segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Eliminatórias da Europa – Fim de semana

Share |

Por Gabriel Seixas

A rodada das Eliminatórias pelo velho continente foi bastante curiosa. Apesar de nenhuma seleção ter se classificado antecipadamente para a Copa nessa rodada, outros fatos chamaram a atenção: brasileiro marcando gol na estreia pela sua nova seleção, jogador marcando dois gols contra, seleções muito perto da vaga, e outras – até mesmo tradicionais – em situação de risco. Confira um breve resumo sobre todos os jogos que agitaram a Europa neste fim de semana.

Grupo 1

Bem que Portugal tentou, se impôs contra a Dinamarca fora de casa, mas não saiu com a sonhada vitória. Os lusos empataram em 1 a 1 e estão em situação complicada no grupo, no modesto 4º lugar com 10 pontos – três a menos que a vice-líder Hungria. E são justamente os húngaros os próximos adversários dos portugueses, fora de casa. Bendtner abriu o placar para a Dinamarca com um bonito gol, isolando ainda mais sua seleção na liderança. Foi quando Carlos Queiroz se viu obrigado a colocar o time pro ataque, tirando o volante Tiago para a entrada do brasileiro recém-naturalizado português Liedson. E a estrela do atacante brilhou, marcando seu primeiro gol pela seleção logo na sua primeira partida.

No outro jogo do grupo, quem decidiu foi o craque Ibrahimovic. A Suécia empatava com a Hungria em 1 a 1, quando o atacante do Barcelona, no último minuto, decretou a vitória num lance de muita sorte, já que o goleiro húngaro Babos rebateu a bola no seu peito, vendo a bola morrer no fundo das redes. Os suecos começaram melhor, e abriram o placar logo no início com Mellberg. E continuaram pressionando, mas em uma das raras oportunidades de gol da Hungria, Holmen cometeu pênalti em Dzsudzsak e Huszti converteu. Foi quando Ibrahimovic recebeu bom passe, avançou, e no final, contou mesmo foi com a sorte para marcar o gol decisivo.

Classificação:

1º Dinamarca - 17
2º Hungria - 13
3º Suécia - 12
4º Portugal - 10
5º Albânia - 6
6º Malta - 1

Grupo 2

Moldávia e Luxemburgo protagonizaram um dos jogos mais insignificantes da rodada. O confronto dos dois últimos colocados do Grupo 2 não poderia terminar em outro resultado a não ser 0 a 0. São as únicas equipes do grupo que não tem mais chances de se qualificarem para a Copa do ano que vem.

Em compensação, não faltaram emoções nos outros dois jogos. Pode-se dizer que a maior zebra da rodada foi a Letônia, que viajou até Israel e bateu os mandantes pelo placar mínimo. Gorkss, aos 15 minutos da etapa final, deixou os letões com 13 pontos, mesmo número de pontos da vice-líder Grécia – porém, perdem no confronto direto.

Falando em Grécia, os gregos fecharam a rodada num confronto direto entre líderes contra a Suíça. Melhor para os suíços, que atuaram o segundo tempo inteiro com um jogador a mais e venceram por 2 a 0 – a Grécia teve Loukas Vintra expulso num momento em que sofria pouquíssimos riscos de sofrer o primeiro gol. Apesar da resistência, a Grécia teve sua retranca furada aos 38 do segundo tempo, com um gol do lateral Gritching, de cabeça. Faltando dois minutos para o fim, Padalino, também de cabeça, fez o segundo da Suíça, mais líder do que nunca com 16 pontos.

Classificação:

1º Suíça - 16
2º Grécia - 13
3º Letônia - 13
4º Israel - 9
5º Luxemburgo - 5
6º Moldávia – 2

Grupo 3

Os dois jogos que agitaram o embolado Grupo 3 terminaram em empate. Em Bratislava, a seleção da Eslováquia recebeu a República Tcheca, que jogava a sua sobrevivência em busca de uma vaga a próxima Copa. Resultado: os tchecos empataram em 2 a 2 e estão virtualmente sem chances de pelo menos ir para a repescagem. Gols só no segundo tempo: Sestak colocou a Eslováquia em vantagem, mas Daniel Pudil empatou. Hamsik, destaque do time cobrando pênalti, recolocou os mandantes em vantagem, mas Milan Baros – que entrou no segundo tempo -, de cabeça, empatou o jogo e evitou um vexame ainda maior. O jogo também foi marcado pela expulsão de Hamsik e pela (nova) despedida de Köller da seleção tcheca, segundo o próprio.

