terça-feira, 30 de outubro de 2007

Empate bom para o Palmeiras deixa Vasco em situação complicada

Share |

Por Saimon Nouh

Vasco e Palmeiras fizeram um jogo de gols bonitos domingo em São Januário. O duelo foi decidido nos primeiros 45 minutos, quando as duas equipes apresentaram um futebol bom e muito bem jogado. O resultado de 2x2 manteve o Palmeiras no G-4, agora com 55 pontos, e deixou os cariocas mais próximos da zona de rebaixamento, apenas três pontos à frente do 17º colocado Corinthians o primeiro na zona de rebaixamento. Agora sob o comando de Valdir Espinosa, o time cruzmaltino, que no primeiro turno figurou entre os primeiros colocados e até liderou, terá mesmo que se preocupar em não cair para a Série B. Mas também está de olho em uma vaga na Copa Sul-Americana. Em compensação o Palmeiras, que não sabe o que é perder há sete rodadas, viu o rival Santos ultrapassá-lo na vice-liderança. Os dois têm 55 pontos, mas o time da Baixada Santista leva vantagem no número de vitórias.

Quando as duas equipes ainda se estudavam em campo, com o Vasco um pouco mais presente no ataque, o Palmeiras conseguiu um escanteio pelo lado direito de seu ataque aos 10min. Como sempre Caio bateu, e o zagueiro Gustavo aproveitou bobeira da zaga do time carioca para mergulhar na pequena área e fazer 1 a 0 de cabeça. Apesar de ter mais posse de bola, o Vasco encontrava dificuldades para criar jogadas no ataque. Mas em um chute errado de Thiaguinho, Leandro Amaral dominou fora da área, e bateu forte, no ângulo direito de Diego Cavalieri, para empatar a partida. Igual no placar, o jogo também ficou equilibrado depois do gol do time da casa. Mas, aos 34min, o Palmeiras obteve a vantagem novamente. Luiz Henrique que vem jogando muito bem ultimamente gingou na frente do marcador, e cruzou na área. Valdivia dominou e ajeitou no alto para Rodrigão chutar forte e de primeira e fazer outro bonito gol, 2 a 1. O Vasco soube reagir de novo seis minutos depois. Dario Conca cobrou uma falta com perfeição, por cima da barreira, e o goleiro Diego Cavalieri não conseguiu chegar na bola, que entrou no canto esquerdo do gol.

No intervalo o técnico Caio Junior tirou Luiz Henrique e colocou o meia Martinez que voltava de lesão no rosto. Porém, a substituição não surtiu o efeito desejado e o Palmeiras foi encurralado em seu campo no início do segundo tempo. Leandro Amaral e Darío Conca quase viraram o jogo. Palmeiras só assustou o Vasco em um bonito chute de fora da área de Caio, mas a bola foi pra fora. Romário entrou aos 22min e quase marcou o gol da vitória aos 47min. Ele completou de cabeça um cruzamento, mas parou em Diego Cavalieri, que fez milagre na cabeçada do baixinho que depois cumprimentou Diego Cavalieri. Dois minutos antes o chileno Valdivia foi expulso por dar uma cotovelada em Alan Kardec. Foi a segunda de Valdivia no jogo. O chileno deve pegar um bom gancho e não deve voltar a jogar em 2007 pelo Palmeiras.

Corinthians vence, mas não sai da zona de rebaixamento

Share |

Por Saimon Nouh


A torcida do Corinthians compareceu em peso ao estádio do Pacaembu, neste domingo, para presenciar a vitória, de virada, por 2 a 1 sobre o Figueirense. Mesmo com o triunfo, a equipe do Parque São Jorge segue na zona de rebaixamento à Série B. Na 17ª posição, o Corinthians soma 41 pontos, assim como o Goiás, que foi derrotado pelo Santos, mas está uma colocação acima por causa do número de vitórias: 12 contra 10 do timão. Já o Figueirense, que perdeu uma invencibilidade de cinco jogos e ainda sonha com a Sul-Americana segue com os 45 pontos. A vitória também fez com que a equipe paulista afastasse a má fase em partidas no Pacaembu.

Empurrado por quase 22 mil torcedores, o Corinthians iniciou bem a partida. Apesar de pressionar e chegar com facilidade no campo do Figueirense, a fragilidade do ataque voltou a aparecer, pois Finazzi não aproveitava as chances que tinha. As melhores oportunidades ocorreram com Dentinho, numa cabeçada em cima do goleiro Dalton, e em bolas paradas com Iran e Gustavo Nery. Já o Figueirense soube aproveitar o único lance de perigo que criou na primeira etapa para sair na frente, com um pênalti convertido pelo zagueiro Chicão. O zagueiro que é um dos melhores do campeonato pode se transferir para o Palmeiras em breve. O juiz gaúcho Carlos Eugênio Simon marcou a infração após Ramon dominar com o peito um cruzamento na área e ser derrubado por Iran, que tropeçou e acertou as pernas do atacante intencionalmente. Chicão teve que cobrar duas vezes, pois no primeiro chute convertido o lance foi anulado porque Ruy invadiu a área. O empate corintiano também saiu num pênalti polêmico, mas marcado corretamente. Fábio Ferreira cobrou falta e a bola bateu na barreira. No rebote a bola ficou com o lateral Iran, que foi derrubado na área por Felipe Santana. Finazzi chutou no meio do gol para fazer.

No segundo tempo o Corinthians conseguiu a virada que saiu numa bela jogada armada por Finazzi. Bem posicionado na frente, Finazzi recebeu lançamento de Dentinho, outro destaque em campo, invadiu a área e deu um corte seco em Diogo antes de chutar e superar o goleiro Dalton do Figueirense. Este foi o 11º gol de Finazzi no campeonato. O segundo artilheiro é Clodoaldo com apenas quatro gols. Nos instantes finais do jogo o Corinthians teve mais um pênalti ao seu favor, mas desta vez o juiz Carlos Eugenio Simon não marcou erradamente a falta de Diogo sobre Dentinho.