segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

O Show do Brasileirão – 08/12/14

Share |


A última rodada da Série A definiu as posições finais dos times no Brasileirão. No Sábado, foram definidos as posições de terceiro e quarto, que deu vaga a fase de grupos da Libertadores. O Inter, em um jogo dramático, conseguiu uma virada no último minuto com gol de Wellington Silva, o Colorado venceu por 2 a 1  o Figueirense  e conseguiu a terceira colocação no Brasileiro e a vaga na fase de grupos da Libertadores. No fim de jogo, os jogadores do time catarinense foram para cima do juiz que teve que correr da fúria dos jogadores. O último gol colorado frustrou a torcida corintiana que encheu o Itaquerão para ver o Timão ganhar do lanterna Criciúma por 2 a 1, mas ficou na quarta posição e jogará a Pré-Libertadores contra um time colombiano.

No domingo, a disputa foi para definir as duas últimas vagas do rebaixamento e foi um drama para Palmeiras e os baianos, Vitória e Bahia. O alviverde paulista ficou na elite com o empate em um gol no Allianz Parque com o Atlético-PR, mas ficou 10 minutos na zona de rebaixamento, porém o gol de empate marcado por Henrique o colocou de volta na elite. Mesmo jogando mal, o Palmeiras ficou na elite pois o Vitória, que dependia de uma vitória sobre o Santos, não conseguiu marcar, levando o gol que colocou na segunda divisão no fim. Resultado, derrota por 1 a 0 e revolta da torcida rubro-negra que invadiu os vestiários. O Bahia, também, foi para a Segunda Divisão com a derrota para o Coritiba por 3 a 2, mas os baianos abriram 2 a 0 e, por 10 minutos, ficou na elite, mas o empate do Palmeiras frustrou as intenções do tricolor baiano. O jogo do Couto Pereira também marcou a despedida do meia Alex do futebol e foi uma linda festa da torcida coxa-branca.

Nos outros jogos da rodada. A torcida cruzeirense fez uma festa sensacional para receber a taça do tetracampeonato brasileiro no Mineirão diante do Fluminense. Para completar a festa, o Cruzeiro venceu o Tricolor por 2 a 1, de virada e com direito a um golaço de voleio de Marcelo Moreno. O time celeste bateu o recorde de pontuação com 80 pontos, superando os 78 do São Paulo em 2007.

O jogo com maior número de gols aconteceu em Goiânia com a vitória do Goiás sobre a Chapecoense por 4 a 2, com dois gols da revelação do Campeonato, Erik. O Sport derrotou o vice-campeão São Paulo por 1 a 0. Grêmio e Flamengo empataram por 1 a 1 e o rebaixado Botafogo empatou sem gols em Brasília com os reservas do Atlético-MG

Classificação Final do Brasileirão

1º Cruzeiro – 80pts (Campeão e na fase de grupos da Libertadores)
2º São Paulo – 70pts (Vice-Campeão e na fase de grupos da Libertadores)
3º Internacional – 69pts (Na fase de grupos da Libertadores)
4º Corinthians – 69pts (Na Pré-Libertadores)
5º Atlético-MG – 62pts (Campeão da Copa do Brasil e na fase de Grupos)
6º Fluminense e Grêmio – 61pts
8º Atlético-PR – 54pts
9º Santos – 53pts
10º Flamengo e Sport – 52pts
12º Goiás, Figueirense e Coritiba – 47pts
15º Chapecoense – 43pts
16º Palmeiras – 40pts
17º Vitória – 38pts (Rebaixado)
18º Bahia – 37pts (Rebaixado)
19º Botafogo – 33pts (Rebaixado)
20º Criciúma – 32pts (Rebaixado)

Dados do campeonato

Melhor ataque: Cruzeiro – 67 Gols
Melhor defesa: Grêmio – 24 Gols
Pior ataque: Criciúma – 28 Gols
Pior defesa: Palmeiras – 59 gols
Artilheiro: Fred (Fluminense) – 18 Gols
Maior número de vitórias: Cruzeiro – 24
Maior número de derrotas: Botafogo – 22