No outro jogo, a Polônia decepcionou e empatou em casa com a zebra Irlanda do Norte em 1 a 1. Os norte-irlandeses, que estariam nesse momento classificados para a respescagem, marcaram com Lafferty – desfalque confirmado para o próximo jogo, contra os líderes eslovacos. Lewandowski, a dez minutos do final, evitou a derrota dos poloneses, que estão com três pontos a menos que a Irlanda do Norte, porém os norte-irlandeses tem um jogo a mais.

Classificação:

1º Eslováquia – 16
2º Irlanda do Norte - 14
3º Polônia - 11
4º Eslovênia - 11
5º República Tcheca - 9
6º San Marino - 0

Grupo 4

Pelo Grupo 4 das eliminatórias, Finlândia e Rússia mantiveram suas posições antes da rodada – terceiro e segundo lugares – com suas respectivas vitórias. A Finlândia teve dificuldade inesperada para vencer o frágil Azerbaijão, fora de casa, por 2 a 1. E olha que os finlandeses começaram perdendo, com gol de Mammadov. Heikkinen igualou para os visitantes, e o zagueiro Pasanen, do Werder Bremen, aos 41 do segundo tempo, espantou a zebra e manteve a Finlândia com (remotas) chances de classificação a Copa. Já a Rússia continua sua caça a Alemanha, e venceu sem dificuldades a seleção de Liechtenstein por 3 a 0. Sem Arshavin, Zhirkov, Kolodin e com Bilyaletdinov improvisado na lateral, os russos marcaram com Vasily Berezutskiy e duas vezes Pavlyuchenko, ambos de pênalti.

Classificação:

1º Alemanha - 19
2º Rússia - 18
3º Finlândia - 13
4º País de Gales - 9
5º Azerbaijão - 1
6º Liechtenstein - 1

Grupo 5

A Bósnia está cada vez mais próxima da Copa 2010. A sensação do Grupo 5 venceu mais uma, fazendo dessa vez a Armênia como vítima, fora de casa, por 2 a 0. Ibricic deixou os bósnios em vantagem no primeiro tempo, enquanto Muslimovic, na etapa final, completou a vitória. Depois de um longo tempo, Dzeko e Ibisevic voltaram a compor a dupla de ataque da Bósnia – inclusive o primeiro desperdiçou um pênalti, mas se redimiu dando passe para Muslimovic no segundo gol.

Porém, os bósnios sofrem perseguição acirrada da Turquia, que sofreu para vencer a Estônia – adversária do Brasil em um amistoso recente – por 4 a 2. Voskoboinikov colocou os estonianos na frente, mas Tuncay, recém-contratado pelo Stoke City, e o atacante Yildrim viraram o jogo. Mas a Estônia mostrou que não foi a Istambul a passeio, e empatou com Vassiljev. Mas os turcos jogavam melhor, e fizeram por merecer os gols de Arda Turan, e novamente Tuncay. Agora, a Turquia está com quatro pontos a menos que a Bósnia, e tem confronto contra eles no meio de semana, fora de casa. O jogo promete!

No último jogo do grupo – e da rodada -, a Espanha massacrou a Bélgica por 5 a 0 em La Coruña, com a ajuda de uma dupla infernal: David Silva e David Villa, ambos do Valencia - pelo menos nesse jogo, a "roja" virou "naranja". O único ponto negativo foi o pênalti perdido por Villa, sofrido por ele mesmo, quando o placar ainda marcava 0 a 0. O show começou com Silva, que recebeu passe em profundidade de Villa e abriu o placar. No início do segundo tempo, Villa marcou um bonito gol, tocando no canto do goleiro Gillet da entrada da área. Minutos depois, Villa avançou pela esquerda e cruzou para o zagueiro Piqué, que como um autêntico artilheiro, dominou na área e fez o terceiro gol. O quarto gol foi de David Silva, num bonito chute de longa distância. O quinto, pra variar, teve participação dos craques do Valencia: Silva encontrou Fabregas livre na área. O meia do Arsenal, que havia começado no banco, pois não estava na sua melhor forma, não foi fominha e deixou Villa livre para marcar o seu sexto gol nas eliminatórias, e fechar o caixão dos belgas. Com os dois gols na partida, David Villa está a apenas 11 gols de se tornar o maior artilheiro da história da seleção espanhola, superando Raúl, do Real Madrid, que soma 44 gols.

