pelo critério do gol marcado fora de casa. O Mengo quase pagou caro por não saber priorizar seu estilo de jogo no sistema defensivo, mas no fim, terminou fazendo festa.

- Esse já é um problema antigo, e que hoje voltou à tona com a apática atuação nos 45 minutos iniciais, fazendo a equipe ir para o intervalo perdendo por 2 a 0. Depois de ouvir uma boa bronca, o time voltou com outra postura para a etapa final, diminuindo o placar, e administrando a classificação até o final. Com sufoco, claro.

- Sem Michael no meio-campo, o técnico Rogério Lourenço (efetivado no comando após a classificação) escalou Vinicius Pacheco em seu lugar. Com apenas um armador no time, o Fla só conseguiu finalizar uma vez em todo o primeiro tempo, e sem o menor perigo. O time estava absolutamente desordenado em campo: os laterais ficaram presos, o meio-campo errava muitos passes, e os atacantes (ou Império do Amor, como queiram), isolados. O Corinthians teve seus méritos em aproveitar a apatia do adversário, mas não soube matar o jogo ainda na etapa inicial.

- Empurrado pela torcida, o Timão começou o jogo irretocavelmente. Com três atacantes, o time teve por várias vezes oportunidades de abrir o placar. Jorge Henrique completou um cruzamento de Dentinho pra fora, e Ronaldo cabeceou em cima do goleiro Bruno.

- O Corinthians tinha ampla vantagem no meio-campo, sem dificuldades até mesmo espaços para arriscar de fora da área. Pelos flancos, as jogadas mais insinuantes saíam pelo lado esquerdo de ataque, e foi por lá que o Timão começou a jogada do primeiro gol. Aos 27 minutos, Danilo cruzou pra área, e antes que Ronaldo desviasse para o gol, o zagueiro David tentou afastar a bola, mas errou o chute e mandou contra o próprio gol.

- Consideravelmente melhor em campo, o Corinthians marcou o segundo antes do intervalo. Novamente em jogada pela esquerda, cruzamento de Dentinho, e cabeçada certeira de Ronaldo, no contrapé de Bruno. O Fenômeno, ao mesmo tempo em que calava os críticos, fazia a Fiel explodir no Pacaembu. E o Flamengo via a vantagem construída no jogo de ida (vitória por 1 a 0) ir por água abaixo.

- Na volta para o segundo tempo, Rogério Lourenço promoveu uma alteração que mudaria o jogo: colocou Kleberson no lugar do apagado Vinicius Pacheco. E foi com o pentacampeão mundial que o Flamengo conseguiu um equilíbrio tático, tocando melhor a bola, e se movimentando mais. A nova postura permitiu ao time diminuir o placar ainda com cinco minutos da etapa final. Da entrada da área, Kleberson lançou Vagner Love, que tocou a bola na saída do goleiro Felipe.

- Novamente precisando de um gol, o Corinthians não conseguiu repetir o ímpeto do primeiro tempo. Até assustou em uma cobrança de falta de Chicão, aos 13 minutos, mas parou por aí. Mano Menezes percebeu a apatia de sua equipe e colocou Iarley e Jucilei em campo, nos lugares de Jorge Henrique, e inexplicavelmente de Elias, um dos melhores do time em campo àquela altura.

- Quem se aproveitou do erro foi o Flamengo, que por várias vezes teve a chance de matar o jogo. Conforme o tempo passava, os contragolpes eram cada vez mais constantes. Aos 25 minutos, Kleberson recebeu de Adriano e bateu mal, pra fora. Seis minutos depois, foi a vez de Vagner Love perder uma grande oportunidade, aos 31 minutos.

- Com Fierro no lugar de Love, o Fla adotou relativamente a postura defensiva do primeiro tempo, mas desta vez sem os erros individuais, conduzindo bem o jogo, apesar de ter tomado alguns (grandes) sustos. Aos 37, uma cabeçada de Ronaldo acertou esquisitamente o travessão, mas foi aos 46 que a Fiel não acreditou no que viu.

- Chicão cobrou falta de intermediária, no canto direito do Bruno, que já se direcionava pro esquerdo. Apesar da falha na hora de escolher o canto, o goleiro rubro-negro se redimiu em questão de milésimos, alcançando a bola espetacularmente com a pontinha dos dedos, mandando-a para escanteio. O milagre do goleiro do Fla valeu como um gol, pois evitou mais uma eliminação precoce do time em oitavas-de-final da Libertadores.

- No último minuto, o goleiro Felipe se mandou pra área, tentando ajudar o Corinthians a conseguir o terceiro gol. E o arqueiro só não matou o Timão de vez porque Kleberson, no contra-ataque, além de não ter arriscado da intermediária quando tinha a possibilidade, invadiu a área pelo flanco direito, e com o campo livre, ao invés de bater pro gol, tentou tocar pra trás e errou o passe. A torcida se irritou, mas foi só por alguns segundos. Após o apito final, a massa rubro-negra, antes de soltar o gogó, precisou respirar fundo. Foi sofrido, à lá Flamengo. O que há duas semanas parecia improvável, hoje é realidade: a possibilidade do bicampeonato da Libertadores.