Classificação:

1º Espanha - 21
2º Bósnia - 15
3º Turquia - 11
4º Bélgica - 7
5º Estônia - 5
6º Armênia - 1

Grupo 6

A Ucrânia provou que está viva em busca da segunda vaga no Grupo 6 para a Copa do Mundo, que lhe valeria classificação para a repescagem – já que a primeira é praticamente da Inglaterra. Como esperado, não teve dificuldades para fazer 5 a 0 na fraca seleção de Andorra. Yarmolenko e Milevskiy, ambos do Dinamo Kiev, abriram 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Na etapa final, uma sequência de três gols, todos de pênalti. Detalhe, foram três batedores diferentes: O lendário Shevchenko, novamente Milevskiy e, fechando a goleada, Seleznyov.

Mas a Croácia estava ligada, e venceu mais uma para manter a vice-liderança. A vítima foi a Bielo-Rússia, pelo placar mínimo. Sem um dos principais jogadores do time, o meia Luka Modric do Tottenham, contundido, o armador do Schalke Ivan Rakitic ganhou uma oportunidade no time titular, e foi dele o gol da vitória. Apesar de estar três pontos a frente da Ucrânia, os croatas tem um jogo a mais, e um difícil confronto contra a Inglaterra, em Wembley, neste meio de semana.

Classificação:

1º Inglaterra - 21
2º Croácia - 17
3º Ucrânia - 14
4º Bielo-Rússia - 9
5º Cazaquistão - 3
6º Andorra – 0

Grupo 7

Os dois jogos que aconteceram pelo Grupo 7 fizeram com que todas as seleções do grupo ficassem com o mesmo número de partidas disputadas. A França perdeu a chance de encostar na líder Sérvia, empatando com a Romênia, em casa, por 1 a 1. Com Ribéry e Benzema no banco e três atacantes – Gignac, Henry e Anelka – os franceses marcaram primeiro, com Henry. Porém, o zagueiro francês Escudé foi infeliz e marcou contra. Os times voltaram a empatar após o 0 a 0 entre eles na Eurocopa do ano passado. Resta a França aproveitar o confronto direto contra a Sérvia, fora de casa, no meio de semana. A diferença para os sérvios agora é de quatro pontos.

Quem roubou a cena no grupo foi o atacante Marc Janko, austríaco do Red Bull Salzburg. O atual chuteira de ouro da Europa marcou dois dos três gols da Áustria sobre Ilhas Faroe, na vitória por 3 a 1. O grandalhão Maierhofer, que agora atua pelo Wolves fez o outro gol dos austríacos, enquanto Olsen descontou para Ilhas Faroe. Os austríacos ultrapassaram a Romênia e a Lituânia, e agora estão em terceiro com 10 pontos, quatro a menos que a vice-líder França.

Classificação:

1º Sérvia - 18
2º França - 14
3º Áustria - 10
4º Lituânia - 9
5º Romênia - 8
6º Ilhas Faroe - 1

Grupo 8

A Bulgária voltou a fazer uma exibição convincente, mas apesar do resultado largo, sofreu para vencer Montenegro por 4 a 1. Isso porque os visitantes começaram a mostrar seu cartão de visita com Jovetic. Mas aí os búlgaros desestruturaram o adversário com um gol no fim do primeiro tempo, com Kishishev, e no início da etapa final, com Telkiyski. Montenegro até esboçou uma reação em busca do empate, mas o astro do time búlgaro Dimitar Berbatov, de pênalti, e Domovchiski, ambos nos últimos cinco minutos da partida, completaram a goleada.

A líder do grupo, Itália, também jogou na rodada de hoje. E contou com um artilheiro no mínimo inusitado para sair com a vitória sobre a Geórgia, fora de casa, por 2 a 0: foi o zagueiro do time adversário Kaladze, que incrivelmente, marcou dois gols contra. O primeiro, num chute de fora da área de Palombo, que o zagueiro resvalou a cabeça na bola e mandou pras redes. O segundo, na tentativa de corte de um cruzamento de Criscito.

Fechando a rodada, a Irlanda sofreu, mas venceu o Chipre por 2 a 1 e continua sua caça a Itália. Os irlandeses marcaram cedo, logo aos cinco minutos com Kevin Doyle. A reação dos cipriotas veio ainda na primeira etapa com Marios Elia, que aproveitou rebote do goleiro Given, do milionário Manchester City. Para sair com a vitória, a Irlanda contou com atuação inspirada de jogadores que atuam na Premier League: Stephen Hunt, do Hull, Damien Duff do Fulham e sobretudo o artilheiro Robbie Keane, do Tottenham, que marcou o gol da vitória e o de número 40 pela seleção.

Classificação:

1º Itália - 17
2º Irlanda - 16
3º Bulgária - 11
4º Chipre - 5
5º Montenegro - 4
6º Geórgia - 3

Grupo 9

O único grupo que se encerra já na próxima semana continua indefinido na questão de quem confirmará a vaga para a repescagem. A líder e classificada Holanda folgou na rodada, então as atenções ficaram voltadas para Escócia e Macedônia, que faziam confronto direto. Os escoceses começaram nervosos e decidiram o jogo apenas na segunda etapa, marcando dois gols. Scott Brown, que fez seu primeiro pela seleção, e James McFadden – o gol mais bonito da rodada - foram os autores dos tentos que levaram a Escócia aos 10 pontos, assumindo a vice-liderança. Os macedônios estão eliminados no grupo, já que tem 7 pontos e não superam a Escócia pelo confronto direto. Agora os escoceses só precisam de um empate para garantir vaga na repescagem, contra a Holanda, em Glasgow.

A Escócia contou com a ajuda crucial da Islândia, que dificultou as pretensões da Noruega, empatando a partida em 1 a 1. Os noruegueses começaram com fome de classificação, e o astro do time, Riise, marcou logo aos dez minutos. Mas a Noruega não contava com a astúcia de Eidur Gudjohnsen, que deixou o Barcelona para defender o Monaco recentemente. Foi dele o gol de empate, ainda no primeiro tempo. A Noruega ainda reclamou de pênalti no atacante Carew no segundo tempo, que realmente aconteceu. O juiz ignorou o lance e mandou seguir. Assim, os noruegueses precisam vencer a Macedônia e torcer por uma derrota da Escócia contra a Holanda. Caso contrário, adeus a repescagem para a Copa do ano que vem.

Classificação:

1º Holanda - 21
2º Escócia - 10
3º Noruega - 7
4º Macedônia - 7
5º Islândia - 5

Eliminatórias pelo Mundo

Share |

Por Gabriel Seixas

O Esporte É Vida trouxe um giro especial com o que de melhor aconteceu pelos cinco continentes e suas respectivas eliminatórias (exceto Europa, que também terá destaque em matéria especial). A principal destaque foi a seleção de Gana, a oitava seleção a confirmar vaga para a Copa do Mundo do ano que vem. Confira agora um resumo especial sobre os outros jogos que agitaram o planeta bola:

América do Sul

Exceto o jogo do Brasil, que já ganhou destaque especial no Blog (veja abaixo), outros quatro jogos também foram realizados no sábado. Abriram a rodada Colômbia x Equador e Peru x Uruguai. Os dois mandantes venceram, por 2 a 0 e 1 a 0, respectivamente.

A Colômbia sofreu para vencer o Equador, que jogou com um a menos quase todo o segundo tempo, já que Palacios foi expulso. Os colombianos só marcaram pela primeira vez aos 37 minutos da etapa final, com Martinez. Gutiérrez, nos acréscimos, fez o gol que selou a vitória da Colômbia. Já o Peru, sem chances de chegar a Copa, venceu sua segunda partida nas Eliminatórias. O gol de Rengifo, aos 41 do segundo tempo, deixou os uruguaios ainda mais longe do 4º lugar, que os levam a Copa sem a necessidade da repescagem.

O Paraguai também conseguiu uma vitória importante, por 1 a 0 sobre a Bolívia. O gol foi de Cabañas, em cobrança de pênalti sofrido por Bonet – duvidoso, por sinal. Agora, os paraguaios tem o mesmo número de pontos do Chile, que só empatou com a Venezuela em casa por 2 a 2. Os chilenos começaram bem, e marcaram com Vidal de cabeça, após cobrança de escanteio de Matias Fernández. Maldonado empatou, e José Manuel Rey virou o jogo, cobrando falta na lateral direto para o gol, surpreendendo o goleiro Bravo. Millar empatou para o Chile, que assim como o Paraguai, precisa de apenas uma vitória para confirmar vaga na Copa do Mundo do ano que vem.

Classificação:

1º Brasil – 30 (Classificado para a Copa do Mundo)
2º Chile - 27
3º Paraguai - 27
4º Argentina - 22
5º Colômbia - 20
6º Equador - 20
7º Uruguai - 18
8º Venezuela - 18
9º Bolívia - 12
10º Peru - 10

América do Norte – Concacaf

O hexagonal que define as três vagas para a Copa do ano que vem, e uma para a repescagem, teve sua sétima de dez rodadas disputada. Honduras venceu, sem dificuldade, a decepcionante seleção de Trinidad & Tobago por 4 a 1. O primeiro tempo foi do hondurenho Carlos Pavón, que marcou duas vezes e deixou sua seleção em vantagem confortável. Guevara e o artilheiro David Suazo completaram a festa, enquanto Kerry Baptiste apenas diminuiu o vexame para Trinidad. Foi a segunda goleada consecutiva dos hondurenhos, que permanecem em primeiro com 13 pontos. Trinidad & Tobago está eliminado, já que tem cinco pontos e pode chegar, no máximo, a 14 – com os confrontos diretos das seleções que estão a sua frente, não tem chance.

Já os Estados Unidos derrotaram, de virada, a seleção de El Salvador por 2 a 1, fora de casa, em uma atuação não muito convincente para quem foi vice-campeão da Copa das Confederações – apesar de El Salvador dar trabalho as “grandes” seleções, sobretudo fora de casa. Castillo marcou o primeiro da seleção da casa, mas Dempsey e Altidore, que atuam na Inglaterra – Fulham e Hull, respectivamente – aproveitaram as duas assistências de Donovan e deram a esperada vitória aos americanos, empatados com Honduras na ponta com 13, mas fica em segundo nos critérios de desempate.

Por fim, o México não se intimidou em jogar fora de casa e venceu a Costa Rica com autoridade: 3 a 0, num confronto direto que levou os mexicanos a 3ª colocação com 12 pontos, mesmo número dos costarriquenhos. Para isso, os mexicanos contaram com uma atuação inspirada de Giovani dos Santos, do Tottenham: Ele marcou o primeiro gol e deu assistência para Guillermo Franco fazer o segundo. Andrés Guardado, do Deportivo La Coruña, completou a goleada.

Classificação:

1º Honduras - 13
2º Estados Unidos - 13
3º México - 12
4º Costa Rica - 12
5º El Salvador - 5
6º Trinidad & Tobago – 5

Ásia – Repescagem

Bahrein e Arábia Saudita disputaram o primeiro jogo do playoff que vale vaga para outro mata-mata, contra a Nova Zelândia, para definir quem vai para a Copa do ano que vem. No jogo de sábado, em Bahrein, um disputado 0 a 0. A Arábia contou com uma atuação inspirada do goleiro Waleed Ali e tinha o desfalque do atacante Naif Hazazi, um dos destaques da equipe, enquanto o Bahrein luta para chegar, pela primeira vez, a uma Copa do Mundo. Foi melhor no primeiro jogo, mas não converteu suas oportunidades em gol.

África

Pelas eliminatórias africanas, dez jogos agitaram os cinco grupos que definem as vagas para a Copa de 2010, que será realizada no continente africano. A África do Sul é a cidade-sede e está classificada. Resta então serem decididos os cinco primeiros lugares de cada grupo para serem confirmados os seis africanos que estarão na Copa. Um deles já foi confirmado nesta rodada: A seleção de Gana, que venceu o Sudão por 2 a 0 e chegou aos 12 pontos. Faltando duas rodadas pro fim, não pode ser mais alcançada pelo vice-líder Mali, com apenas cinco pontos.

Grupo 1

Camarões, uma das maiores decepções dessas Eliminatórias, voltou a vencer. O time derrotou o líder e surpreendente Gabão, fora de casa, por 2 a 0. Emana marcou o primeiro gol, enquanto o artilheiro Eto’o marcou o segundo, que foi o seu sétimo na competição. As duas equipes voltam a jogar no meio de semana, em realização de jogo adiado. Na outra partida, Togo e Marrocos empataram em 1 a 1. Salifou deixou o Togo na frente, e no último minuto, o meia Abel Taarabt, que saiu do banco de reservas, igualou o placar.

1º Gabão - 6
2º Togo - 5
3º Camarões - 4
4º Marrocos – 3

Grupo 2

No Grupo 2, os virtuais eliminados Moçambique e Quênia se enfrentaram. Melhor para os mandantes, que venceram pelo placar mínimo, com gol de Tico-Tico. No jogo da liderança, Nigéria e Tunísia se enfrentaram. Os tunisianos empataram no último minuto, e mantiveram a liderança da chave. Quase 60.000 torcedores lotaram o estádio, e eles viram a dupla nigeriana Uche e Odemwingie, que formava o ataque, abrir o placar. O primeiro serviu o segundo, que completou para o fundo das redes. A reação veio dois minutos depois, com um gol de Taider. No segundo tempo, em jogada de atletas que atuam em grandes times – Obi Mikel, do Chelsea, e Obinna, da Inter que foi emprestado para o Málaga -, quem marcou foi Eneramo, para a Nigéria. Porém, no último minuto, Darragi, que atua no Espérance, do país local, acabou com as esperanças de vitória nigeriana.

1º Tunísia - 8
2º Nigéria - 6
3º Moçambique - 4
4º Quênia – 3

Grupo 3

Pelo Grupo 3, os líderes da chave venceram pelo placar mínimo. No sábado, o Egito sofreu, mas venceu Ruanda por 1 a 0. Hassan marcou o gol após jogada muito confusa, que envolveu várias inversões de bola. No domingo, a líder Argélia venceu a Zâmbia por 1 a 0, com um gol de Saïfi, que agora atua no Oriente Médio. Egito e Argélia se enfrentam apenas na última rodada, e esse jogo deve definir quem irá a Copa do Mundo de 2010.

1º Argélia - 10
2º Egito - 7
3º Zâmbia - 4
4º Ruanda – 1

Grupo 4

Pelo Grupo 4, Gana foi o oitavo país a garantir vaga para a Copa do ano que vem. Os ganeses derrotaram o Sudão em casa por 2 a 0, com gols de Essien, do Chelsea, e Muntari, da Internazionale. Os Estrelas Negras contaram com o tropeço de Mali, que só empatou com Benin em 1 a 1. Samassa, que conseguiu autorização para jogar pela seleção recentemente, fez o primeiro, mas Aoudou, a três minutos do fim, fez o gol decisivo.

1º Gana - 12
2º Mali - 5
3º Benin - 4
4º Sudão – 1

Grupo 5

Pelo último grupo das Eliminatórias, a Costa do Marfim está muito próxima de uma vaga para a Copa. Os Elefantes golearam Burkina Fasso por 5 a 0, e só precisam de um empate na próxima rodada para carimbar o passaporte. A grande atuação de dois jogadores foi crucial para a vitória: Didier Drogba, do Chelsea, e Kader Keita, do Galatasaray, marcaram dois gols cada. O capitão da seleção e do Manchester City, Kolo Touré, também deixou o dele. No outro jogo, o Malauí surpreendeu e venceu Guiné, de virada. Kalabane abriu o placar, mas Msowoya, que havia entrado no segundo tempo, marcou dois gols e selou a histórica vitória em casa. Os guineenses estão eliminados, enquanto o Malauí comemorou como um título a sua primeira vitória no grupo.

1º Costa do Marfim - 12
2º Burkina Fasso - 6
3º Guiné - 3
4º Malauí - 3